segunda-feira, 24 de março de 2014

Brownie de Chocolate com Doce de Leite


Gente, já falei do blog A Cozinha Coletiva? Quem não conhece, vale a pena dar uma olhada e se apaixonar pelas receitas e fotos incríveis que o Richie posta sempre. Essa receita é dele, fiz uma alteração - troquei o cacau por chocolate em pó, já que não tinha cacau aqui em casa e também porque aqui em casa preferimos tudo mais docinho. Com cacau deve ser bem interessante, pois não há adição de açúcar, ao contrário do chocolate em pó. Fica a dica para quem gosta de doces mais doces, rs.

Ingredientes:

3/4 xícara (chá) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
3 colheres (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó (ou cacau, se preferir menos doce)
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de leite, se necessário
3/4 xícara (chá) de nozes ou castanhas picadas (usei amêndoas)
1 lata de doce de leite

Modo de preparo:

Unte o fundo de uma fôrma retangular (25x35) com manteiga, coloque uma folha de papel manteiga por cima e unte novamente. Reserve.
Coloque o açúcar numa tigela. Derreta a manteiga e despeje imediatamente por cima do açúcar. Mexa com um fouet e reserve, até que o calor da manteiga derreta levemente o açúcar. Espere a mistura esfriar e incorpore 1 colher bem cheia de doce de leite. Adicione os ovos, um a um, e depois a essência de baunilha. Junte o chocolate e a farinha, misture bem até ficar brilhante. Se ficar muito seco, coloque um pouquinho de leite (não cheguei a usar 1/4 de xícara, usei menos). Por fim, junte as amêndoas passadas na farinha (evita que afundem). Distribua a massa na forma preparada e alise bem a superfície. Coloque o restante do doce de leite às colheradas, sobre toda a massa. Com um garfo, mescle suavemente a massa do brownie com o doce. Leve ao forno preaquecido (170ºC) até que, ao enfiar um palito, ele saia manchado de chocolate (o brownie tem miolo úmido, não deixe secar como se fosse um bolo!).

Dicas:

A principal dica que dou aqui é para você não perder o ponto do brownie! O interior deve ficar úmido e não seco, então tome cuidado para não deixar passar.
Massa de brownie é meio pesada mesmo, mas não tão seca. No meu caso, foi necessário colocar um pouquinho de leite.
Esse doce de leite por cima é um sonho! Fica molinho, mal derretido...! Delícia!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Pavê de Brigadeiro com Maracujá


Combinação mais que perfeita!

Ingredientes:

Para o creme de maracujá:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de chantilly
1 pacotinho de suco de maracujá

Para o creme de brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 barra de chocolate meio amargo picado

Para a montagem e cobertura:
1 pacote de biscoitos tipo "maizena"
Leite para umedecer os biscoitos
1 caixinha de chantilly
1 maracujá pequeno
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) cheia de amido de milho

Modo de preparo:

Para o creme de maracujá:
Bata o chantilly bem gelado com o leite condensado (se estiver gelado, melhor) até ficar cremoso. Juntar o pó do suco de maracujá e bater mais um pouco. Reserve.

Para o creme de brigadeiro:
Misturar todos os ingredientes numa panela de fundo grosso e levar para o fogo médio, mexendo sempre. Quando ficar cremoso (ponto de brigadeiro de copinho), desligue e deixe esfriar.

Para a montagem e cobertura:
Molhe os biscoitos rapidamente no leite. Numa travessa, faça uma camada de biscoitos. Despeje metade do creme de maracujá. Faça outra camada de biscoitos e coloque metade do creme de brigadeiro. Novamente, outra camada de biscoitos, creme de maracujá, biscoitos, brigadeiro e finalize com biscoitos. Cubra com o chantilly batido bem gelado (siga a instrução da caixinha) e faça uma calda de maracujá para decorar: pegue a polpa do maracujá, coloque numa panela e misture com o açúcar. Junte mais ou menos meia xícara de água e o amido de milho dissolvido em um pouquinho de água. Quando começar a ferver e engrossar um pouquinho, retire. Espere esfriar e despeje sobre o chantilly. Leve o pavê para a geladeira e sirva gelado.

