terça-feira, 15 de agosto de 2017

Pizza Caseira com Borda Recheada


Eu adoro massa caseira, seja ela qual for. As de pizza parecem trabalhosas, mas não são. Exigem tempo, apenas. Uma pizza caseira oferece a deliciosa vantagem de você escolher a qualidade e quantidade de recheio, além de poder rechear a borda como quiser. Vale a pena.
Fonte: Coleção 500 pizzas & pães (p. 20).

Ingredientes:

Para a massa:
1 colher (chá) de fermento biológico
300 mL de água morna
1 colher (chá) de sal
250 gramas de farinha de trigo tipo 00 (se não encontrar, use a farinha comum mesmo)
115 gramas de farinha de trigo comum (tipo 01)

Para o recheio:
300 gramas de frango cozido e desfiado
150 gramas de bacon
1/2 lata de milho verde
1 tomate grande fatiado
Cerca de 200 gramas de catupiry
Cerca de 200 gramas de muçarela ralada (ralo grosso)
Orégano a gosto
Molho de tomate caseiro ou industrializado (se estiver com tempo sobrando, um bom molho caseiro valoriza sua pizza)
Palitos de algum queijo de sua preferência (nessa eu usei queijo meia cura) - corte da espessura e tamanho de 1 dedo

Modo de preparo:

Para a massa:
Misture os dois tipos de farinha e reserve. Dissolva o fermento na água morna em uma tigela para batedeira e deixe por 5 minutos. Junte o sal e comece a bater, adicionando a farinha misturada aos poucos. Quando estiver começando a formar a massa, instale a pá em gancho e bata por 4-5 minutos, até obter uma massa lisa e elástica. Se sua batedeira não for planetária, faça manualmente. Coloque a massa em uma tigela untada com azeite, girando-a para que fique levemente coberta de azeite. Cubra com papel toalha e reserve em local aquecido por 2-3 horas, até a massa quase dobrar de volume. O ideal é assar a pizza em uma forma de pedra. Se você tiver uma, coloque-a no forno e preaqueça na temperatura máxima. Se não tiver, faça em uma forma comum e não precisa preaquecer. Eu até tenho a forma de pedra, mas como queria rechear a borda, preferi fazer na de alumínio. Enquanto a forma aquece, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, tomando o cuidado de sobrar mais ou menos 3 cm de borda de massa além da forma. Polvilhe bastante fubá sobre a forma que for utilizar (é para a pizza não grudar), transfira a massa cuidadosamente. Coloque os palitos de queijo nas extremidades da forma, fazendo todo o círculo. Feche a borda, apertando muito bem para o queijo não vazar ao derreter. Espalhe o recheio e leve para assar até dourar levemente.

Para o recheio:
Aqueça uma frigideira antiaderente e doure o bacon em sua própria gordura. Junte o frango e misture bem. Acrescente o milho verde, mexa mais um pouco. Acerte o sal e a pimenta. Desligue o fogo e reserve até esfriar. Espalhe o molho sobre a massa e coloque todo o recheio. Junte as rodelas de tomate, porções de catupiry e finalize com a muçarela ralada e o orégano.

Dicas:
O problema de fazer essa massa na mão é que ela é grudenta e pegajosa e você certamente irá colocar muito mais farinha do que o necessário. As vezes, precisa de mais um pouquinho (ou menos), mas isso vai depender da qualidade das farinhas que você está utilizando. Enfarinhe a bancada e sove, mas nada de encharcar a massa com farinha para desgrudar das mãos, pois você irá perder o ponto.
Se preferir preparar a massa de véspera, cubra a tigela com filme plástico e deixe na geladeira. Retire 1 hora antes de usar.
Essa quantidade de massa dá para 2 pizzas de 30 cm. Aqui em casa, fiz uma bem grande (40 cm) e assei uma outra pequena de 20 cm.
Quanto mais farinha você usar para abrir as bordas, mais difícil ficará para fechá-las. Se estiver difícil de grudar a borda recheada, pincele clara de ovo.
Se você ainda não domina a técnica de rechear as bordas (meu caso), sugiro que você comece usando um queijo mais firme como muçarela, minas padrão, etc. Só depois passe para o catupiry. Eu sei que o catupiry e outros queijos moles são a preferência, mas é muito mais difícil enfiar uma pasta de queijo dentro dessa massa delicada do que um palito de algum queijo firme.
Recheie a pizza como desejar. Lembre-se de que quanto menos recheio você colocar, melhor a massa vai assar, infelizmente. Confesso que dessa vez não dei muita bola para isso não :-D

