quinta-feira, 31 de março de 2011

Bolo Cremoso de Doce de Leite



Inventei esse bolo pegando uma receita aqui e outra ali: a massa é o pão-de-ló do livro "União 100 anos" (p. 12); a ideia do recheio eu peguei na internet (não lembro exatamente onde), depois de perceber que várias pessoas acrescentavam chantilly no doce de leite para rechear um bolo, fiquei com vontade e quis experimentar; a cobertura também é do livro "União 100 anos" (p.83), da receita de Cupcakes. O resultado foi um bolo fofo, cremoso e bem docinho.

Ingredientes:

Para o pão-de-ló:
5 colheres (sopa) bem cheias de açúcar (150 gramas)
5 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo (150 gramas)
5 ovos
Gotas de essência de baunilha (opcional)

Para o recheio:
1 lata de doce de leite
1 caixinha de chantilly pronto

Para a cobertura:
1 caixinha de creme de leite
500 gramas de chocolate ao leite
2 colheres (chá) de essência de baunilha (não coloquei)
8 colheres (sopa) de manteiga (160 gramas)

Modo de preparo:

Para o pão-de-ló:
Bata o açúcar com os ovos até dobrar o volume (cerca de 8 minutos). Sem bater, junte a farinha delicadamente. Coloque numa fôrma redonda untada, o fundo forrado com papel manteiga também untado, e asse no forno pré-aquecido. Desenforme morno e reserve.

Para o recheio:
Bata o chantilly gelado até o atingir uma textura firme (cerca de 2-3 minutos). Junte o doce de leite e misture bem. Bata novamente na velocidade baixa da batedeira apenas para ficar homogêneo. Leve para gelar por alguns minutos, apenas para firmar.

Para a cobertura:
Pique o chocolate em pedaços pequenos (ou rale), junte o creme de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre e tomando cuidado para não aquecer demais. Quando todo o chocolate tiver derretido, reserve e deixe esfriar bem. Junte a manteiga e a essência de baunilha, bata na batedeira até obter um creme leve. Leve novamente para geladeira para firmar um pouco, depois utilize.

Montagem:

Corte o bolo em 2 ou 3 partes, molhe com uma calda de sua preferência e recheie. Monte o bolo na própria fôrma onde foi assado. Deixe na geladeira por cerca de 6 horas. Desenforme e aplique a cobertura. Decore a gosto.

Dicas:

Minha fôrma tem (20 x 7) cm. A receita recomenda uma assadeira de (24 x 6) cm.
Essa cobertura pode ser utilizada com bicos de confeitar. A receita original era feita com chocolate branco. Você pode fazer assim também, mas lembre-se que o bolo ficará ainda mais doce. A cobertura rende bastante, dá para cobrir o bolo todo e ainda decorar.
O chantilly misturado com doce de leite deixa o recheio com uma textura bem leve e quebra um pouco o doce excessivo. Se preferir, você pode colocar apenas metade da caixinha. Também vi pessoas que misturam creme de leite ao invés de chantilly. Nesse caso, deve ficar mais consistente e menos "espumoso".

7 comentários:

  1. Nossaa!!!!Eu vou comer tudoooo!!!Que lindooooo!!!!Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com água na boca!!! Querida, ontem fiz cupcakes e me deu na telha de fazer essa massa (sei que pão de ló não é a massa mais indicada para cupcakes, mas não é que deu certo!!!), é que adaptei, acrescentei uma colher de maizena. Passa lá no Viés domingo à tarde e confere... O próximo passo é fazer esse bolo divino!
    Beijos

    Marcelalalala
    www.viesfeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou Marcela! Bjs

    ResponderExcluir
  4. adorei sua receita, mas se acrecentar creme de leite de caixinha o recheio ficara mole

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, eu realmente não sei falar sobra a consistência porque nunca fiz com creme de leite. Ou coloco chantilly, ou deixo puro mesmo. Vi algumas pessoas colocando, penso que para não ficar tão mole elas devem deixar de um dia para o outro na geladeira, ou então devem usar doce de leite pronto ao invés de leite condensado cozido, pois eles são bem mais consistentes. Mais uma ideia é não colocar a caixinha toda, metade ou apenas algumas colheres.

    ResponderExcluir
  6. 5 colheres de farinha nã é pouco?????? o bolo fico com o tamanho bom para dividir e rechear?????? quero muito fazer fiquei com agua na boca parabensss....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivibebel, eu usei uma forma pequena (20 cm). O bolo fica com tamanho para rechear se vc também usar uma assadeira pequena, mas dá para fazer apenas 1 camada de recheio!
      Bjs

      Excluir

Eu comentaria isso!