sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Torre de Legumes



Olha que dica legal para tornar os legumes diários em algo mais interessante! Super fácil e você pode usar os legumes que mais gostar.

Ingredientes:

1 cenoura pequena
1 abobrinha italiana pequena
2 tomates médios (em rodelas)
Parmesão ralado (o quanto baste)
Molho de tomate pronto (o quanto baste)
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Corte a cenoura e a abobrinha em rodelas e cozinhe no vapor. Quando os legumes estiverem macios, junte o tomate fatiado. Tempere com sal e pimenta. Agora monte as torres, começando pelas maiores rodelas e terminando com as menores. Faça isso até os legumes acabarem (como minha cenoura era pequena, ela só entrou por cima das torres). Finalize com uma colher de sopa de molho de tomate e uma porção de parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido (médio) até o queijo derreter e sirva imediatamente.

Dicas:
Se você quiser, pode deixar para cozinhar os legumes direito no forno (se for fazer assim, unte bem a forma com azeite e cubra a assadeira com papel alumínio). Eu preferi fazer no vapor porque a cenoura demora muito mais para cozinhar do que a abobrinha.
Você pode usar qualquer legume que fica bom. O ideal é usar legumes com tamanhos aproximados para a torre ficar perfeitinha, e não fazer muitas camadas para não cair tudo no final. Mais camadas de queijo e molho também são boas ideias.
Inove também usando outros molhos e outros queijos!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Pizza Caseira



Massas de pizzas ainda são mistérios para mim. Mas essa que tirei da coleção 500 (500 pizzas e pães, p. 17) ficou muito boa, considerando que não foi assada num forno a lenha e que não foi feita com farinha de trigo especial com maior teor de proteínas, e sim com a farinha comum do nosso dia a dia. Assar na pedra foi um diferencial, se você não tem uma e gosta de fazer pizza caseira vale a pena o investimento.

Ingredientes:

175 gramas de farinha de trigo comum
200 gramas de farinha de trigo especial - com mais glúten (usei apenas farinha comum, porém de qualidade: dona benta reserva especial)
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento biológico instantâneo
1 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (sopa) de azeite extravirgem
225 mL de água morna para quente

Modo de preparo:

Misture os dois tipos de farinha (se você estiver usando farinhas diferentes) e reserve. Coloque o açúcar, o fermento, o sal e 225 gramas da farinha misturada numa batedeira (tem que ser no mínimo uma planetária com gancho para massas pesadas; se você não tiver, faça na mão). Em outro recipiente, misture o azeite com a água morna e despeje aos poucos na tigela com farinha, batendo até ficar uniforme. Adicione a farinha restante. Bata em velocidade baixa por 4-5 minutos, até formar uma bola lisa e elástica (se estiver fazendo na mão, sove a massa por uns 10 minutos em superfície levemente enfarinhada). Coloque a massa numa tigela untada com azeite e cubra (eu cubro com plástico). Reserve num local abafado por cerca de 1h30 - 3h, até a massa sobrar de volume. Assim que tiver crescido, reparta a massa em 3 partes iguais. Modele 3 bolas e pressione até achatar. Na forma onde for assar, polvilhe um pouco de farinha ou fubá. Com um rolo, abra discos de até 30 cm de diâmetro, bem finos, com cerca de 2 mm de espessura. Coloque molho e recheie como quiser. Leve ao forno preaquecido na temperatura máxima. Asse até o queijo derreter, a borda estufar e a massa ficar crocante. Sirva imediatamente.

Dicas:

O livro recomenda colocar a pedra (ou forma onde for assar a pizza) para preaquecer junto com o forno. Eu não fiz isso dessa vez por falta de prática em abrir a massa e colocar os ingredientes. Mas da próxima vou fazer. Essa massa deve assar rapidamente e acredito que aquecer a pedra deva fazer diferença no resultado final.
Use um molho bem saboroso para passar na pizza porque faz diferença. Meu recheio foi muçarela, calabresa e catupiry.
Ao abrir a massa, use toda a porção separada. Isso porque eu fui inventar de abrir e cortar, e depois quis aproveitar o pedacinho que sobrou para fazer outra pizza menorzinha. Aí já era, não ficou redonda nem a pau e o pedaço encolhia toda hora. Fica a dica!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Cupcakes Amanteigados com Doce de Leite e Merengue



Eu estava doida para testar essa nova receita de massa que peguei num curso do canal Eduk. Gostei demais, o bolo fica bem levinho e fofinho. Para completar, nada melhor do que um bom doce de leite (usei o argentino e incomparável Havanna) com um merengue douradinho por cima! Delícia!

Ingredientes:

Para a massa:
270 gramas de açúcar (1 e 1/2 xícara de chá)
250 gramas de manteiga (em temperatura ambiente)
4 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de leite (em temperatura ambiente)
1 colher (sopa) de fermento
320 gramas de farinha de trigo (2 e 1/2 xícara de chá)

Para o recheio:
Doce de leite de qualidade (o quanto baste)

Para o merengue:
50 mL de claras
200 mL de açúcar (meça na parte de mL mesmo)
50 mL de água

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater muito bem a manteiga com o açúcar. Juntar 1 ovo de cada vez, batendo bem após cada adição.Coloque a essência de baunilha e junte o leite, a farinha e fermento peneirados com uma espátula, delicadamente.  Leve para assar em forno preaquecido (180ºC) nas forminhas especiais para cupcakes.

Para o merengue:
Misturar a água com o açúcar e levar ao fogo baixo. Deixar ferver, sem mexer, por cerca de 8 minutos (ou até as bolhas que se formam no centro da panela começarem a subir devagar). O ponto é de fio fino. Enquanto a calda está fervendo, bata as claras até ficarem firmes. Sem desligar a batedeira, acrescente a calda e bata até esfriar e ficar firme.

Para a montagem:
Espere o bolinhos esfriarem. Retire, com o auxílio de uma colher de chá, o miolo dos cupcakes. Há quem aproveite o miolo dos bolinhos para rechear, mas eu desprezo (eu como! hahaha!) e deixo o recheio puro mesmo. Coloque quanto couber de doce de leite. Depois, coloque o merengue já frio num saco de confeitar e decore como quiser. Para dar esse efeito "queimadinho" por cima da cobertura, é necessário ter um maçarico de cozinha. Se você não tem, pode salpicar granulado, chocolate em pó, chocolate picado, vale tudo para decorar o cupcake.

Dicas:

Se estiver muito quente, coloque o merengue na geladeira por um tempo antes de aplicar, assim ele ficará mais firme.
A massa rende cerca de 24 cupcakes, mas a cobertura não dá para isso tudo. A cobertura nessa quantidade deve dar para cobrir bem uns 8 cupcakes.