terça-feira, 30 de agosto de 2016
Anéis de Cebola com Queijo
Olha gente, não vou mentir: essa receita é muito chata de fazer! Mas o que tem de chata, tem de gostosa. Vi o vídeo do Tastemade que estava rodando no Facebook e tive que testar. Parece fácil mas não é: as cebolas quebram muito facilmente, o queijo sai, o empanamento (que eu já não gosto de fazer) faz aquela meleca... mas enfim, de vez em quando rola, principalmente porque é muito bom.
Ingredientes:
Cebolas grandes (eu usei 4, apenas as rodelas do meio. Guardei os anéis menores e os que se quebraram para outros fins)
Muçarela para rechear
2 ovos batidos
Farinha de trigo para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Corte as cebolas em rodelas grossas. Retire os anéis, separando-os de 2 em 2. Corte um pedaço de muçarela da mesma espessura que o anel de cebola que você cortou e insira-o entre os dois anéis (se não entender, clique no link do Tastemade acima para ver o vídeo). Passe o anel recheado pela farinha de trigo, depois pelos ovos batidos e finalmente pela farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva.
Dicas:
Tempere a farinha de rosca com um pouquinho de sal e pimenta, fica ótimo!
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Bolo de Maçã
Nunca tinha feito bolo de maçã e essa receita foi um achado! A textura da massa fica ótima e o gosto, bem suave. Tem maçã sobrando em casa? Então já sabe onde usar!
Fonte: Edu Guedes
Ingredientes:
1 xícara (chá) de óleo
3 ovos
2 maçãs com casca picadas
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
Em um liquidificador, coloque as maçãs picadas, o óleo e os ovos. Bata bem até ficar um líquido homogêneo. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Despeje em uma vasilha grande e misture com um fouet a farinha, a canela e o fermento peneirados. Coloque para assar em uma forma untada e enfarinhada (forno preaquecido) até passar no teste do palito. Espere esfriar e desenforme.
Dicas:
Se quiser, faça uma cobertura: misture 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro com 1 colher (chá) de canela e 1 a 2 colheres (sopa) de leite. Espalhe sobre o bolo.
Também fica bom polvilhar uma mistura de açúcar e canela por cima do bolo quente.
terça-feira, 23 de agosto de 2016
Cupcakes Nega Maluca
Receita coringa de bolo de chocolate lá do livro do Caio Novaes. Pode fazer em forma de cupcakes (com ou sem recheio - esses estão sem recheio, mas fartos de cobertura!) ou em uma forma média a grande porque o bolo rende bastante. Olha como é fácil e rápido:
Fonte: As famosas receitas do Ana Maria Brogui (p. 148).
Ingredientes:
Para o bolo:
250 gramas de farinha de trigo
400 gramas de açúcar
100 gramas de chocolate em pó
250 mL de óleo
120 mL de água fervendo
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento
Para a cobertura:
1 lata de leite condensado
170 gramas de chocolate ao leite e/ou meio amargo (eu uso uma mistura dos dois para não ficar muito doce)
1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo:
Misture em uma tigela a farinha, o açúcar, o chocolate e o óleo. Depois, adicione a água fervente e mexa. Acrescente os ovos, o fermento e misture até a massa ficar homogênea. Despeje em formas para cupcake ou em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar em forno preaquecido até passar no teste do palito.
Para a cobertura:
Leve tudo ao fogo médio em uma panela de fundo grosso e mexa até ficar em ponto de brigadeiro mole. Espere ficar morno (a cobertura vai ganhar mais consistência enquanto isso) e coloque por cima dos cupcakes.
Dicas:
A receita rende cerca de 24 cupcakes. Dependendo de quanta cobertura você colocar, talvez essa quantidade não seja o suficiente para cobrir todos. Eu fiz apenas 6 cupcakes (1/4 da receita) e metade da receita da cobertura, pois gosto com muuuuito brigadeiro.
sexta-feira, 19 de agosto de 2016
Pizza Invertida
Adoro essas receitas criativas! Essa passou no programa da Ana Maria Braga - trata-se de uma pizza feita "de cabeça para baixo", ou seja, primeiro você coloca os ingredientes do recheio em um refratário e depois cobre com a massa! Muito gostosa, diferente e fácil.
Fonte: Mais Você (Nathalia, obrigada pela dica!).
Ingredientes:
Para a massa:
175 gramas de farinha de trigo (cerca de 1 e 1/2 xícara (chá) não muito cheia)
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento biológico seco
6 colheres (sopa) de água morna
1 colher (sopa) de azeite
Para o recheio:
200 gramas de muçarela em fatias
200 gramas de presunto em fatias
Palmito a gosto (usei meio vidro grande)
Ervilhas a gosto (usei cerca de 100 gramas)
Molho de tomates a gosto
Catupiry a gosto
Orégano
Modo de preparo:
Para a massa:
Misture todos os ingredientes, acertando o ponto da massa com a água. Quando formar uma bola, amasse muito bem (cerca de 5-7 minutos) e deixe descansar em lugar abafado por mais ou menos 1 hora.
