quinta-feira, 22 de maio de 2014

Bolo de Chocolate com Doce de Leite e Framboesas



A historinha desse bolo começou com uma forma profissional comprada na Espanha que ainda não tinha sido estreada. Acontece que a tal forma tinha 15 cm, e a massa que eu bati era para uma forma um pouco maior... tá aí o resultado de assar um bolo que cabe perfeitamente numa forma de 20 cm numa de 15 cm! Tirando o fato de ter ficado bem alto por conta disso (dava até para colocar um terceiro recheio), a combinação de doce de leite + chantilly com framboesas ficou espetacular. Sem contar que essas raspinhas de chocolate por cima do bolo são raspas do famoso belga Callebaut; enquanto essa ganache escorrendo pelas beiradas foi feita com o famoso suíço Lindt.

Ingredientes:

Para o bolo:
2 ovos grandes
1 xícara (chá) rasa de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) bem cheia de farinha de trigo
3 colheres (sopas) cheias de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Para o recheio de framboesas:
1 caixinha de chantilly
1 pote de framboesas (150 gramas, aprox.) - reserve algumas para decorar

Para o recheio de doce de leite:
400 gramas de doce de leite pronto cremoso (eu usei doce de leite com coco)

Para a cobertura, ganache e decoração:
1 caixinha de chantilly de chocolate
1 barra de chocolate ao leite Lindt (125 gramas)
Cerca de 5 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha
Raspas do chocolate belga Callebaut
Framboesas para decorar

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos inteiros com o açúcar e a margarina. Junte o leite morno, a farinha e o chocolate em pó peneirados e bata na velocidade mínima, apenas para misturar. Junte o fermento e novamente ligue a batedeira para misturar. Desligue e coloque a massa para assar numa forma redonda (20 cm se quiser um bolo mais baixinho, 15 cm se quiser um bolo mais alto), forrada com papel toalha de boa qualidade. Deixe assar até passar no teste do palito. Desenforme e espere esfriar.

Para o recheio de framboesas:
Bata bem o chantilly seguindo instruções da embalagem. Lave as framboesas e seque-as em papel absorvente. Misture ao chantilly batido, delicadamente. Reserve.

Para o recheio de doce de leite:
Misture o doce de leite para que fique bem cremoso e fácil de espalhar (se o seu for muito firme ou estiver gelado, bata um rapidamente na batedeira). Reserve.

Para a cobertura, ganache e decoração:
Derreta o chocolate Lindt e misture com o creme de leite até ficar um creme grossinho. Espere esfriar antes de aplicar.
Bata o chantilly seguindo instruções da embalagem. Reserve.

Montagem:
Corte o bolo já frio em 3 partes. Na própria forma onde o bolo foi assado (eu gosto de forrar um plástico para ajudar a desenformar), coloque um disco de massa e molhe com uma calda de sua preferência (eu sempre uso uma feita com leite condensado; basta misturar com água para fazer uma calda, na proporção de meio a meio). Despeje o recheio de framboesas. Coloque outro disco de massa, molhe e espalhe o recheio de doce de leite. Cubra com o último disco de massa, feche com o plástico (também serve papel filme ou papel alumínio) e leve para a geladeira por pelo menos 6 horas. Desenforme, cubra o bolo com o chantilly de chocolate. Por cima, vire toda a ganache e deixe que escorra pelas laterais, passando uma espátula por cima. Decore com as raspas do chocolate Callebaut e com as framboesas reservadas.

Dicas:
As raspas do chocolate Callebaut eu comprei numa casa de festas em Juiz de Fora. Não é fácil de encontrar (você não vai achar em supermercados), procure por centros distribuidores ou no exterior.
O chocolate Lindt eu trouxe da Espanha, mas esse você encontra até com uma certa facilidade aqui no Brasil, dependendo de onde você mora.
Se você não quer ou não tem como comprar esses dois chocolates, não desanime. Use um chocolate nacional de boa qualidade que fica muito bom!
Framboesas também não são fáceis de achar, essas eu comprei na rede Hortifruti. Mas você pode colocar qualquer fruta vermelha no chantilly que fica bom, vai por mim.
O doce de leite que usei foi o da marca Itambé, mas confesso que prefiro o Viçosa (falando dos nacionais). Procure um bom doce de leite, de preferência escolha um que não tenha amido de milho na composição.
Esse bolo não tem uma durabilidade tão grande porque foi feito com frutas frescas. Consuma-o rapidamente e conserve-o na geladeira, coberto com uma tampa para evitar que resseque.

2 comentários:

Eu comentaria isso!