segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Doce de leite em pó com Nutella

 

Tá aí um doce que chegou e ficou. Virou moda nas festinhas, nos copos e taças da felicidade e até em recheio de bolo. Eu adoro essa combinação! Essa receita é bem fácil de fazer, peguei no site da Dani Noce. A Nutella por cima ficou por minha conta.


Ingredientes:

1 lata de leite condensado

5 colheres (sopa) bem cheias ("colher de mãe") de leite em pó de qualidade

1 colher (sopa) bem cheia de manteiga sem sal

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de glucose ou mel (usei mel)

Nutella o quanto baste

Açúcar de confeiteiro para passar os docinhos


Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes na panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar até dar o ponto de brigadeiro. Use uma panela de fundo grosso. O ponto é o mesmo do brigadeiro comum, deixe desgrudar totalmente do fundo da panela. Despeje em um prato untado com manteiga, cubra com filme plástico encostando no doce para não formar película e deixe esfriar para enrolar. Enrole os docinhos, passe no açúcar e coloque nas forminhas. Por cima, faça uma florzinha de Nutella com um bico de confeitar. Sirva.

Dicas:

Se vc quiser, dá para rechear esse brigadeiro com a Nutella. Você pode usar um bico de confeitar longo para fazer um buraquinho no doce e assim conseguir depositar um pouco de Nutella dentro e por cima do docinho, ou então abrir a massa na sua mão e colocar uma pequena porção de Nutella dentro, depois é só bolear (essa segunda alternativa é mais difícil - talvez você precise gelar as porções de Nutella antes para que ela fique firme ao manipular o doce).


quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Pão de queijo (feito com manteiga)


 Se você fizer uma busca de receita de pão de queijo aqui no blog, vai achar umas 5, sem contar os biscoitos/bolos e outros similares. Já fiz pão de queijo com batata, pão de queijo de 3 ingredientes, pão de queijo com vários queijos, etc. Estou sempre testando uma receita nova, mas dessa vez acho que encontrei minha preferida. Testando receitas com descarte de levain, achei e adaptei essa receita simples, fácil e que fica pronta rapidinho. Leva manteiga ao invés de óleo como nas receitas tradicionais. Acho que isso é um diferencial.


Ingredientes:

1 xícara (chá) de polvilho azedo (ou 3/4 xícara de polvilho azedo + 1/4 xícara de polvilho doce*)

1/2 xícara (chá) de queijo curado ralado (ralo grosso) - aperte bem na xícara para caber mais :-D

1/4 xícara (chá) de manteiga sem sal (deixe amolecer para ficar fácil de medir)

1 ovo grande

1/2 xícara (chá) de leite

Sal a gosto


Modo de preparo:

Eu uso a batedeira planetária porque acho mais fácil, mas você pode fazer na mão que dá certo também. Antes de tudo, preaqueça o forno a 200º. Na tigela da batedeira com a pá raquete, coloque o polvilho e uma boa pitada de sal. Misture. Ferva juntos a manteiga e o leite e jogue a mistura fervente por cima do polvilho, para escaldá-lo. Ligue a batedeira e deixe até formar uma massa meio gelatinosa (se estiver fazendo sem batedeira, use uma colher no começo porque a mistura vai estar bem quente. É necessário envolver bem o polvilho, ele deve formar uma massinha floculada). Desligue a batedeira e envolva o queijo com as mãos. Junte o ovo e bata até ficar homogêneo e bem envolvido. A massa fica levemente pegajosa. Faça bolinhas com as mãos levemente untadas com óleo e disponha numa assadeira untada, ou forrada com tapete de silicone ou papel antiaderente. Asse até os pães ficarem dourados.


Dicas:

O queijo precisa ser desses mais duros. Caso você não encontre um bom queijo canastra ou queijo curado, use um bom parmesão.

A quantidade de sal que você vai usar vai depender do tipo de queijo que você estiver usando.

Essa receita rende 10-12 pães (depende do tamanho que você vai fazer). Pode dobrar a receita se quiser uma quantidade maior.

Nessa receita, uso a xícara medidora universal, aquela de inox com as medidas padrão. Acho imprescindível na cozinha.

* Sobre o uso de polvilho doce / azedo: fazendo somente com polvilho azedo, o pão crescerá um pouquinho mais, ficará mais crocante por fora e mais oco por dentro. Colocando uma pequena quantidade de polvilho doce junto com o polvilho azedo (conforme indiquei na descrição dos ingredientes acima - 1/4 x de polvilho doce e 3/4 x de polvilho azedo), você terá um pão de queijo menos oco e mais fofinho por dentro. Como a quantidade de polvilho doce é pequena, o pão não fica massudo e puxento, é só apenas mais uma texturinha por dentro. Eu prefiro usar a mistura dos dois polvilhos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Bolo de chocolate branco com morangos II



 Aqui no blog tem vários bolos recheados com morangos, gosto muito. Essa versão, diferente desta, tem uma cobertura de merengue italiano e um recheio de chocolate branco mais aveludado. Aprecio as duas versões, mas tem quem goste mais de um do que o outro.

 

Ingredientes:

Para o bolo:

4 ovos

150 gramas de açúcar

100 gramas de água

100 gramas de óleo

180 gramas de farinha de trigo

10 gramas de fermento em pó

 

Para o recheio de chocolate branco:

1 lata de leite condensado

1 lata de leite

3 gemas (eu gosto de passar pela peneira antes)

3 colheres de sopa de amido de milho (35g)

200g de creme de leite (1 caixinha)

200g de chocolate branco de qualidade, bem picado

2 caixinhas de morangos (higienize e pique-os, reserve alguns para a decoração)

 

Para o merengue italiano:

 2 claras

190 g de açúcar de confeiteiro

66 g de água


Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos com o açúcar até ficar uma mistura volumosa e clara (cerca de 10 minutos). Coloque a batedeira na velocidade mínima e junte o óleo e a água. Deixe bater só para misturar. Peneire a farinha e o fermento e vá acrescentando na massa aos poucos enquanto mistura delicadamente. Leve para assar na forma de bolo inglês (eu coloco apenas uma folha de papel toalha no fundo). Deixe assar até passar no teste do palito, retire e deixe esfriar completamente.

Para o creme de chocolate branco: em uma panela, misturar o leite condensado, o leite, as gemas e o amido (eu dissolvo o amido em um pouquinho de leite antes de colocar na panela). Levar ao fogo até engrossar, desligar e agregar o chocolate branco picadinho e o creme de leite. Colocar em um recipiente com um plástico encostando na superfície para não formar película. No momento de rechear o bolo, misture os morangos picados.

Para o merengue italiano: 
Ferva o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de bala mole (115 ºC) - se você não tem termômetro, é quando levantar a colher e escorrer um fiozinho de calda dela. O processo todo desde o início da fervura leva cerca de 10 min. Com a batedeira ligada, despeje a calda de uma só vez sobre as claras já batidas em neve, e continue batendo até esfriar (deixe pra começar a bater as claras quando sua calda estiver quase chegando no ponto). Bata por uns 10 minutos até o merengue esfriar e ganhar consistência e brilho. 

Montagem:
Monte o bolo na própria forma onde foi assado, forrando com um plástico para ajudar a desenformar. Molhe a massa com uma calda (eu uso calda de leite condensado e água - 50 ml de leite condensado e 100 mL de água, mas pode ser a calda que você preferir).
Corte o bolo completamente frio em 3 partes, molhe a massa, espalhe metade do recheio, coloque outra massa, molhe, recheie com o restante do recheio e termine com a última parte de massa, também umedecida. Feche o plástico e leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme sobre um prato de servir e espalhe a cobertura. Passe o maçarico no merengue, decore com morangos inteiros e leve a geladeira até o momento de servir. 
 