Para a montagem:
Pegue uma forma que possa ir ao forno. A Ana Maria fez em cumbucas individuais (eu até tenho algumas, mas como não sei se podem ir ao forno usei uma forma de porcelana para torta). Unte esse refratário com manteiga e espalhe uma grossa camada de muçarela (precisa ser bastante mesmo para fazer uma espécie de "cama" para o recheio não queimar e nem escapar na forma). Coloque depois o presunto, o palmito, as ervilhas, o catupiry e finalize com o molho (eu até dispensaria o molho, fique à vontade!) e orégano. Estique a massa e cubra toda o recheio, grudando a beirada da massa no lado de fora da forma. A massa não pode ser fininha! Leve para assar em forno preaquecido até dourar. Retire, passe uma faca para soltar as beiradas da massa e desenforme cuidadosamente, virando sobre o prato que vai servir.
Pizza crua pronta para ir ao forno
Pizza já assada, pronta para desenformar
Dicas:
A receita de massa que a Ana Maria faz é outra. Resolvi fazer essa porque eu queria uma quantidade que desse certinha na minha forma e não sobrasse. A que passou no programa é grande e rende muito. Minha forma de porcelana tem 20 cm.
O recheio pode ser o que você quiser. Os únicos requisitos são ter bastante muçarela, fazendo aquela "caminha" que expliquei acima; e evitar ingredientes que soltam água, como tomates por exemplo. Eu achei desnecessário o molho, pois a muçarela solta líquido enquanto a pizza assa.
Coloque uma outra forma qualquer por baixo para evitar que o recheio queime antes da massa terminar de assar.
terça-feira, 16 de agosto de 2016
Canelone de Abobrinha
Eu gosto muito dessas "receitas que enganam" - para mim, é uma forma de transformar algum legume insosso em algo realmente gostoso. Tenho certeza de que muita gente comeria esse canelone sem saber que a massa é na verdade uma fatia de abobrinha bem fininha sem nem desconfiar. E olha só como é fácil de fazer:
Ingredientes:
1 abobrinha grande
10 fatias de presunto
10 fatias de muçarela
Requeijão cremoso (o quanto baste)
Molho de tomates (pode usar algum pronto ou caseiro)
Queijo parmesão para polvilhar
Modo de preparo:
Corte a abobrinha crua em fatias bem finas (o número de fatias vai depender do tamanho da abobrinha). Tempere cada uma com sal e pimenta. Então corte a fatia de presunto e a de queijo de forma que cada pedaço cubra totalmente a fatia de abobrinha, assim:
Coloque cerca de 1 colher de chá de requeijão em uma das extremidades, e enrole a fatia a partir dessa ponta, até formar um rolinho:
Faça isso até terminar as fatias de abobrinha. Disponha os rolinhos em um refratário e cubra com molho de tomates. A quantidade de molho deve cobrir bem os rolinhos (não precisa fazer uma piscina de molho, mas deve haver uma quantidade suficiente para cozinhá-los - se chegar até a metade deles, já está bom). Polvilhe parmesão e leve para assar em forno médio (preaquecido) até que as abobrinhas fiquem macias.
Dicas:
O molho não pode estar muito grosso, pois os canelones irão cozinhar nele; também não pode ser tão ralo, pois a abobrinha vai soltar água nesse molho enquanto cozinha, deixando-o ainda mais ralo). Se for usar molho pronto, coloque mais ou menos 1/2 xícara de água para cada lata ou sachê de molho utilizado.
Pode variar os recheios - outros tipos de queijos; queijo com frango; queijo com carne; etc.
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
Cheesecake de Nozes
A ideia surgiu de um post no facebook lá da página do Tastemade. Na verdade, era para ser uma cheesecake de bombom Ferrero Rocher, mas acreditem, no dia que resolvi fazer não encontrei o bendito bombom para comprar. Daí fiz uma adaptação com nozes e deu muito certo. Nessa receita, também chamou minha atenção o fato da base ser feita com Sucrilhos, fica crocante e bem diferente do usual.
Ingredientes:
200 gramas de flocos de milho
70 gramas de manteiga sem sal derretida
4 colheres (sopa) de cacau em pó - usei chocolate em pó
200 gramas de nozes
500 gramas de cream cheese
2 caixinhas de creme de leite
85 gramas de açúcar
½ colher (chá) de essência de baunilha
1 barra (170 gramas) de chocolate meio amargo
Modo de preparo:
Triturar os flocos de milho, juntar a manteiga derretida e o cacau (ou chocolate) em pó. Forrar o fundo de uma forma (22-25 cm) de aro removível e levar para a geladeira por cerca de 30 minutos. Processar as nozes, juntar o cream cheese, o açúcar, 1 caixa de creme de leite e a baunilha e bater até que os ingredientes se incorporem. Despejar sobre a base e nivelar com uma espátula. Levar para a geladeira até o creme firmar (cerca de 2 horas). Derreter o chocolate junto com o creme de leite e colocar sobre a torta. Levar novamente para a geladeira por mais 2 horas. Deserformar e servir gelado.
