sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Pão de Azeite
Eu estava com um receio doido de fazer pão de novo porque o último que fiz ficou horrível, até que achei a receita desse pão de azeite nesse delicioso blog aqui. Me pareceu tão fácil, tinha a cara que ia dar certo rsrs. Resolvi arriscar... e não é que deu? Podem fazer sem medo.
Ingredientes:
3 copos* de leite morno
3 ovos
2 tabletes de fermento biológico fresco (15 gramas cada)
1 copo de azeite
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
1 quilo de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de cheiro verde fresco picado
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite, os ovos, o fermento, o azeite, o açúcar e o sal. Despeje a mistura numa vasilha grande e junte a farinha e o cheiro verde. Mexa bem a massa e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume. Não precisa sovar, e a massa fica mole mesmo. Unte e enfarinhe 2 formas grandes para pão. Divida a massa nas formas e deixe crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume novamente. Coloque para assar no forno pré-aquecido (230º C) até dourar. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade para que o fundo do pão não fique úmido.
Dicas:
*Capacidade do copo: 250 mL
Lembre-se que se estiver frio, o pão demora mais para crescer. Deixe num local sem ventilação, abafado com um pano. Eu costumo fazer assim: ligo o forno por uns 10 segundos, desligo e então coloco a massa de pão para crescer lá dentro. Sempre deu certo.
A receita era muito grande e acabei fazendo 1/3 dela. Rende bastante.
Sobrou pão? Então espere esfriar completamente, e então coloque dentro de um saquinho plástico. Ele vai se conservar melhor assim.
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Torta Doce de Massa Folhada
Essa torta eu fiz para lembrar a Torta Chilena que já postei aqui. Dessa vez troquei os recheios e a cobertura, e confesso que gostei mais dessa versão. Também fiz com menos camadas, massa folhada é dose de fatiar, ainda mais se for alta feito uma torre! Ficou fácil demais de fazer, pois comprei a massa pronta, os recheios também... Boa para quando você tiver
Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada pronta
1 lata "Moça Docinho Cremoso" - não sabe o que é, clica aqui
1 copo de geleia de framboesa
1 caixinha de chantilly
Modo de preparo:
A embalagem de massa folhada vem com 10 massas. Unte uma forma grande com óleo e disponha 5 massas, lado a lado. Leve para assar até dourar. Retire as massas assadas e coloque para esfriar, repita o procedimento para assar as massas restantes. Depois, monte a torta. Use uma forma de bolo inglês pequena. Forre com um plástico, coloque 2 massas assadas lado a lado, passe metade da lata de Moça Docinho Cremoso. Faça outra camada com 2 massas lado a lado, e agora passe metade do copo de geleia. Repita o procedimento até terminar com uma camada de massa. Feche o plástico e leve para a geladeira por cerca de 4 horas. Desenforme e então cubra com o chantilly. Decore a gosto.
Dicas:
Chantilly sem cobertura na geladeira resseca. Cubra a torta com filme plástico ou tampa de vidro depois de pronta.
Esse Moça Docinho Cremoso nada mais é do que leite condensado para comer de colher. A nestlé lançou já faz um tempo. Bem gostoso.
Inove nos recheios!
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Nhoque ao Molho de Queijo Camembert
Assim como o queijo gorgonzola, demorei a tomar coragem de experimentar outro queijo feito com "mofo". Como já disse em outras postagens, tenho horror a mofo e levei anos até conseguir provar qualquer coisa que fosse feita com algum tipo de fungo. Venci parte desse preconceito e consegui introduzir mais um da nossa alimentação: o Camembert. Esse queijo de origem francesa tem uma casca branca por fora, aveludada, mas por dentro lembra a consistência de um catupiry. Eu gostei desse queijo e achei que ficou muito bom no molho, o sabor é característico, mais suave que o gorgonzola. Vale a pena experimentar!
Para o nhoque:
2 batatas grandes
1 colher (chá) rasa de maionese
Sal a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto
Para o molho:
125 gramas de queijo camembert (1 latinha)
500 mL de creme de leite fresco
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Para o nhoque:
Cozinhe as batatas como preferir, amasse e deixe esfriar. Junte então a maionese, o sal e farinha de trigo aos poucos, até começar a desgrudar das mãos. A massa não deve ficar dura. Faça bolinhas e cozinhe em água fervente. Quando as bolinhas subirem dentro da panela, estão prontas.
