segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pão de Leite



Quem gosta de fazer pão e ainda não conhece o site da Joana Pães, não sabe o que está perdendo! De todos os pães que já fiz, esses foram os melhores. Fora a receita ser incrível, outra coisa me ajudou demais: usar farinha de trigo forte, daquelas especiais para pães. É uma pena não encontrar desse tipo de farinha com facilidade porque eu vi que realmente faz diferença. Fazer pão tem seus segredinhos - que estou aprendendo aos poucos com a prática. Seguindo direitinho essa receita e usando bons ingredientes, você já pode dispensar a padaria.

Ingredientes:

1 quilo de farinha de trigo
2 tabletes (15 gramas cada) de fermento biológico fresco (ou 1 envelope do fermento biológico seco)
2 xícaras (chá) de leite morno
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de leite em pó
1/2 xícara (chá) de óleo de milho
1 colher (chá) de sal
1 ovo
1 gema

Modo de preparo:

Numa vasilha, faça a esponja: junte o fermento, o açúcar, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo e 1/2 copo de água morna. Misture e deixe descansar por 10 minutos. Junte os outros ingredientes, deixando o leite morno por último. Vá colocando devagar, até formar uma massa lisa. Sove muito bem e deixe descansar até que dobre de tamanho (cerca de 1h-1h30). Depois desse tempo, sove mais um pouco sobre superfície enfarinhada e modele os pães (eu divido a massa em bolinhas, abro cada uma com o rolo num formato oval e vou enrolando para fazer o pãozinho). Coloque sobre uma assadeira untada e deixe crescer por 40 minutos ou até que sobre de tamanho. Asse em forno preaquecido (180ºC) até dourar.

Dicas:

Como eu falei, use uma farinha de qualidade. No mercado, há farinhas especiais para pães. Não é fácil de achar, mas o resultado é fantástico. Se você não achou essa farinha, use pelo menos uma de boa qualidade. A Joana recomenda a Dona Benta reserva especial ou a Renata.
A sova é o fator determinante para ter um bom pão. Esses, eu sovei na batedeira planetária por cerca de 15 minutos. A massa deve ser muito elástica e deve se soltar da batedeira facilmente. Se você for sovar na mão, sove por uns 25 minutos.
O tempo de crescimento da massa vai depender da temperatura do dia. Deixe a massa crescer num local sem circulação de ar (dentro do forno desligado, por exemplo). Eu ainda costumo envolver a vasilha em um saco plástico bem fechado. Isso cria um ambiente "abafado" e evita que a massa resseque. Ah! Eu também gosto de untar com um pouquinho de óleo a tigela onde a massa vai crescer.
Não fique acrescentando farinha, mesmo que a massa esteja grudando nas mãos. Vá sovando e você começará a notar que a textura da massa se modifica, desgrudando cada vez mais das mãos. Pode ser que precise realmente de um pouquinho de farinha, mas é bem pouco mesmo, e isso você irá perceber depois de sovar muito bem e a massa ainda estiver grudando. Eu fiz metade dessa receita e precisei colocar cerca de 1 colher (sopa) a mais de farinha. Sovar na batedeira é bom porque como a massa não está grudando nas nossas mãos, é possível resistir à tentação de colocar mais farinha sem necessidade.
A Joana pincela manteiga derretida sem sal por cima dos pães depois de assados. Os meus eu fiz sem pincelar nada.
Metade dessa receita rende 9-10 pães de mais ou menos 100 gramas cada, do tamanho de pães de cachorro quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!