terça-feira, 31 de janeiro de 2017
Focaccia de Pizza
Essa receita é na verdade uma variação da focaccia tradicional que já postei aqui antes. A massa é feita do mesmo jeito, mas a cobertura pode variar conforme seu gosto. Em Roma notei que eles fazem muita focaccia, de tudo que é sabor, e é uma delícia! Aqui em Niterói tem uma boulangerie que eu gosto muito, eles vendem focaccias de cebola, de tomate, e de legumes variados. Uma delícia experimentar as variações!
Ingredientes:
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
425 gramas de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
2 colheres (chá) de sal
90 mL de azeite, mais um pouco para untar
Tomate, presunto e muçarela (o quanto baste)
Orégano para polvilhar
Dissolva o fermento em 4 colheres (sopa) de água morna, deixe 5 minutos e mexa uma vez. Misture a farinha e o sal em uma tigela grande e faça uma cova no meio. Junte o azeite, o fermento e 240 mL de água morna. Aos poucos, misture os ingredientes até obter uma massa uniforme. A massa deve ficar macia e grudenta. Resista à tentação de acrescentar farinha! Polvilhe farinha na massa e sove por 5-7 minutos em superfície enfarinhada. A massa deve ficar uniforme e elástica. Coloque-a em uma tigela untada com azeite. Cubra com um pano úmido e deixe por 1h-1h30, até dobrar de tamanho. Em superfície enfarinhada, pressione a massa para tirar o ar. Cubra com pano seco e deixe descansar por 5 minutos. Pincele a fôrma com azeite. Coloque a massa na fôrma. Espalhe-a para distribuí-la de modo uniforme. Cubra com o pano e deixe descansar por 35-45 minutos até estufar. Preaqueça o forno a 200ºC. Espalhe o presunto e a muçarela picadinhos sobre a massa, cubra totalmente com rodelas bem finas de tomate. Coloque o azeite restante sobre a massa e salpique orégano. Asse na grade superior do forno até dourar. Transfira para uma grelha até esfriar.
Dicas:
Essa massa é grudenta e chata de sovar. Se você tiver uma batedeira planetária, pode fazer a massa nela - e vai ser bom porque assim você irá resistir à tentação de colocar mais farinha. Algumas vezes realmente é necessário colocar mais farinha (ou até menos) por causa das variações que há no mercado, mas nessa receita a massa fica grudenta mesmo. Se a massa estiver sem formato, mole, aí sim você pode acrescentar mais um pouquinho. Mas tome cuidado nessa hora, coloque mais se for realmente necessário.
É importante que os tomates sejam fatiados bem fininhos, para evitar que soltem aquele aguaceiro na massa.
Sempre faço metade dessa receita, que é para acabar tudo na hora. A receita inteira serve 4 pessoas.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2017
Bobó de Frango
Aqui em casa não gostamos de camarão. Logo que vi essa receita de bobó de frango no livro Cozinha Prática da Rita Lobo (p. 166), já fui logo comprar os ingredientes para testar. O modo de preparo é igualzinho ao bobó tradicional! Se você não abre mão do camarão, é só substituir o frango. Eu adorei o resultado!
