sexta-feira, 25 de março de 2011

Pavê Delícia



Aproveitando que estou morando em Belém e castanha-do-pará não falta aqui, resolvi fazer o pavê do livro "União 100 anos" (p. 16) substituindo amendoim por castanha. Haja caloria, mas que é bom é.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
200 gramas de manteiga sem sal
4 gemas peneiradas (usei apenas 2)
150 gramas de amendoins torrados e moídos fino (usei castanhas)
2 latas de creme de leite
200 gramas de biscoitos tipo "maizena"
50 gramas de chocolate ao leite picado (opcional)

Modo de preparo:

Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme leve. Adicione as gemas e bata bem. Sem bater, incorpore o amendoim (ou castanha) e o creme de leite. No recipiente escolhido, faça camadas alternadas de biscoitos e creme. A primeira e a última camada devem ser de creme. Leve à geladeira por no mínimo 6 horas. Decore com o cholate picado e serva gelado.

Dicas:

Não sei bem qual a função das gemas num pavê, por isso raramente coloco por causa do gosto de ovo que pode ficar, e também pelo perigo do ovo cru (se alguém souber para que servem as gemas, me conte!). Nesse pavê, coloquei apenas metade da quantidade pedida.
O chocolate picado por cima é opcional, não está na receita original do livro.
Triturei as castanhas no liquidificador e virou uma farofa fina. Acho que ao invés de triturar, deve ficar mais gostoso se as castanhas forem finamente picadas ou batidas com um martelo. É como farei da próxima vez.
Se quiser, umedeça os biscoitos no leite, licor, refrigerante, etc.

3 comentários:

  1. Karen fiz essa semana o pavê com biscoito champanhe, morangos e abacaxi.Com as gemas, eu misturei junto com o leite condensado, o leite de vaca e um pouco de maizena.Cozinhei no fogo brando, até formar um creme.È assim, que sempre faço.Esse seu tá lindoo!!!Bjoss

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!