Dicas: você conhece o processo de tirar a água em excesso dos morangos picados? É só colocá-los já picados sobre uma peneira e misturar 1 colher de sopa de açúcar. Deixe escorrer na geladeira por pelo menos 30 minutos. Depois, passe-os pelo papel toalha. Os morangos vão perder boa parte daquela água que ficam soltando no recheio e a durabilidade do bolo será maior.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

O rocambole perfeito


 Já são 12 anos que me aventuro na cozinha e 12 anos errando receita de rocambole. Sempre tive muita dificuldade e aqui em casa já virou deboche - quando vou fazer rocambole, já falo que estou fazendo um estrombole ao invés de um rocambole. Foram muitos rocamboles quebrados, ou cheirando ovo, ou com massa tão fina que só aparecia recheio no centro - sempre tinha um defeito. Já cheguei a postar alguns aqui, mas foram puros golpes de sorte que nunca mais se repetiram.

Essa receita é do Instagram @auladeconfeitaria. O segredo está em pesar os ingredientes obedecer o tamanho da assadeira e assar pelo tempo certinho no forno bem quente. Se você não tem uma assadeira com as mesmas medidas que a minha, provavelmente vai precisar errar antes de acertar. Cheguei a fazer essa receita uma outra vez, mas o rocambole ficou fino demais. Usei ingredientes a menos.

 

Ingredientes (para uma assadeira de 37 x 25 cm):

5 ovos

50 g de açúcar

50 g de farinha

20 g de mel (opcional)

Doce de leite o quanto baste  

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

 

Modo de preparo:

Preaqueça o forno até chegar a 200ºC. Prepare a assadeira com um papel antiaderente (uso papel Dover, acho excelente). Bata os ovos com o açúcar e o mel por 12 minutos (eu retiro aquela película da gema, peneirando-as, para minimizar o cheiro de ovo). Junte a farinha de trigo peneirada e bata só por alguns segundos, só para incorporar. Despeja a massa sobre a forma preparada e asse por cerca de 10 minutos (é rápido mesmo, vigie). Retire e deixe esfriar. Vire a massa fria sobre um pano de prato polvilhado com açúcar de confeiteiro, espalhe o recheio e enrole com o auxílio do pano. Passe com cuidado para uma travessa de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro e seja feliz.


Dicas:

A regra é 10 g de farinha e 10 g de açúcar para cada ovo grande. Você pode alterar essas proporções conforme tamanho da sua forma. Eu fiz antes nessa mesma assadeira usando 4 ovos, 40g de farinha e 40g de açúcar e a massa ficou fina demais. Quando fiz na proporção citada na receita, deu certo.

A dona da receita diz que o mel é opcional. Não sei dizer como fica sem, porque eu usei. 

A massa não pode assar por muito tempo e o forno precisa ser alto, para que a massa cozinhe rapidamente e não seque.

Torta de Limão - versão mais azeda



 Essa é a 5ª versão de torta de limão que posto aqui no blog. Se você buscar as anteriores, vai notar que são bem diferentes - apesar de tudo ser torta de limão, e que também eu tinha menos prática e conhecia menos as receitas. Esse recheio aí é um curd de limão, azedo pra c@r@lho, mas que é fundamental numa torta com cobertura de merengue italiano. Nunca havia feito torta de limão com esse recheio, mas já usei num bolo e deu muito certo. Se você gosta de torta de limão azeda de verdade, faça essa versão.


Ingredientes:

Para a pâte sucrée (massa):
250 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga cortada em cubos e ligeramente amolecida
100 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado
1 pitada de sal
2 ovos em temperatura ambiente - (usei apenas 1 grande)

Para o curd de limão:

Raspas de 2 limões (usei raspas de 1 siciliano e 1 limão tahiti)
250 mL de suco de limão espremido na hora (usei 1 siciliano e inteirei o resto com limões tahitis, como eram pequenos, acho que usei uns 4)
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos + 2 gemas
120 gramas (8 colheres de sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)

Para o merengue italiano:

3/4 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (190 g)

65 mL de água

2 claras de ovos grandes (80 g)

 

Modo de preparo:

Para a pâte sucrée (massa):
Ponha a farinha sobre uma bancada de trabalho e crie um montinho, fazendo um buraco no meio. Acrescente a manteiga, o açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal e misture esses ingredientes com a ponta dos dedos. Gradualmente, coloque a farinha no centro e misture com a ponta dos dedos, até formar uma massa levemente granulada. Mais uma vez, abra um buraco no meio e adicione os ovos. Incorpore-os na mistura de farinha com a ponta dos dedos, até a massa começar a ficar uniforme. Quando a massa estiver bem amalgamada, amasse-a algumas vezes com a palma da mão até ficar homogênea. Forme uma bola, envolva com filme plástico e leve à geladeira por 1-2 horas antes de utilizar. Após o tempo de descanso, desembrulhe a massa e abra-a em superfície limpa e enfarinhada, deixando -a com 2-3 mm de espessura. Transfira para uma fôrma redonda (20 cm) desmontável e deixe na geladeira por pelo menos 20 minutos. Perfure levemente a base da massa e leve ao forno até dourar levemente. Reserve a base assada até esfriar.

Para o curd de limão:

Em uma panelinha pequena e de fundo grosso, leve ao fogo as raspas, o suco e o açúcar, em fogo baixo até ferver. Enquanto isso em uma tigela bata levemente os ovos e as gemas.
Quando a mistura ferver, derrame metade dela sobre os ovos, misturando sem parar com um fouet, para que os ovos não cozinhem. Volte tudo para a panela e cozinhe em fogo baixo, sem parar de misturar com o fouet, por uns cinco minutos, até que o creme engrosse e fique num tom amarelo translúcido. Faça o teste: mergulhe uma colher no creme - ela deve ficar recoberta de curd. 
Retire do fogo e deixe esfriar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não formar película.
Adicione, então, uma colherada de manteiga por vez, misturando bem até dissolvê-la completamente, antes de adicionar a próxima. Por fim incorpore a baunilha. Deixe na geladeira até o momento do uso.

Para o merengue italiano:

Ferva o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de bala mole (115 ºC) - se você não tem termômetro, é quando levantar a colher e escorrer um fiozinho de calda dela. O processo todo desde o início da fervura leva cerca de 10 min. Com a batedeira ligada, despeje a calda de uma só vez sobre as claras já batidas em neve, e continue batendo até esfriar (deixe pra começar a bater as claras quando sua calda estiver quase chegando no ponto). Bata por uns 10 minutos até o merengue esfriar e ganhar consistência e brilho.

 

Monte a torta colocando o curd frio sobre a base também fria, depois coloque o merengue. Pode ser colocado com saco de confeiteiro ou apenas espalhado às colheradas. Se tiver um maçarico, doure o merengue. Leve para a geladeira até o momento de servir.

 

Dicas: 

Se você tiver aquelas bolinhas de cerâmica para assar bases de tortas, use-as sobre um papel antiaderente. Isso pressiona a massa e impede que ela fique irregular após assar. Deixe por quase todo o processo e retire no final, para que a base da massa doure e seque. 

Já falei que a torta é azeda, né?