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Bolo Churros


Eu adoro essas modinhas de receitas que circulam pela internet. A modinha da vez é o famoso bolo churros. Depois de ler as inúmeras variações da receita, resolvi adaptar uma versão que me agradasse e o resultado foi esse. É um bolo simples de fazer e dá AQUELE toque no seu lanche. Faz aí e me conta! :-)

Ingredientes:

Para a massa:
2 ovos
100 gramas de manteiga (não use margarina) - em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Para o recheio e a cobertura:
Doce de leite pastoso de boa qualidade (o quanto baste) - usei cerca de 300 gramas no total
1 colher (sobremesa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de canela

Modo de preparo:

Para a massa:
Peneire juntos a farinha, o sal e o fermento. Reserve. Bata muito bem a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata mais, até a mistura ficar clara. Diminua a velocidade da batedeira e coloque os ovos, um a um, batendo sempre a cada adição (pode acontecer da massa talhar nesse momento. Se isso ocorrer, não se preocupe, os ingredientes costumam dar liga novamente na junção da farinha, e isso não altera o resultado final e nem o sabor). Desligue a batedeira e vá alternando a mistura peneirada da farinha com o leite, mexendo com um fouet (ou na velocidade mínima da batedeira, brevemente). Unte e enfarinhe uma forma pequena com furo no centro. Despeje toda a massa, nivele-a e por cima coloque colheradas de doce de leite (eu uso uma colher de chá bem cheia para porcionar). Leve ao forno preaquecido e asse até passar no teste do palito. Espere esfriar uns 10 minutos e desenforme sobre um prato de servir.

Para a cobertura:
Derreta a manteiga e pincele por todo o bolo ainda morno. Polvilhe a misturinha de açúcar com canela, incluindo as laterais (faça com as mãos).
Em uma panela, coloque aproximadamente 3 colheres (sopa) cheias de doce de leite e leve ao fogo junto com 1 colher  (sobremesa) de leite. O doce deve derreter, se misturar com o leite e ficar cremoso. A quantidade de leite utilizada vai depender da qualidade do seu doce - se ainda estiver firme, coloque mais um pouquinho de leite. O ponto é como de um brigadeiro mole e deve ficar no fogo apenas para ficar cremoso, não precisa nem esquentar demais. Espalhe o doce por cima do bolo imediatamente e sirva.

Dicas:
Saiba que o doce de leite que você coloca sobre a massa crua vai descer, não tem jeito. Fica aquela porção de doce no fundo do bolo - o que eu achei muito gostoso, pois assim tem doce em cima e embaixo.
Sempre use ingredientes de qualidade e na temperatura ambiente. Nunca use margarina nos bolos (exceto se a receita pedir, categoricamente). Doce de leite de qualidade também é um diferencial.
Essa quantidade é para uma forma redonda pequena. Se você quer fazer aquele bolão redondo, dobre a receita.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Torta de Frigideira







Torta é um nome bastante adequado para essa receita, mas fica parecendo uma pizza, já que não leva cobertura. A ideia eu tirei do Tastemade. Na verdade, o recheio era mais elaborado, com frango e um molho bem interessante, mas eu não tinha frango em casa e resolvi apelar para o que tinha na geladeira mesmo: peito de peru, ervilhas, pimentão, catupiry e muçarela. Achei a receita bem prática e gostosa, mas requer uma boa frigideira antiaderente.

Ingredientes:

Para a massa:
1 ovo
1 xícara (chá) de leite
1/4 xícara (chá) de azeite
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de fermento em pó

Para o recheio:
200 gramas de peito de peru
100 gramas de ervilhas (congeladas)
200 gramas de muçarela
200 gramas de catupiry
1/2 pimentão amarelo

Modo de preparo:

Para o recheio:
Em uma vasilha grande, misturar o peito de peru picadinho, a muçarela (ralada ou picadinha), o pimentão cru em cubinhos e as ervilhas já descongeladas (basta colocar em água fervente e deixar por uns 3 minutos).

Para a massa:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento que deve ser misturado manualmente. Despeje o conteúdo em uma frigideira grande (a minha tem uns 40 cm) e coloque o recheio por cima, finalizando com porções de catupiry que devem ser colocadas cuidadosamente (já que a massa é mole). Leve ao fogo baixo e tampe a frigideira por cerca de 5 minutos. Sirva quente.

Dicas:
Se você não tem uma frigideira tão grande, pode usar uma menor e fazer 2 tortas menores. O importante é que o antiaderente esteja bom e que você consiga tampar de alguma forma, mesmo que a frigideira não tenha tampa (use a tampa de outra panela, improvise!).
Fique de olho para não queimar o fundo da torta (a minha quase queimou), pois o tempo de cozimento depende do tamanho e espessura da sua frigideira, da chama do fogão, etc.
Qualquer recheio que você goste é válido aqui.