Para o molho:
Numa panela, misture o creme de leite com o queijo e mexa bem até dissolver. Deixe ferver por mais ou menos 1 minuto, tempere a gosto e sirva com o nhoque.
Dicas:
Sempre que faço nhoque, gosto de cozinhar as batatas cortadas em cubos no vapor. Desta forma, absorvem menos água e a quantidade de farinha usada será menor, deixando a massa mais leve.
O ponto da massa do nhoque é bem complicado de acertar e também de explicar. Costumo fazer assim: quando acho que a massa está boa, faço uma bolinha, cozinho e experimento. Se estiver mole, coloco mais farinha.
A casca do queijo camembert não estava "derretendo" totalmente, então peguei o molho, bati no liquidificador e depois voltei com ele ao fogo. Assim, consegui deixá-lo bem homogêneo.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Bolo de Chocolate Crocante
Achei essa receita no site Pilotando um Fogão, mais especificamente na seção Pilote uma Ideia, onde o leitor manda suas receitas e a Ale, dona do site, publica. Achei bastante interessante o fato da dona da receita ter mencionado que o bolo fica com uma casquinha crocante, isso me deixou doida de vontade! Fui correndo testar a receita, e não é que fica mesmo? Esse bolo nada mais é do que um brownie, só não leva as castanhas. Muito gostoso!
Ingredientes:
180 gramas (3/4 de xícara de chá) de manteiga ou margarina
1 xícara de chocolate em pó
140 gramas (1 xícara de chá) de farinha de trigo
360 gramas (2 xícaras de chá) de açúcar
4 ovos inteiros
1 colher (chá) de fermento
Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com a manteiga. Quando derreter, retire do fogo, passe para uma vasilha e acrescente o chocolate, a farinha de trigo, o açúcar, os ovos e o fermento. Mexa para misturar os ingredientes. A massa fica meio grossinha mesmo. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno a 180° por 30 ou 40 minutos. Só abra o forno depois de 30 min. Se estiver sequinho por cima, mesmo que você faça o teste do palito e ele não saia limpo, está pronto! Espere esfriar e desenforme.
Dicas:
Gente, a casquinha crocante só "aparece" quando o bolo está totalmente frio! E o miolo fica molhadinho mesmo, como no brownie. Outra dica interessante é consumir esse bolo em no máximo 2 dias. Como todo brownie, ele vai ficando duro e seco à medida que o tempo passa, e isso não demorar a acontecer.
Fiz meia receita desse bolo. Eu gosto dele mais "baixinho" na forma, então usei uma forma meio grande de propósito.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Pastelzinho de Forno aos 3 Queijos
Já fiz essa receita antes, só que com recheio de carne. A outra versão pode ser vista aqui. Gosto bastante dessa massa porque é muito fácil de fazer, e fica bem levinha. Agora resolvi testar com recheio de queijo e acho que ficou até mais gostoso.
Ingredientes:
Para a massa:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de creme de leite
Farinha de trigo para enfarinhar
Margarina para untar
1 gema para pincelar
Para o recheio:
300 gramas de catupiry
80 gramas de gorgonzola
200 gramas de muçarela
Modo de preparo:
Para a massa:
Numa tigela, misturar os ingredientes da massa, esfarelando com as mãos e misturando até obter uma bola. Embrulhar em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Em outra tigela, misturar os ingredientes do recheio. Abrir a massa com auxílio de um rolo em uma superfície enfarinhada e corte a massa em círculos, usando um copo. Rechear com porções iguais de recheio e fechar, apertando levemente com um garfo. Transferir para uma fôrma untada, pincelar com a gema e levar ao forno médio, pré-aquecido, por 20 minutos ou até dourar. Servir em seguida.
Para o recheio:
Numa panela, derreta o catupiry (fogo baixo, mexendo sempre). Junte a muçarela e o gorgonzola até incorporar bem. Desligue o fogo e espere esfriar.
Dicas:
O recheio deve ser colocado frio sobre a massa. Espere esfriar bem antes de rechear.
Aperte muito bem os pastéis quando for fechá-los, caso contrário, irão abrir enquanto assam.
Sobrou um pouquinho de recheio para essa quantidade de massa.
Eu gosto de retirar a gordura que os queijos soltam no recheio enquanto ele vai esfriando, mas aí fica a seu gosto.
Assinar:
Postagens (Atom)