Berinjela à Parmegiana

 

Eu sempre falo que quem não gosta de berinjela é porque comeu errado! Eu adoro! Essa receita eu vi lá no Instagram de comidas salgadas do Júlio, o @galeradacomida, e dei uma adaptada conforme meu paladar. Tem muita ideia boa por lá! A foto não ficou tão legal, mas a receita é tão boa que decidi postar assim mesmo. Confia e faz 🙈😁

 

Ingredientes:

1 berinjela grande ou 2 pequenas

Sal e pimenta a gosto

Manjericão a gosto

2 dentes de alho

1 colher (sopa) de azeite para o molho e mais um pouco para untar a forma

Tomate pelado em lata (eu gosto de usar tomate cereja enlatado, são mais doces)

150 gramas de queijo (muçarela ou outro de sua preferência)

Farinha panko para polvilhar (cerca de 2 colheres de sopa)

Parmesão ralado fino na hora (cerca de 3 colheres de sopa)


Modo de preparo:

Corte a berinjela em fatias grossas (cerca de 1,5 cm de espessura) e deixe de molho em água e sal por uns 30 minutos para tirar o amargor (eu coloco mais ou menos 1 colher de chá cheia de sal e água até cobrir as fatias). Lave a berinjela cortada e escorra-as bem. Pegue um refratário grande e unte com azeite. Disponha as fatias lado a lado (evite sobrepor - as vezes acontece um pedacinho ou outro por cima, não tem problema. Eu usei uma forma de pizza para tentar evitar a sobreposição). Leve ao forno preaquecido 180ºC até as fatias ficarem macias (o tempo vai depender do seu forno). 

Enquanto as berinjelas assam, prepare o molho: pique o alho bem fino e refogue no azeite, cuidando para não queimar. Junte a lata de tomate pelado e vá apertando para que os tomates se desfaçam. Adicione 1 lata de água e mexa bem. Diminua o fogo e deixe o molho reduzir e encorpar, mexendo ocasionalmente. O tempo depende do seu fogão e da sua panela, mas aqui em casa levou uns 15 minutos. Coloque sal, pimenta e manjericão a gosto. Eu costumo colocar uma pitada de açúcar pra tirar a acidez do molho. Prove e acerte os temperos. Desligue o fogo e coloque por cima das berinjelas já assadas. Coloque mais algumas folhinhas de manjericão por cima. Espalhe a muçarela, a farinha panko e o parmesão. Leve ao forno novamente, agora os queijos vão dar aquela casquinha com a farinha panko, dourando. Retire a travessa do forno, coloque mais algumas folhas de manjericão e sirva.


Dicas:

Eu não tenho a função grill no meu forno, mas se você tiver, use! 

Eu gosto de molho de tomate pedaçudo! Se vc não gosta, pode usar passata de tomates ou então bater m o molho depois no mixer. Só não use molho pronto de sachê!

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Cookies


 

Gosto demais dessa receita porque é daquelas que sempre funcionam: você pode rechear com o que quiser, pode fazer sem recheio e cobrir com M&M´s, com pedaços de chocolate somente... Sem contar que é feito todo na mão, sem necessidade de batedeira e suja só uma vasilha.

Fonte: Flamboesa

 

Ingredientes:

110 gramas de manteiga sem sal

80 gramas de açúcar refinado ou cristal

50 gramas de açúcar mascavo

1 ovo

1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)

210 gramas de farinha de trigo

1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio

1/2 colher (chá) de sal

160 gramas de chocolate (ao leite ou meio amargo - eu costumo misturar os dois) - em gotas ou picadinho

 

Modo de preparo:

Deixe a manteiga ficar bem mole (se estiver frio, aqueça no micro-ondas - não precisa ferver e nem derreter totalmente, ficando líquida. Eu tiro da geladeira umas 3h antes) e misture com os açúcares. Bata com um fouet até ficar um creme homogêneo. Junte o ovo, mexa bem com o batedor. Acrescente a baunilha, a farinha, o sal e o bicarbonato, misture com a espátula até formar uma massa homogênea. Depois, junte o chocolate e reserve na geladeira em uma vasilha fechada por pelo menos 30 min. A massa precisa ficar firme, se você assar sem deixar esse tempo na geladeira, os cookies vão se esparramar e ficar muito finos. Preaqueça o forno até chegar aos 180ºC, faça bolas com a massa (ao assar, ela achata e fica no formato de biscoito) e asse os cookies numa forma com papel antiaderente ou tapete de silicone por 13 minutos. Deixe esfriar 5 minutos na forma (estarão moles imediatamente após saírem do forno) e depois transfira-os para uma grade para que esfriem completamente.

* Se você quiser rechear: o recheio deve ser previamente congelado. Faça pequenas porções de Nutella, doce de leite ou o que você quiser rechear sobre um papel antiaderente e leve ao congelador por cerca de 1h. Depois, é só envolver a bolinha congelada com a massa do cookie.

* Se você quiser colocar M&M´s, é só fazer a bolinha de massa normalmente e colocar os confeitos na hora de assar, apertando-os levemente.


Dicas:

Eu faço metade dessa receita. Os cookies se mantém frescos por 2-3 dias, então prefiro fazer pouca quantidade. Difícil falar em rendimento porque depende do tamanho de cookies que você vai fazer, mas com metade da receita, costumo fazer 4 recheados (maiores) e 3 sem recheio, com M&Ms.

Aquecer os biscoitos no micro-ondas por 10 segundos antes de consumir deixa-os muito melhores! 

É importante seguir o tempo e a temperatura indicada. Um termômetro de forno é um excelente investimento e não é caro.

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Pavê de Chocolate Branco com Limão

 

Adoro essa combinação de doce com azedinho. Nesse doce o limão fica suave, mas dá pra contrastar bem com o docinho do creme de chocolate branco. Delicioso!

Fonte:@auladeconfeitaria


Ingredientes:

Para o creme de chocolate branco:

1 lata de leite condensado

1 lata de leite

3 gemas (eu gosto de passar pela peneira antes)

3 colheres de sopa de amido de milho (35g)

200g de creme de leite (1 caixinha)

200g de chocolate branco de qualidade, bem picado

Para o creme de limão:

1 lata de leite condensado

Suco de 3 limões taiti

50 g de creme de leite

Para a montagem:

Leite e biscoitos tipo "Maizena" o quanto baste


Modo de preparo:

Para o creme de chocolate branco: em uma panela, misturar o leite condensado, o leite, as gemas e o amido (eu dissolvo o amido em um pouquinho de leite antes de colocar na panela). Levar ao fogo até engrossar, desligar e agregar o chocolate branco picadinho e o creme de leite. Colocar em um recipiente com um plástico encostando na superfície para não formar película. 

Para o creme de limão: bater o leite condensado com o suco de limão por 2 minutos (eu bati no liquidificador). Agregar o creme de leite e bater somente até misturar.

Para a montagem: Intercale camadas de biscoitos passados rapidamente pelo leite, creme de limão, biscoitos, chocolate branco. Dá 2 camadas de cada creme. Finalize com raspas de chocolate branco e raspinhas de limão. Leve para a geladeira por cerca de 4 horas ou até firmar.


Dicas:

Quando for raspar o limão, cuidado pra não atingir a parte branca da fruta. Ela amarga a receita!

Chocotorta


Chocolate + doce de leite = combinação irresistível. Receita retirada do perfil @auladeconfeitaria lá do Instagram. Precisei adaptar alguns ingredientes, mas vou postar a receita original.