Ingredientes:
500 gramas de peito de frango bem limpo, sem pele e sem osso (usei sassami, são mais úmidos e macios)
500 gramas de mandioca
1 pimentão vermelho
1 tomate maduro
1 cebola
3 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça
1/2 xícara (chá) de leite de coco (cerca de 120 mL)
Caldo de 1 limão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de azeite de dendê
1/4 xícara (chá) de folhas de coentro
Sal a gosto
Modo de preparo:
Corte a mandioca em pedaços médios e transfira para uma panela de pressão. Cubra com água, regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Enquanto isso, corte o frango em cubos médios (cerca de 2,5 cm), transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão. Descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque, retire as sementes e corte o pimentão e o tomate em cubinhos; lave e seque as folhas de coentro; retire as sementes e fatie fino a pimenta dedo-de-moça. Após os 25 minutos, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Reserve a água do cozimento e transfira a mandioca para o copo do liquidificador. Junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso. Reserve. Leve ao fogo médio uma panela grande. Quando estiver quente, regue com 2 colheres do azeite de oliva e doure os cubos de frango aos poucos, sem cobrir todo o fundo da panela (se colocar todos numa tacada só, em vez de selar e dourar, vão cozinhar no próprio líquido). Vire os cubos para dourar por igual. Transfira para outra tigela e repita com o restante do frango (não descarte o caldo de limão). Mantenha a panela em fogo médio e faça a deglaçagem: regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento da mandioca e o caldo de limão em que o frango foi temperado; misture bem, raspando os queimadinhos formados no fundo. Transfira esse caldo para a tigela com o frango, passando por uma peneira. Diminua o fogo e, na mesma panela, adicione o azeite restante, a cebola e o pimentão. Refogue por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Junte o tomate e misture até desmanchar os cubinhos. Por último, adicione o alho e a pimenta dedo-de-moça. Refogue por mais 1 minuto. Acrescente o creme de mandioca ao refogado e misture bem. Quando ferver, volte o frango (com o caldo) para a panela, misture e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Junte o leite de coco, o azeite de dendê e misture bem. Prove e tempere com sal a gosto. Desligue o fogo, salpique com as folhas de coentro e sirva a seguir, acompanhado de arroz branco.
Dicas:
Adaptei a receita de acordo com o nosso gosto: não coloquei pimenta dedo-de-moça (usei pimenta branca moída na hora) e nem o coentro (detesto!), que substitui por salsinha.
Para facilitar e acelerar o preparo, você pode usar mandioca já cozida e embalada à vácuo. Você acha nos melhores mercados. Partindo dela, você abre a embalagem e coloca em água fervente por 1 minutinho, só para dar uma leve amolecida e também para ter a água do cozimento que é usada na receita.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
Vulcão de Carne com Queijo e Bacon
Vi essa delícia aqui no site do Tastemade. Quem quiser ver o vídeo, clica aqui. Dispensa apresentações, não é? Vou só reforçar a facilidade e a praticidade da receita.
Ingredientes:
500 gramas de carne moída
Sal e pimenta a gosto
Cheiro-verde a gosto
1 ovo
1 dente grande de alho amassado (ou alho em pó, como é usado na receita original)
Bacon em fatias
Queijo muçarela o quanto baste
Óleo para untar
Modo de preparo:
Tempere a carne com o sal, a pimenta, o alho e o cheiro-verde. Coloque o ovo e misture bem até ficar homogêneo. Pegue porções da carne, faça bolinhas (cerca de 80 gramas) e enrole 1 fatia de bacon, formando um medalhão. Pressione o centro do medalhão com o dedo, formando uma espécie de "cova". Disponha sobre uma forma untada com óleo e coloque o queijo muçarela (ralado ou picado) dentro da cova. Asse até dourar levemente em forno médio, preaquecido, e sirva imediatamente.
Dicas:
Meio quilo de carne rende cerca de 9 ou 10 vulcões (depende do tamanho que você fizer).
Se preferir, pode usar queijo prato ou catupiry com um pouco de parmesão por cima.
Vou logo avisando que o bacon não fica crocante, não espere que isso aconteça.
Pode ser que solte um pouco de água dos vulcões (já fiz essa receita mais de 1 vez - da primeira quase não saiu água; da segunda, saiu muita! Faz diferença o forno e o tipo de forma utilizados). Se soltar água, tente escorrer um pouco para que a carne fique mais sequinha e com melhor aspecto.
