quarta-feira, 9 de março de 2011

Mini-Quiches de Cachorro Quente


Depois que fiz o quiche lorraine do livro Dona Benta, pesquisei e descobri várias possibilidades de recheio para essa torta. A massa básica é muito fácil e inventar um recheio é apenas questão de criatividade. Domingo meu marido se ofereceu para fazer o almoço, logo lembrei do quiche pela praticidade. Ele teve a ideia de usar as forminhas de tarteletes para fazer mini-quiches: ficam prontos mais rápido, embora dê mais trabalho (ele que o diga...). Ficaram deliciosos!

Ingredientes:

Para a massa:
200 gramas de farinha de trigo
1 ovo
4 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de água

Para o recheio:
5 salsichas aferventadas e picadas em rodelas
1/2 pimentão picado
1 tomate grande sem pele e sem sementes, picado
1/2 lata de ervilhas
3 ovos batidos
1 caixinha de creme de leite
50 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Para a massa:
Prepare a massa colocando a farinha de trigo numa vasilha e abrindo um buraco no meio. Coloque o ovo no centro da farinha, acrescente a manteiga gelada cortada em cubos, a água e o sal. Misture com as pontas dos dedos até a massa ligar. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de forminhas para tarteletes. Reserve.

Para o recheio:
Coloque sobre as forminhas já com a massa as salsichas, o tomate, as ervilhas e o pimentão. à parte, misture os ovos batidos com o creme de leite e o queijo ralado. Tempere a gosto e despeje um pouco desse creme sobre o recheio. Leve para assar até o creme ficar firme e a massa levemente dourada.

Dicas:

Use uma colher medida para colocar a manteiga na quantidade exata, e um copo medidor para a farinha. Assim, a massa ficará na textura certinha.
Para saber se a torta está pronta, espete um garfo no centro do recheio. Se sair seco, estará pronta.
Se preferir, faça o quiche numa fôrma grande ao invés de usar forminhas de tarteletes. Formas de empada também servem para fazer essa receita.

2 comentários:

  1. HUmmm, que delícia!!!Deu água na boca!!!É uma pena que aqui em casa não aconteça isso!!!Seu eu não fizer ninguém come!!!Parabéns!!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. EU COMERIA ISSO !!!E, tudoooooo.....Me deu fome agora!!!!!Bjoss

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!