 

Ingredientes:

Para o creme:

400g de doce de leite de qualidade

250g de cream cheese

150g de creme de leite fresco ou nata

Para a montagem:

200g de biscoitos de leite sabor chocolate (usei biscoito de Maizena porque não tinha de chocolate em casa)

200mL de café passado forte

Para a cobertura e finalização:

100g de chocolate meio amargo

100g de creme de leite

20g de manteiga

80g de suspiros (usei raspas de doce de leite de corte)


Modo de preparo:


Bata o doce de leite com a nata (ou creme de leite) com o cream cheese até homogeneizar. Fica um creme levinho. Forre uma forma de bolo inglês com plástico ou papel alumínio e intercale o creme com os biscoitos passados rapidamente pelo café. São 5 camadas de biscoitos e 6 de creme (inicie com o creme e termine com os biscoitos). Leve para a geladeira por no mínimo 5 horas até que fique firme. Para fazer a cobertura, basta misturar o chocolate com o creme de leite e a manteiga e levar ao micro-ondas por 1 minuto. Desenforme a torta e cubra com a calda de chocolate. Finalize com suspiros quebrados.


Dicas:

Eu fiz apenas metade dessa receita, por isso minha torta ficou baixinha. Achei que a receita inteira renderia uma torta muito grande, mas me enganei.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Brownie Chocolatudo


 

Receitas de brownies são sempre muito simples, de preparo rápido. Mas acertar o ponto... aí é que pega. Essa receita é do Instagram da @auladeconfeitaria, como o próprio nome já diz, a dona dá uma aula mesmo em cada receita. Tudo muito preciso e técnico. Vale a pena acompanhar! Seguindo certinho as instruções, não há como errar o ponto desse brownie delicioso!


Ingredientes:

200 gramas de manteiga sem sal

200 gramas de chocolate meio amargo (para derreter)

165 gramas de ovos (3 unidades)

160 gramas de açúcar

120 gramas de açúcar mascavo

1 colher (café) de essência de baunilha

1 pitada de sal

100 gramas de farinha de trigo

45 gramas de cacau em pó

80 gramas de chocolate meio amargo (picadinho, para finalizar)


Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque a manteiga com os 200 g de chocolate (pique grosseiramente para facilitar). Leve ao micro-ondas para derreter (vá colocando aos poucos, de 30 em 30 segundos, até derreter completamente e formar um creme). Misture até ficar homogêneo. Em outra tigela, misture a farinha, o cacau e o sal. Reserve. na batedeira, bata os ovos com os açúcares e a baunilha por 5 minutos. Desligue e junte a manteiga derretida com o chocolate. Misture com um fouet ou espátula. Depois, peneire os ingredientes secos reservados e misture com o fouet até ficar homogêneo novamente. Por último, agregue os 80 gramas de chocolate picadinho. Despeje a massa em uma forma com papel antiaderente (uso papel dover) e asse em forno preaquecido a 220ºC por cerca de 20 minutos. Ao colocar um palito, ele deve sair sujinho, mas a massa não pode estar crua. Retire e deixe esfriar totalmente para cortar.

Dicas:

Quando for consumir, aqueça sua fatia de brownie no micro-ondas por 20 segundos. Fica incrível!

Se você gosta minimamente de cozinhar, invista em um termômetro de forno e uma balança. Não são caros, você acha facilmente na internet e vale cada centavo, não só pra essa receita, mas pra muuuitas outras. Eu uso para praticamente tudo que faço!

Bolo de Nata


 Nata se tornou um ingrediente mais acessível aqui na minha cidade. Dependendo da sua região, pode ser um pouco difícil de achar. Eu amo! Vale a pena dar aquela revirada nos supermercados para tentar encontrar. A nata tem um sabor muito bom e pode ser utilizada em muitas preparações. A receita desse bolo é da Aline Galle, pessoa incrível que compartilha seus inúmeros conhecimentos culinários do Instagram. Virei fã dessa receita: sempre que tem nata em casa, vira bolo.

 

Ingredientes:

4 ovos

250 gramas de nata

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de preparo:

Bata muito bem os ovos com o açúcar até virar um creme claro e fofo. Misture manualmente a nata, delicadamente. Acrescente a farinha peneirada, misture e depois junte o fermento. Eu uso um fouet para facilitar esse processo, que é manual. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e asse em forno preaquecido 180ºC até passar no teste do palito. Espere uns 10 minutos para desenformar e sirva.


Dicas:

Nata não é creme de leite! Não a substitua, ou não terá o mesmo resultado.

Eu fiz meia receita e usei 150 gramas de nata.

Este bolo é neutro e cai bem com vários acompanhamentos e coberturas. Inove!

Palitos de Mandioca Assados


 A receita de hoje é mais uma dica culinária do que propriamente receita: sabia que dá para fazer mandioca crocante sem fritura em imersão? Fica igualmente gostosa!

Fonte: Panelinha

Ingredientes:

500 gramas de mandioca crua

Sal e pimenta a gosto

Azeite (cerca de 1 colher de sopa)

 

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioca na pressão por 8 minutos (conte após a panela começar a chiar). Desligue, retire as mandiocas e fatie em palitos, tirando aqueles fiapos duros do centro. Escorra bem, disponha os pedaços em uma forma (eu gosto de usar tapete antiaderente, se você não tiver vale papel dover ou então unte um refratário com azeite), dando espaço entre eles. Tempere com sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Leve ao forno preaquecido 200ºC por cerca de 40 minutos, virando os palitos na metade do tempo para dourarem por igual. Sirva imediatamente.


Dicas:

Se você quiser mais douradinha, aumente o tempo de forno.

Aproveite para fazer essa receita quando você já estiver usando o forno para outra preparação. Assim você economiza gás :-D

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Donuts




Gosto tanto de donuts que não aguentei e fui aprender uma receita. Eu achava que era muito difícil e passei anos ignorando o modo de preparo. Até que, sem querer, achei nesse site aqui e vi que não tem nada de complicado. A massa super tranquila de fazer. O que eu achei chatinho foi rechear, mas nada que te impeça: se preferir, corte no meio e recheie como um sanduíche!

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de farinha de trigo branca

1/4 xícara (chá) de açúcar

1 xícara de leite morno

2 colheres de chá e 1/4 colher de chá de fermento biológico seco

1/4 xícara (chá) de manteiga amolecida (temperatura ambiente)

2 ovos

2 colheres de (chá) de extrato de baunilha

Açúcar de confeiteiro para finalização


Modo de preparo:

Misture o fermento e depois disso, adicione uma colher de chá de açúcar sobre o leite morno (lembre-se de que o leite não pode estar muito quente). Mexa delicadamente e então reserve para ativar o fermento. Espere em torno de 20 minutos, ou até observar que ele está ativo. 

Enquanto aguarda o fermento, adicione a farinha, o açúcar, o sal e a baunilha em uma tigela, quando a levedura estiver pronta, adicione à mistura de farinha. Acrescente os ovos e a manteiga e sove bem na mão ou na batedeira em velocidade média por cerca de 5 minutos ou até a sua massa se unir. 

Em seguida, estenda a massa em uma superfície enfarinhada com cerca de 1 cm de espessura.

Recorte seus donuts usando um cortador de biscoitos, ou um copo e coloque-os em uma assadeira levemente enfarinhada, mas não se esqueça de mantê-los a alguns centímetros de distância um do outro). Polvilhe um pouco de farinha por cima, cubra com uma toalha de cozinha sem fiapos ou papel filme e coloque-os em algum lugar quente para crescer por cerca de uma hora e meia, ou até dobrarem de tamanho (depende da temperatura local).