Dicas:
Se você quiser fazer a cheesecake com os bombons Ferrero, basta substituir as nozes por avelãs; e colocar 8 bombons por cima da torta já finalizada.
A base com sucrilhos é crocante e diferente, mas eu sinceramente prefiro a base comum com biscoitos tipo "maizena/maria". Se você quiser substituir a base, use cerca de 200 gramas de biscoitos.
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
Bolinho de Mandioca com Carne
Sobrou carne de churrasco ou até mesmo qualquer sobrinha de carne e você não sabe o que fazer com ela? Então já tem uma opção. Esse bolinho delícia de mandioca pode ser feito com qualquer carne. Evita o desperdício e você ainda tem uma opção diferente para usar as sobras, ao invés de tacar tudo no molho do macarrão (confessa que você faz isso - eu faço! rsrs).
Ingredientes:
500 gramas de mandioca cozida
Sobras de carne (eu usei sobras de carne de porco - uns 200-250 gramas mais ou menos)
1 gema
1/2 cebola picadinha
Cheiro-verde a gosto
Sal e pimenta a gosto
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Processe as sobras de carne até ficar tudo uniforme. Reserve. Amasse a mandioca cozida ainda quente. Junte a carne, a cebola, o cheiro-verde, a gema e os temperos. Misture tudo muito bem com as mãos (se você tiver um moedor em casa, pode passar a massa uma vez nele - ajuda a dar liga e deixa o bolinho mais uniforme; se você não tem, não tem problema porque o bolinho dá certo do mesmo jeito, provavelmente terá apenas um aspecto mais rústico). Unte as mãos com óleo e faça bolinhas médias. Empane com a farinha de rosca e frite em óleo quente.
Dicas:
Cuidado na hora de temperar a massa. Dependendo da sobra de carne que você usou, pode ser que precise de bem pouco sal.
Pode usar mais de 1 tipo de carne no bolinho. Se você não tem processador de alimentos, triture a carne no liquidificador ou na faca mesmo (tem que ficar muito bem picada, dá trabalho mas não é impossível).
Essa receita rende mais ou menos 25 bolinhos.
segunda-feira, 1 de agosto de 2016
Bolo Chiffon de Laranja
Um arraso esse bolo que achei no blog do Richie, A Cozinha Coletiva. Quem não conhece, vale muito dar uma passada por lá. As fotos são de profissa e as receitas são um encanto. A receita original era com tangerina, mas fiz com laranja mesmo porque era o que eu tinha em casa. O sabor fica bem suave e é absurdamente macio. Entrou para a lista dos meus bolos preferidos.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo, menos duas colheres (sopa) - meça a xícara e retire as colheres da farinha medida
2 colheres (sopa) de amido de milho
4 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo de girassol, canola ou outro óleo vegetal sem sabor
6 gemas em temperatura ambiente
2 colheres de sopa bem cheias de raspas da casca da laranja (ou tangerina)
1/2 xícara (chá) de suco de laranja natural, espremido na hora
1/4 de xícara (chá) de água gelada
6 claras em temperatura ambiente
1/4 de colher (chá) de cremor tártaro - se não encontrar, não use
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC. Peneire juntos, em uma tigela grande, a farinha, o amido, o fermento, o
sal e 1 xícara do açúcar. Peneire a mistura mais uma vez. Faça uma cavidade no meio da mistura de farinha e junte o óleo, as
gemas, as raspas e o suco de tangerina e a água gelada. Bata com um
fouet até a massa ficar lisa e homogênea.
Na batedeira, em velocidade médio-alta, bata as claras com o cremor
tártaro até conseguir picos moles. Com a batedeira ligada adicione a 1/2
xícara de açúcar restante aos poucos, colherada por colherada, até que o
merengue alcance picos firmes e fique liso e brilhante.
Adicione metade do merengue à massa e misture, com uma espátula ou
colher grande, delicadamente, fazendo movimentos circulares de cima para
baixo. Junte o restante do merengue e incorpore da mesma forma, sem
misturar demais.
Passe a massa para uma fôrma de bolo chiffon de 25 cm untada e enfarinhada (eu não tenho essa forma especial, usei uma forma comum com furo no meio). Leve ao forno até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Não
deixe assar demais. Retire do forno e espere esfriar completamente antes de desenformar. Passe o bolo para o prato de servir e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Dicas:
Acho que este bolo dá certo e fica muito com qualquer suco cítrico! Experimenta!
Assinar:
Postagens (Atom)