quarta-feira, 23 de março de 2011

Frango à Moda Pizzaiolo





Estava eu buscando mais novidades na comunidade de receitas do Orkut ("Culinária - Receitas) e me deparo um essa receita especial postada pela Neyde, que pegou no programa "Dia a Dia" (feita pelo chef Antonello). Mas o que chamou minha atenção para ela foi o fantático passo-a-passo (PAP) que minha amiga Lou postou lá. Ela faz tudo parecer tão simples com seus PAPs... Bom, tenho que ser sincera: a receita é trabalhosa sim. Mas é um trabalho que vale a pena, pois é deliciosa e bastante diferente. Não tenho costume, mas fiz umas fotos do meu PAP por 2 razões: primeiro porque a Lou me inspirou, e segundo porque ao ver como é feita a receita, a gente acaba deixando algum receio de lado e corre para fazer. Para quem gosta de frango, essa é especial!

Ingredientes:

2 peitos de frango
Presunto picadinho (usei peito de peru)
Mussarela picadinha (usei parmesão)
1 tomate grande, sem sementes, picadinho
Orégano a gosto
Temperos a gosto
Farinha de trigo o quanto baste
Farinha de rosca o quanto baste
1 ovo batido
Óleo para fritar
1 tomate pequeno em rodelas
Cerca de 150 gramas de mussarela em fatias
1/2 lata de molho de tomates pronto

Modo de preparo:

Limpe bem os dois peitos de frango e corte cada um ao meio (vc terá então 4 metades). Abra-os com uma faca, cuidadosamente, de forma que fique um pedaço grande e aberto (veja na foto 1). Tempere a gosto e coloque o presunto, a mussarela e o tomate. Salpique orégano e feche o pedaço, com ajuda de vários palitos (foto 2). Passe o frango primeiramente pela farinha de trigo, depois pelo ovo e depois pela farinha de rosca. Coloque mais ou menos 1 dedo de óleo numa panela e aqueça (óleo não tão quente). Frite dos dois lados e escorra em papel absorvente (foto 3). Retire todos os palitos e arrume cada pedaço de frango numa assadeira, coloque um pouco de molho e disponhas as fatias de queijo por cima. Termine com rodelas de tomate, cubra com papel alumínio e leve ao forno até o frango ficar pronto. Quando estiver assado, retire o papel alumínio e deixe mais uns minutos no forno.

Dicas:

A receita original não pedia para colocar papel alumínio ao levar para assar. Acontece que como meus pedaços ficaram grossos, fiquei com medo de estarem crus no centro e por isso coloquei o papel, dessa forma não correria o risco.
Coloque o que quiser para rechear o frango. A ideia é "simular" um recheio de pizza, por isso o nome.
Eu sempre compro filé de peito de frango porque acho mais prático. Os peitos já vêm em metades e isso facilita bastante.

2 comentários:

  1. Hum....EU COMERIA ISSO !!!E...Não sobraria naaadaaa.....

    ResponderExcluir
  2. até eu que não gosto mto de frango, achei perto do paraiso! Parece deliciosa!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!