Em seguida, aqueça o óleo a 175-180 graus para fritar seus donuts. O óleo não pode estar muito quente, senão a massa fica crua no centro (se dourar rápido demais é porque o óleo está muito quente).
Passe em açúcar de confeiteiro, espere esfriar e recheie a gosto (usei Nutella e doce de leite), fazendo uma pequena abertura com a faca e injetando o saco de confeiteiro.



Dicas:

A receita rende bastante! Eu fiz metade dessa receita e ainda assim foi muito aqui para nós. O ideal é comer no mesmo dia que faz, porque não ficam muito legais no dia seguinte. O que sobrar, guarde num pote bem fechado. Se já estiverem recheados, coloque na geladeira. Os que sobraram aqui em casa eu guardei na geladeira e coloquei no micro-ondas na hora de consumir por 10 segundos.

Para rechear, faça um corte com uma faquinha afiada em um das extremidades. "Enterre" a faquinha até quase o fim do donut, mas sem deixar sair do outro lado, depois retire e enfie a faquinha novamente no mesmo buraco que você fez, mas dessa vez mude a posição da faca, fazendo uma espécie de cruz. Isso serve pra criar uma "cavidade" onde você vai depositar o recheio.

Não deixe os donuts muito grossos quando for abrir a massa e cortar, pois eles ainda crescem no tempo de descanso e também crescem na fritura. Se ficarem altos demais, ficam crus no centro. O ideal é deixar com 1 cm de espessura.

Você também pode fazer os donuts com um furo no centro, e ao invés de rechear, passar uma cobertura e decorar com confeitos (donuts dos Simpsons).

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Bolo Chiffon de Laranja


Bolo muito leve e saboroso, ótimo para acompanhar o cafezinho da tarde :-D
Fonte: Livro"Bolos para todos os gosto" pg. 69.

Ingredientes:

225 g de farinha de trigo com fermento
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
300 g de açúcar
125 mL de óleo de girassol (usei o de milho)
3 ovos, claras e gemas separadas
175 mL de suco de laranja
2 colheres (sopa) de raspas de laranja
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de cremor tártaro (não coloquei)

Para a cobertura:

1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Suco de laranja (o quanto baste)
Raspas de laranja

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC, unte e enfarinhe uma forma de 25 cm de diâmetro com furo no meio. Misture a farinha de trigo, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela. Faça uma cova no meio dos ingredientes secos e acrescente o óleo, as gemas, o suco de laranja, as raspas da laranja e a essência de baunilha. Bata tudo por 1 minuto até ficar homogêneo. Bata as claras em neve até formar picos moles. Acrescente o cremor tártaro até formar picos firmes (se você não estiver usando cremor, bata as claras de uma vez até ficarem firmes). Incorpore as claras em neve à mistura do bolo cuidadosamente. Despeje a massa na forma e asse até passar no teste do palito.

Para a cobertura:
Coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigela e vá acrescentando o suco de laranja até ficar na consistência que você gosta (eu prefiro mais grossinha). Se por acaso você errou e colocou suco demais, coloque mais açúcar.
Desenforme o bolo frio e aplique a cobertura. Salpique raspas de laranja.

Dicas:

Use uma laranja mais azedinha para o sabor ficar mais pronunciado.
Eu nunca tenho farinha com fermento em casa, então uso a farinha comum e aumento um pouquinho a quantidade do fermento. Usei 2 colheres de chá e meia.

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Pasteizinhos com Goiabada




Fácil de fazer e viciante é como eu descreveria esses biscoitinhos que peguei lá no Mandioca e Caviar. De acordo com o autor da receita, "a massa é sequinha e crocante por fora, levemente macia por dentro" - eu posso dizer que é isso tudo e muito mais. Apenas façam!

Ingredientes:

120 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga (em temperatura ambiente)
Sal a gosto
1 colher (chá) de fermento
100 g de leite integral gelado
Goiabada para rechear

Modo de preparo:

Numa vasilha, coloque a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga e o fermento. Misture um pouco com os dedos ou colher para os ingredientes secos se misturarem. Separe 100g de leite integral gelado e vá adicionando aos poucos à medida que você vai amassando a mistura com as mãos até formar uma bola de massa macia e não quebradiça. ATENÇÃO: talvez você não precise usar todo o leite. Eu usei quase tudo, mas sobrou +/- 1 colher de sopa. Isso vai depender de vários fatores, inclusive da umidade da sua cozinha e da capacidade de absorção de líquido da sua farinha de trigo. Se você perceber que a massa já está maleável, tipo uma massa de modelar mais macia, não acrescente mais leite. Abra a massa com um rolo, corte com um cortador de biscoitos redondo ou um copo, coloque um pedaço de goiabada no centro, molhe o dedo com água e passe na borda do círculo de massa (para ajudar a colar a massa) e feche formando um pastel (tipo meia lua). Faça marquinhas com um garfo. Asse em forno preaquecido a 180°C até o pastel ficar firme, sequinho e com o fundinho levemente bronzeado (no meu forno, levou uns 15 minutos). Retire do forno, pincele com manteiga derretida, passe no açúcar granulado/cristal e sirva.

Dicas:

Eu não tinha açúcar cristal e passei no açúcar refinado mesmo.
Não exagere na quantidade de recheio, pois além de dificultar fechar o pastel, pode vazar no forno, queimar e fazer aquela meleca!

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Pão de Milho




Quer uma receita de pão facílimo de fazer e que não dá errado? Achou! Esse pão é feito com milho de latinha, fica levemente adocicado mas cai bem com qualquer cobertura, seja ela salgada ou doce.
Você pode fazer essa receita apenas com fermento biológico, com levain (fermento natural) + um pouquinho do biológico, que foi como eu fiz, ou apenas com o levain. O modo de fazer é o mesmo, apenas o tempo de fermentação é que será diferente.
Fonte: Pão na Panela 
Obrigada Guilherme Leme pelo vídeo da receita, e obrigada Karen Castro por compartilhar de tão boa vontade :-)

Ingredientes (para a fermentação mista = levain + fermento biológico seco):

500 g de farinha de trigo
200 g de leite condensado
100 g de milho verde
2 ovos
40 g de manteiga
10 g de leite em pó
83 g de leite integral
100 g de levain (refresquei 1-2-3)
3 g de fermento biológico seco (para deixar o pão ainda mais macio)
1 pitada de sal

ATENÇÃO: se você quiser usar apenas fermento biológico, use 1 envelope inteiro de fermento biológico (10g).
Se você quer usar apenas levain, use 150 gramas dele já no pico de crescimento.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o milho com leite condensado, leite, ovos e manteiga. Coloque a mistura na batedeira (ou numa tigela, se você for sovar na mão) e adicione a farinha de trigo, o fermento biológico seco, o leite em pó e o sal. Comece a bater com o gancho. Adicione o levain e sove até obter uma massa lisa e homogênea. A massa é uma delícia de trabalhar. Se você preferir pode sovar na mão (eu usei minha batedeira velha de guerra). Transfira a massa para uma vasilha, cubra com pano e deixe descansar a primeira fermentação por pelo menos 1 hora, em lugar quentinho. Isso ajudar a massa a se desenvolver e começar a crescer.
Quando tiver dobrado de tamanho (pode levar um pouco mais de 1 hora dependendo da temperatura ambiente e do tipo de fermento que você está usando), divida a massa em 3 partes iguais, abra com o rolo e comece a enrolar feito rocambole. Se preferir, pode fazer tranças ou mais bolinhas. Escolha o modelo que preferir.