Dicas:

Eu detesto sementinha de maracujá, rsrs. Mas acho que fica muito bonita essa calda por cima do doce e resolvi fazer assim. Uma dica para quem também não gostar: use apenas a polpa do maracujá retirando as sementes com uma peneira, e no lugar delas use chocolate picado. Se você encontrar gotinhas de chocolate, sua calda vai ficar ainda mais parecida com a que leva as sementinhas.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Polpettone Recheado



Receitas com carne moída são minhas preferidas, muito versáteis e gostosas. Essa aí eu vi lá no Panelaterapia e na primeira oportunidade fui logo testar. Segui o recheio da Tatiana que usou muçarela, mas depois que preparei pensei em inúmeras possibilidades ainda mais deliciosas (o marido pensou logo em bacon!). Vou repetir a dose, com certeza.

Ingredientes:

350 gramas de carne moída (usei patinho) - usei também um pouquinho a mais de carne, uns 400 gramas
1/2 cebola pequena picada bem miudinha ou ralada
1 colher (sopa) de alho triturado 
1 colher (sopa) de creme de cebola (produto industrializado) - não coloquei
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico (opcional)
1 colher (sopa) cheia de creme de ricota ou creme de leite
Sal (cerca de 1 colher rasa das de sobremesa)
Pimenta do reino a gosto
Cerca de 250 gramas de muçarela ralada (ralo grosso)
Molho de tomate a gosto
Modo de preparo:

Misture bem até virar uma massa homogênea. Forre uma tábua de carne com papel alumínio e unte com óleo por cima (do papel) para manusear a carne sem grudar. Com metade da carne faça um círculo não muito alto. Espalhe queijo muçarela ralado no centro e cubra com a outra metade da carne, unindo bem nas extremidades para não abrir. Repare que fica quase da altura de um hambúrguer.  Grelhe a carne dos dois lados em frigideira antiaderente. Em um refratário ou qualquer recipiente que possa ir ao forno, espalhe uma camada de molho de tomates que pode ser caseiro ou industrializado, coloque o polpettone no centro, cubra com mais queijo ralado e leve para gratinar em forno pré aquecido em 200º.
Dicas:
Se você tem em casa uma omeleteira (aquele par de frigideiras que se encaixam, facilita muito para fritar dos dois lados seja lá o que você estiver fritando), vai tornar o seu trabalho praticamente nulo. Eu tenho e fiz assim: untei uma das frigideiras com um fio de azeite. Espalhei metade da carne por todo o fundo, depois coloquei a muçarela ralada e então fechei com o restante da carne. O bom de fazer com essas frigideiras é que o polpettone fica muito bem fechado, além da facilidade para fritar dos dois lados. Deixe uns 5 minutos em fogo médio, unte a outra frigideira com azeite, tampe e vire para grelhar do outro lado. Se for necessário, torne a grelhar o primeiro lado e faça isso até ficar satisfeito(a) com o  resultado. Depois é só colocar numa travessa que possa ir ao forno, espalhar o molho e mais queijo.
Tome cuidado de não deixar a carne ficar com uma camada muito grossa porque assim pode acontecer de ficar meio avermelhada no centro (mal cozida). Note que usei um pouco mais de carne porque quis cobrir todo o fundo da minha frigideira, mas a Tatiana não fez isso na receita dela.
Serve duas pessoas.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Pane al Latte


Macio e levemente doce, é perfeito para as crianças, mas, servido no café da manhã ou no lanche da tarde, conquista qualquer adulto! Continuo insistindo em aprender a fazer pão. Esse realmente ficou bom. É de origem italiana, tem uma textura aveludada deliciosa. Recomendo servir com bastante manteiga ou até mesmo com geleia, ainda quentinho.
Fonte: Livro "Do Forno para a Mesa" (p. 450).