Coloque numa forma de pão bem untada com manteiga (eu usei papel dover, mas acredito que a manteiga funcione bem) com distância de pelo menos 1 dedo entre os rolinhos. É preciso espaço pra massa crescer.
Deixe descansar por umas 6 horas até triplicar de tamanho e chegar no ponto que você deseja. Algumas vezes levou menos tempo que isso. Mais uma vez, depende da temperatura ambiente e do tipo de fermento que você está usando (eu já fiz apenas com fermento biológico e levou umas 2h para triplicar de tamanho).


Quando estiver no ponto, passe ovo batido sobre a massa e polvilhe fubá. Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por mais ou menos meia hora, até dourar no ponto que você gosta. Fique atento pois o tempo varia de forno para forno. Depois de assado, desenforme assim que possível e deixe esfriar sobre uma grelha.

Dicas: Essa receita rende bastante e eu sempre faço metade das quantidades descritas lá em cima. Ainda assim, é muito pão!
É muito importante pesar os ingredientes da receita... se você ainda não tem balança de cozinha, vale a pena providenciar uma. É um item barato e eu acho indispensável para a boa execução da receita.
A capacidade de absorção de líquidos de cada farinha é bem diferente. Se sua massa ficar muito seca, acrescente um pouco mais de leite enquanto bate. A massa fica levemente grudenta enquanto bate, se você estiver batendo na batedeira, ela dá uma grudada de leve no gancho. Mas depois a estrutura dela muda e a "grudeira" para. O importante é você dar o ponto na massa com o leite, e não com a farinha.

Você também pode fazer esse pão recheado! Eu já fiz com goiabada (nessa versão, apenas com fermento biológico):






quinta-feira, 18 de junho de 2020

Torta de Nutella com Cobertura de Cream Cheese



Essa torta de nutella já apareceu aqui no blog antes, só que sem essa cobertura deliciosa de cream cheese que vi lá site Panelinha, da Rita Lobo. Dei uma modificada nas quantidades porque queria fazer uma torta mais baixa e que desse para colocar uma outra camada - a cobertura.
A cobertura de cream cheese, levemente azedinha e também neutra, combina com vários recheios e pode também ser usado como cobertura de bolos e acompanhamento de outras sobremesas.

Ingredientes:

Para a base (pão-de-ló):
2 ovos
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de achocolatado
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo

Para o recheio:
1 lata de creme de leite com soro
1/2 pote (+/- 170-200 g) de Nutella
50 g de chocolate ao leite (1/2 barra)
Chocolate ralado para decorar(eu usei esse granulado belga da Calebault)

Para a cobertura:
150 g de cream cheese
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Extrato de baunilha a gosto (usei essência, apenas umas 5 gotinhas)

Modo de preparo:

Para a base (pão-de-ló):
Bata os ovos com o açúcar na batedeira até ficar uma creme branco e firme (cerca de 7 minutos). Misture delicadamente o achocolatado e a farinha peneirada. Coloque na forma untada (20 cm) com manteiga. Leve para assar em forno pré aquecido (180ºC), até passar no teste do palito. Espere esfriar completamente antes de colocar o recheio.

Para o recheio:
Misture todos os ingredientes em um panela. Leve em fogo médio, e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até engrossar e ficar bem homogêneo. Espere esfriar um pouco (enquanto esfria, o creme vai ganhando consistência). Vire o recheio sobre a massa já assada e fria e leve a torta para a geladeira por cerca de 8 horas.

Para a cobertura:
Na tigela da batedeira, coloque o cream cheese e a manteiga. Bata por cerca de 3 minutos, em velocidade média, até formar um creme liso. Adicione gotas do extrato de baunilha e bata apenas para misturar. Sem parar de bater, acrescente o açúcar aos poucos. Bata por mais 3 minutos, até ficar bem cremoso. Transfira para um pote com tampa e leve para a geladeira. Deixe a cobertura gelar por pelo menos 30 minutos. Depois que o recheio de nutella estiver firme, coloque a cobertura e espere mais algumas horas antes de desenformar. Decore com granulado ou chocolate ralado.

Dicas:

É importante que os ingredientes usados sejam de qualidade: cuidado com os substitutos da Nutella e atenção às determinadas marcas, pois podem "desandar" a torta e não ter um sabor tão agradável.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Cookie gigante recheado com doce de leite



Amo cookies! Recheados então... melhor ainda! Eu já tinha visto muitas receitas desse tipo na internet e finalmente fiquei convencida a testar essa que me agradou muito. Fica muito gostoso e o recheio pode ser o que você quiser.
Fonte: Flamboesa

Ingredientes:

120 g de manteiga amolecida
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/3 xícara (chá) de açúcar cristal
1 ovo (em temperatura ambiente)
40 mL de leite
2 colheres (chá) de extrato de baunilha (usei essência e coloquei 1 só)
1/2 colher (chá) de sal
1 e 2/3 xícara (chá) de farinha de trigo (250 g)
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de gotas de chocolate (separe um pouco para finalizar o topo) - usei ao leite e amargo
Doce de leite a gosto

Modo de preparo:

Bata a manteiga e os açúcares, com um fouet ou na batedeira (usei a batedeira), até formar um creme claro e fofo. Adicione o ovo, a baunilha, o leite e bata até misturar bem. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o sal e o bicarbonato de sódio, misture com uma espátula até formar a massa. Adicione as gotas de chocolate (lembrando de reservar algumas para decorar) e misture rapidamente. Divida a massa em duas partes e espalhe uma parte no fundo de uma forma de 20 cm de diâmetro,  levemente untada e forrada com papel manteiga. Usei uma forma de fundo removível, mas pode ser uma forma normal, contanto que forre o fundo com o papel manteiga (usei papel Dover), para facilitar na hora de desenformar. Espalhe o recheio sobre a massa, deixando um pequeno espaço na borda e leve ao freezer por 20 minutos, para o doce ficar mais firme. Cubra com a outra parte da massa e decore com as gotas de chocolate reservadas. Asse em forno preaquecido a 180ºC, por 25 a 30 minutos, até dourar levemente.

Dicas:

Quando você for comer, coloque sua fatia por alguns segundinhos no micro-ondas (10-15 segundos, depende do tamanho da fatia). O recheio dá uma leve derretidinha e fica ainda mais gostoso :-D
Se você não tem chocolate em gotas, pegue uma barra e pique em pequenos pedaços. Só não vale usar chocolate fracionado/hidrogenado, use um chocolate de boa qualidade no seu cookie.

terça-feira, 2 de junho de 2020

Sequilhos Amanteigados



Sabe aquele biscoitinho que você dispara a comer e só para quando acabam todos? É esse aqui. Super fácil e rápido de fazer. Receita lá do Mandioca e Caviar.

Ingredientes:

175 g de farinha de trigo
125 g de manteiga levemente resfriada
50 g de açúcar refinado
1 pitada de sal
Açúcar para passar os biscoitos (cristal é melhor, mas eu só tinha refinado)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até formar uma massa que desgrude das mãos e que fique homogênea (não é para sovar, só misturar tudo para formar a massa). Pegue pequenas bolinhas de massa e faça uma forma alongada com a massa. Disponha-os lado a lado em uma forma antiaderente, ou use um tapete de silicone, e leve para assar em forno preaquecido 180ºC até ficar levemente corado por baixo. Retire e passe-os imediatamente pelo açúcar.