Ingredientes:

2 colheres (chá) de fermento biológico fresco
200 mL de leite morno
500 gramas de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos, sendo 1 batido para pincelar
50 gramas de manteiga sem sal derretida
Óleo para untar

Modo de preparo:

Dissolva o fermento no leite, junte 2 ovos e misture. Coloque a farinha, o sal e o açúcar em uma tigela e misture bem. Aos poucos, adicione a misture de leite e a manteiga à mistura de farinha, mexendo até formar uma massa leve. Sove por 10 minutos em superfície enfarinhada até a massa ficar uniforme, brilhante e elástica. Coloque em uma tigela untada, cubra com filme plástico e deixe descansar por 2 horas, até dobrar de tamanho. Sobre uma superfície enfarinhada, pressione a massa com o punho. Divida em 5 pedaços, dois deles um pouco maiores que os demais. Sove cada pedaço e modele os rolos: os menores com 20 cm de comprimento e os maiores com 25 cm. Deixe os três menores lado a lado em uma assadeira forrada com papel manteiga. Coloque um rolo maior de cada lado e junte suas extremidades, envolvendo os três rolos menores e dando ao pão uma forma arredondada. Pressione as pontas para não desgrudarem. Cubra com filme plástico untado com óleo e um pano e deixe descansar por 30 minutos a 1 hora, até dobrar de tamanho. Preaqueça o forno a 190ºC. Pincele com o terceiro ovo batido e asse até dourar (o tempo depende de cada fogão). Retire do forno e deixe esfriar um pouquinho antes de servir.

Dicas:

Quase queimei esse pão esperando que a parte de cima ficasse douradinha. Meu forno não tem griil, se o seu tem, recomendo usar quando o pão estiver quase assado.
Se sobrar, guarde dentro de um plástico e amarre bem.
Sovei o pão na batedeira planetária, usando o gancho para massas pesadas.
Fiz metade dessa receita, a receita inteira rende muito.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Cajuzinhos


Dos docinhos de festa tradicionais esse é meu segundo favorito - o primeiro é o brigadeiro! Talvez muitos nem saibam o que é um cajuzinho porque o coitado "saiu de moda" e é raro encontrá-lo nas festas de hoje. Quem não conhece não sabe o que é bom. Acreditem ou não, aprendi a fazer na semana passada. E não é que é simples?

Ingredientes:

500 gramas de amendoim sem pele torrado e moído
100 gramas de biscoito tipo “Maria” moído (usei biscoito tipo "maizena")
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
Leite condensado até dar o ponto
Açúcar cristal para passar os cajuzinhos (passei no açúcar refinado)

Modo de preparo:

Misturar o amendoim, o biscoito e o chocolate em pó. Colocar o leite condensado até dar o ponto de enrolar. Fazer os cajuzinhos e passar no açúcar cristal.

Dicas:

Compre amendoim já torrado e moído que vai facilitar muito o seu trabalho.
Fiz os docinhos no processador de alimentos. Coloquei o biscoito para moer, depois juntei tudo por lá mesmo e fui colocando leite condensado até ficar na textura que eu queria. Se você não tem um processador, o liquidificador serve para triturar os biscoitos (e também o amendoim, se for o caso), mas depois prossiga manualmente, ok?
A textura do docinho vai depender do seu gosto. Se preferir mais úmido, coloque mais leite condensado. Se preferir mais seco, pare de colocar o leite condensado tão logo ele atinja o ponto de enrolar.
Pra facilitar, fiz os docinhos em forma de bolinha mesmo. Modelar algo como um caju para quem não sabe nem modelar uma coxinha é demorado e chato, rs. Se você quiser, também pode decorar colocando meio amendoim por cima do docinho.
Essa receita rende bastante. Como eu queria só testar, fiz 1/3 de receita e renderam cerca de 22 docinhos.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Pavê de Brigadeiro no Potinho


Olha que sobremesa super legal e fácil para você servir depois de um almoço bacana! O bom é que não tem como ficar feio e nem dar errado. Se você não tem esses potinhos (ramequins), pode preparar numa bonita travessa também.