Dicas:

Esses biscoitinhos assam rápido, fique atento ao forno! Não gosto de citar tempos porque cada forno tem suas peculiaridades, então não é bom se basear pelo tempo dos outros.
Quem não tem paciência para modelar a massa, pode alterar o formato e fazer maiores.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Mousse de Chocolate com Caramelo Salgado


Um dos meus doces preferidos! Já postei mousse aqui no blog, mas dessa vez quis testar a receita do Olivier Anquier - queria uma receita francesa mesmo, que fosse diferente das que encontramos aqui, onde as mousses são feitas com creme de leite. Essa é feita com manteiga (e põe manteiga nisso). A mousse fica com uma textura incrível.
O caramelo salgado (caramel au beurre salé) apareceu aqui porque contrasta com o docinho da mousse, além de ter aquele "puxinha" característico do caramelo - eu adoro! Você pode optar por deixar a mousse sem cobertura ou até mesmo fazer um caramelo doce. A receita do caramelo eu peguei aqui.

Para a mousse:
250 g de chocolate de boa qualidade (usei meio amargo)
200 g de manteiga sem sal de boa qualidade
5 claras de ovos em temperatura ambiente
5 gemas de ovo em temperatura ambiente
100 g de açúcar

Para o caramelo:
160 g de açúcar
200 mL de creme de leite fresco (não pode ser o de caixinha ou de lata)
80 g de manteiga de qualidade com sal
Modo de preparo:

Para a mousse:
No banho-maria, derreta o chocolate e a manteiga. Quando formar um creme homogêneo, retire e deixe esfriar por uns 5 minutos. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado (eu gosto de peneirar as gemas antes).  Despejar o creme de chocolate no creme de ovos, batendo sempre. Bater as claras em neve em ponto firme e incorporar ao creme de chocolate, mexendo cuidadosamente de baixo para cima. Levar para gelar em taças individuais ou em numa taça única maior por, no mínimo, 4 horas.

Para o caramelo salgado:
Em uma panela, derreta o açúcar, sempre mexendo, até virar uma calda âmbar. Junte a manteiga, cortada em pedacinhos e misture bem. Em outra panela, aqueça o creme de leite até começar a ferver. Tire do fogo e junte com a calda, aos poucos e mexendo bem. Você vai perceber o caramelo começar a ganhar forma. Espere esfriar um pouco para ganhar consistência. Coloque por cima da mousse já firme (coloquei 2 colheres de sopa para cada taça) e volte para a geladeira.

Dicas:

A mousse rendeu 10 tacinhas.
É fundamental usar chocolate de qualidade nessa receita. Se quiser usar ao leite, sua mousse vai ficar bem docinha.
Use uma panela grande no preparo do caramelo e cuidado ao preparar: quando vc adiciona a manteiga e depois o creme de leite, espirra um pouco e a mistura sobe.
Se o sal da sua manteiga não for suficiente para salgar o caramelo, você pode usar um pouquinho de flor de sal ou sal refinado comum mesmo. É importante provar o caramelo para saber se está no ponto.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Torta de Palha Italiana



Amo qualquer coisa com brigadeiro! Essa torta é super fácil de fazer: a sobremesa tá garantida para o fim de semana.
Receita retirada do Instagram da Lela, do Jantinha de Hoje.

Ingredientes:

140 gramas de chocolate picadinho ou ralado (eu usei meio amargo, mas você pode fazer com qual chocolate quiser, ou misturar amargo com ao leite, por exemplo)
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga (margarina, não!) sem sal
250 gramas de creme de leite
Leite para passar os biscoitos
Biscoitos de maisena (o quanto baste - eu usei 1 pacote e ainda sobraram alguns)

Modo de preparo:

Pegue a vasilha onde você quer montar (pode ser qualquer uma: vale forma de bolo, travessas redondas, quadradas, etc.). É importante lembrar de forrar com um plástico se quiser desenformar. Forre e reserve.
Faça o brigadeiro: misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio até ficar em ponto de brigadeiro mole, mexendo sempre.
Monte sua torta: coloque um pouquinho do brigadeiro no fundo, em contato direto com o plástico, e depois faça uma camada de biscoitos rapidamente passados pelo leite (se você deixar muito tempo em contato com o leite, eles vão desmanchar). Coloque mais brigadeiro, faça outra camada de biscoitos e vá montando a torta assim até terminar o brigadeiro. Finalize com os biscoitos, feche o plástico e deixe gelar por umas 4 horas. Desenforme virando sobre um prato de servir (aí a parte do brigadeiro, que foi por onde você iniciou a montagem, vai ficar para cima) e decore a gosto - com pedaços de biscoitos mesmo, com raspas de chocolate ou até com granulado.

Dicas:

A quantidade de biscoitos que você vai usar vai depender do tamanho da forma que você vai usar. A minha tem 15cm de diâmetro e uns 10cm de altura e acho que fiz umas 5 camadas de biscoitos. Se você quiser uma torta maior, dobre as quantidades.

domingo, 26 de abril de 2020

Dadinhos de Tapioca


Dadinho de tapioca virou a comida da moda nas hamburguerias e lanchonetes do país. E eu nem imaginava que o preparo fosse tão fácil, até ver essa receita lá no Instagram da Lela, do Jantinha de Hoje. Bora fazer?

Ingredientes:

250 gramas de tapioca granulada (aquela em bolinhas)
250 gramas de queijo coalho
500 mL de leite
Sal (8-10 gramas) e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Leve o leite para aquecer enquanto rala o queijo coalho (ralo grosso). Misture a tapioca com o queijo ralado, o sal e a pimenta. Junte o leite quase fervendo e misture tudo muito bem, e rapidamente, porque a mistura vai ganhando consistência e se torna cada vez mais difícil de mexer. Despeje a massa sobre uma travessa forrada com plástico filme e nivele com uma colher. Cubra com plástico e leve para a geladeira por pelo menos 3 horas. Desenforme sobre uma tábua e corte os quadradinhos do tamanho desejado. Frite aos poucos em óleo quente e escorra sobre papel absorvente. Sirva imediatamente.

Dicas:

Não confunda a tapioca granulada com a goma de tapioca! Não é aquela que usamos pra fazer tapioca, que parece uma farinha grosseira. É a que vem em bolinhas mesmo.
Não coloque muitos dadinhos para fritar de uma só vez, pois vão grudar uns nos outros. E para evitar que os dadinhos grudem no fundo da panela, é só polvilhar por cima deles um pouco de farinha de trigo ou arroz, antes de fritar.
A receita rende bastante. Se quiser, congele  o que sobrou: basta levar os dadinhos já cortados ao freezer, dentro de um refratário, dispostos um do lado do outro mas com um pequeno espaço entre eles. Depois de congelados, retire-os e coloque dentro de um saquinho plástico bem vedado.

sábado, 11 de abril de 2020

Risoto de Gorgonzola com Pera (feito na panela de pressão!)


Eu jurava que essa receita não daria certo, mesmo já tendo assistido o preparo no programa da Rita Lobo. Abria o livro, folheava e sempre dava de cara com ela. Pulava. Um outro dia, quem sabe... até que um dia bateu preguiça e quis experimentar a tal receita "a jato!". Fiquei completamente surpresa e encantada: dá certo, não faz sujeira e em poucos minutos você tem um almoço completo de domingo na mesa.
Fonte: Livro Cozinha a quatro mãos - Rita Lobo (p. 43), com modificações.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
1/2 cebola em cubinhos
1 cenoura pequena, ralada na parte fina do ralador
1 dente de alho picadinho
1 talo de salsão (eu não tinha, então usei 1 alho poró picadinho)
1/4 xícara (chá) de vinho branco
500 mL de água quente
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
1 pera cozida (eu corto a pera em cubos e com casca e levo numa frigideira antiaderente, com um pouquinho de manteiga, em fogo médio até ficar macia. É só deixar lá e ir misturando de vez em quando, até ficar macia ao espetar um garfo)
1/3 xícara (chá) de gorgonzola esfarelado (eu achei que poderia ter colocado um pouco mais!)

Modo de preparo:

Aqueça 1 colher do azeite e refogue a cebola com 1 pitada de sal (fogo médio), mexendo sem parar até murchar. Junte a cenoura, o salsão (ou o alho poró) e o alho e refogue por mais 2 minutos. Acrescente o restante do azeite, junte o arroz (sem lavar!) e misture bem. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, tempere com 1/2 colher (chá) de sal, pimenta a gosto e misture. Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que pegar pressão, reduza o fogo para médio e conte 3 minutos - esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto. Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula (a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa). Abra a panela e volte ao fogo baixo, junte o queijo e a pera cozida, misturando bem. Se você achar seco, pode colocar mais um pouquinho de água. Junte a manteiga, misture e sirva imediatamente. Eu finalizei com um pouquinho de cebolinha também.

Dicas:

É muito importante o risoto não ficar mais do que 3 minutos na pressão. Use um cronômetro e fique de olho! Aqui na minha panela deu super certo (se ficasse 1 minutos a mais acho que grudava no fundo), mas a gente sabe que diferentes utensílios podem apresentar variações no tempo. Se ficou duro, deixe mais uns minutinhos no fogo fora da pressão, com um pouquinho a mais de água. Se ficou mole demais, na próxima você ajusta o tempo.
O risoto pode obter o sabor que você quiser: se não quiser a pera e o queijo gorgonzola, pode usar qualquer queijo (no máximo 1/2 xícara para esta quantidade de risoto) para fazer um risoto de queijo. Você pode também fazer de cenoura, acrescentando mais 1 unidade ralada. Outras combinações possíveis que o livro sugere: caprese (manjericão, tomate e muçarela de búfala); ricota, hortelã e nozes; damasco, queijo meia cura e limão, etc.

domingo, 5 de abril de 2020

Pavê Kinder Bueno



Aí você tá no isolamento, mas viu que precisa ir ao supermercado. Inclua na sua lista os ingredientes dessa receita aí que já vai poder fazer para a Páscoa. É delicioso!
Fonte: Tastemade

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
150 mL de leite
3 gemas
1 xícara de chantilly + 2 xícaras de chantilly (eu usei 1 caixinha de chantilly pronto de 200 mL e dividi entre os 2 cremes)
100 g de chocolate ao leite derretido (derreta no micro-ondas ou em banho-maria)
½ xícara de creme de avelã (Nutella)
150 gramas de biscoito maisena
½ xícara de leite integral (para passar os biscoitos)
Chocolates Kinder Bueno branco e ao leite para decorar (eu usei 2 de cada)

Modo de preparo:

Faça o creme branco: adicionar, em uma panela, o leite condensado, o leite e peneirar as 3 gemas sobre a mistura. Cozinhar em fogo baixo, sempre mexendo, até obter um creme espesso. Reservar para esfriar (cubra com filme plástico, encostando-o no creme para não formar película). Adicionar metade do chantilly ao creme e misturar delicadamente com um fouet. Reservar.
Faça o creme de Nutella: misturar o chocolate derretido e o creme de avelãs e em seguida juntar, delicadamente o chantilly restante. Reservar.

Montagem: mergulhar os biscoitos rapidamente no leite e em um refratário, alternar camadas do creme de chocolate e avelã, do biscoito e do creme de leite condensado. Finalizar com os bombons em pedaços. Refrigerar por, pelo menos, 4 horas e servir gelado.

Dicas:
Você pode usar mais chocolates Kinder Bueno se quiser, ou fazer como eu e usar granulado belga por cima. Também valem raspas de chocolate, chocolate em pó polvilhado, etc.

domingo, 22 de março de 2020

Pão Francês


Depois que comecei a fazer meus próprios pães, nunca mais consegui comer pão de padaria ou de supermercado com os mesmos olhos. Não é frescura: pão caseiro é melhor não só pelas questões nutricionais, mas também pelo sabor. Se for com levain (fermento natural) então, nem se fala! Essa receita de pão francês é do Rene Seifert, do canal Pão da Casa do YouTube. Não tem segredo pra dar certo, até leigo faz! A única observação é que requer planejamento, pois o pão passará por um processo longo de fermentação (e é isso que o deixa tão especial). E se você não cultiva um levain, pode usar somente fermento biológico.

Ingredientes:

500 g de farinha branca
5 g de fermento biológico seco
1 colher (chá) de gordura (pode ser óleo ou banha - eu usei banha)
50 g de levain (fermento natural) - se você não tem, use 10 g de fermento biológico
300 mL de água (se estiver muito quente, use água gelada - a massa não pode aquecer)
10 g de sal
5 g de açúcar

Modo de preparo:

Numa tigela grande, junte todos os ingredientes e misture-os com uma colher. Depois, coloque a massa numa superfície lisa e sove muito bem (15 minutos) para desenvolver bem o glúten - eu sovei na batedeira, com o gancho de massas pesadas. Depois da sova, faça uma bola, coloque numa vasilha, cubra e deixe descansar por 15 minutos. Retire a massa para fazer uma dobra nela: abra a massa levemente com o rolo, formando um círculo (não é pra esticar a massa completamente não, deixe-a com uns 2 cm de espessura). Depois puxe a parte superior da massa até o centro da mesma, a parte inferior, o lado esquerdo e por fim o direito (se você não entendeu bem essa parte, assista o vídeo no link acima). Boleie e leve novamente para a vasilha, cubra e deixe na geladeira por cerca de 12h. Nesse período a massa vai crescer bastante e depois o crescimento cessa.
Após o tempo recomendado, retire a massa da vasilha e coloque numa superfície enfarinhada. Porcione em bolinhas (cerca de 9) e modele: tente abrir um retângulo sem amassar muito a massa (não queremos perder todo o ar que está na massa, então precisa ser com delicadeza) e enrole formando um rolinho. Faça isso com as outras bolinhas. Depois, aperte os rolinhos para achatá-los levemente, e torne a enrolá-los. É meio complicado explicar a modelagem, então sugiro novamente assistir o vídeo do Rene. Coloque os pãezinhos em uma forma untada (ou com papel Dover, ou com tapetinho de silicone), cubra a forma com papel alumínio e deixe descansar até dobrar de volume (o tempo varia de acordo com a temperatura local, pode levar 40 min ou 2 horas). Vá vigiando o crescimento, e quando os pães estiverem quase totalmente crescidos, preaqueça o forno a 250ºC (precisa estar bem quente, preaqueça por uns 30 minutos). Faça um corte central nos pães usando uma lâmina ou faca afiada. Leve para assar com o papel alumínio por 15-20 minutos. Depois, retire o papel e deixe mais uns 10-15 minutos até dourar a superfície.
Retire-os e deixe esfriar uns 5 minutos sobre uma grade. 




Dicas:

Não use papel manteiga para forrar a forma onde vai assá-los. Gruda! Eu uso papel dover, que é excelente. Se você não tem esse papel e nem tapetinho de silicone, unte com manteiga mesmo.
O papel alumínio é fundamental: ele ajuda a criar vapor na forma e dá aquela crocância na casca. Se sua forma é baixinha e corre o risco do papel encostar nos pães, passe óleo no papel alumínio pra evitar que grude no pão.
Se você puder, use uma farinha mais forte para fazer este pão (farinha com maior teor de proteína). O resultado será melhor.