Ingredientes (rende 4 ramequins de 8 cm de diâmetro):
1/2 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite
50 gramas de chocolate meio amargo picado
50 gramas de chocolate ao leite picado
Biscoitos tipo "maria"
Leite para umedecer os biscoitos
Raspas de chocolate ao leite para decorar (se preferir, use chocolate granulado)

Modo de preparo:

Leve para o fogo baixo o leite condensado, o creme de leite e os chocolates picados. Mexa sem parar até o brigadeiro ficar cremoso (o ponto é de creme mesmo, não o de enrolar). Deixe esfriar um pouco e proceda com a montagem: pegue um ramequim, coloque um biscoito (umedeça passando rapidamente pelo leite frio) e por cima junte mais ou menos 1 colher (sopa) do brigadeiro cremoso. Repita o procedimento com os 4 ramequins, terminando com uma camada de brigadeiro. Decore com as raspas de chocolate e leve para a geladeira até o momento de servir.

Dicas:

Os biscoitos do tipo "maria" são muito melhores para este tipo de sobremesa apenas por causa do formato (o biscoito é redondo e se encaixa perfeitamente no fundo do ramequim). Se quiser, pode fazer com o tradicional biscoito tipo "maizena".
Ponto de brigadeiro é algo que se aprende com prática. Nesse caso, queremos um brigadeiro mole, tipo o de copinho para comer de colher. Não gosto muito de determinar o tempo de preparo das receitas porque cada um tem seu fogão, sua panela, etc., mas para vocês terem uma ideia, o tempo de cozimento do brigadeiro após o creme começar a ferver foi de 1 minuto. Quando esfriar, o brigadeiro vai endurecer mais.
Monte os potinhos como preferir: há quem goste de mais camadas de biscoitos e menos creme entre eles; e há quem goste com mais creme e menos biscoitos. Os meus ficaram com 3 camadas de biscoitos e quantidades generosas de brigadeiro entre elas. :-)

terça-feira, 4 de março de 2014

Pão de Ló de Laranja com Amêndoa



Este pão de ló com cobertura é um ótimo acompanhamento para o café da manhã ou da tarde. Muito fofo e leve, não é excessivamente doce. Faz que não tem erro!
Fonte: Livro Bolos para Todos os Gostos (p. 59).

Ingredientes:

Para o bolo:
175 gramas de manteiga sem sal
175 gramas de açúcar (1 xícara de chá)
3 ovos batidos
150 gramas de farinha de trigo com fermento* (1 e 1/4 xícara de chá)
50 gramas de amêndoas moídas
Algumas gotas de essência de baunilha
Lascas de amêndoas e raspas finas de laranja para decorar

Para a cobertura:
280 gramas de cream cheese
2 colheres (sopa) de suco de laranja
2 colheres (chá) de raspas finas de laranja
100 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado (1/2 xícara de chá)

Modo de preparo:

Para o bolo:
Preaqueça o forno a 190º. Prepare uma forma de bolo inglês forrando o fundo com papel toalha. Reserve. Bata a manteiga e o açúcar em creme, até ficar claro e fofo. Acrescente os ovos aos poucos, batendo bem após cada adição. Peneire a farinha sobre a mistura cremosa, incorpore com cuidado as amêndoas moídas e a essência de baunilha, até ficar homogêneo. Despeje a massa na forma preparada, nivele e asse até dourar e o centro do bolo resistir levemente ao toque. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar.

Para a cobertura:
Bata o cream cheese para ficar cremoso. Acrescente o suco de laranja, as raspas e o açúcar de confeiteiro. Bata bem até ficar homogêneo e cremoso. Espalhe a cobertura sobre o bolo, decorando com as lascas de amêndoas e com as raspas de laranja. Sirva em seguida.

Dicas:

*Eu não tenho o costume de usar farinha de trigo com fermento, então uso a farinha comum e depois acrescento o fermento por conta própria. Para essa receita, junte 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, caso não vá usar a farinha já com o fermento.
Bolo bom é bolo fresco, por isso fiz meia receita e rendeu um bolo pequeno e bem baixinho na forma de bolo inglês. Se sobrar, sugiro manter em geladeira, totalmente tampado para evitar que resseque.
Na receita original do livro, a massa era dividida em duas partes e o bolo era assado em 2 formas de 20 cm. Depois deveria ser recheado. Sinceramente, achei muito pouco creme para cobrir e rechear. Além disso, eu queria mesmo um bolo simples, sem recheio.