Sirva imediatamente e consuma bem quente (ao esfriar, a carne fica um pouco seca).
quinta-feira, 12 de janeiro de 2017
Rocambole de Batata e Cenoura com Presunto e Queijo
Fiz essa receita há um tempão e acabei esquecendo de postar! A ideia eu peguei na página do ChefClub Brasil, no Facebook. Modifiquei um pouquinho a receita colocando muçarela em fatias, passando requeijão e picando a cebola beeem fininha. Não vou mentir: é meio chatinho de fazer (como qualquer rocambole). Aqui em casa gostamos muito!
Ingredientes:
3 batatas médias
3 cenouras pequenas (eu usei 2 cenouras médias)
1 cebola finamente picada (pode ralar, se preferir)
2 ovos inteiros
Cheiro verde a gosto
Sal e pimenta
100 gramas de presunto
100 gramas de muçarela
Requeijão para passar (pode ser creme de ricota, maionese ou o que vc preferir)
Manteiga/margarina/óleo para untar
Papel manteiga para forrar
Queijo parmesão para polvilhar
Modo de preparo:
Rale as batatas e as cenouras (ralo grosso). Reserve. Bata os ovos levemente e misture com as batatas e cenouras raladas. Junte a cebola, o cheiro verde e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture tudo muito bem. Abra uma folha de papel manteiga em uma assadeira grande. Unte bem o papel com margarina, manteiga ou óleo. Coloque a massa sobre o papel, espalhando na forma de um retângulo. Deve ficar assim:
Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 30 minutos, ou até que a massa fique "unida", formando um bloco único. Retire do forno, espalhe o requeijão, coloque o presunto e a muçarela. Enrole no sentido do comprimento, formando um rocambole. Polvilhe parmesão por cima. Leve novamente ao forno apenas para o queijo derreter. Retire delicadamente do papel e sirva.
Dicas:
Ainda não repeti essa receita, mas quando fizer de novo, pretendo dar uma pré-cozida nas batatas e nas cenouras. Achei que, mesmo após 30 minutos de forno, ficaram um pouco duras (principalmente a cenoura). Também acho interessante colocar apenas 1 cenoura de tamanho maior e se for o caso, aumentar o tamanhos das batatas.
A massa é frágil, gruda um pouquinho e você precisa ter muito cuidado ao desenformar. É fundamental untar muito bem o papel manteiga.
segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
Bolo Formigueiro de Liquidificador
Sempre na busca por bolos fáceis e diferentes para variar no lanche aqui de casa. Esse aí eu achei por acaso no Facebook, nesse link aqui. Vale a pena!
Ingredientes:
5 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate granulado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata os ovos, o óleo e a água no liquidificador. Junte o açúcar e bata bem. Despeje a massa em uma tigela e acrescente a farinha e o fermento peneirados, misturando delicadamente com um fouet. Por fim, misture o chocolate granulado. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno preaquecido até passar no teste do palito.
Dicas:
A receita original manda bater a massa toda no liquidificador, mas eu não gosto de bater a farinha e o fermento quando faço um bolo, então misturo na mão mesmo. Caso role um momento preguiça e você queira bater tudo no liquidificador, coloque a farinha e bata apenas para misturar; por último junte o fermento, batendo também rapidamente.
segunda-feira, 2 de janeiro de 2017
Jalousie de Maçã
"Como se fosse uma persiana (jalousie em francês), os cortes feitos nessa massa revelam seu recheio". Receitinha coringa e delícia do livro Do Forno para a Mesa (p. 174-175).
Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada (300 gramas)
15 gramas de manteiga sem sal
1 quilo de maçã descascadas e picadas em cubos
1 pedaço de gengibre finamente picado (não coloquei)
100 gramas de açúcar (cerca de 1/2 xícara de chá)
1 clara batida para pincelar
Modo de preparo:
Derreta a manteiga, junte as maçãs, o gengibre, o açúcar (reserve antes 2 colheres para polvilhar). Mexa por 15-20 minutos até as maçãs ficarem macias e caramelizadas. Deixe esfriar. Abra a massa e corte em dois retângulos (eu cortei no sentido do comprimento). Coloque um dos retângulos sobre uma assadeira untada e espalhe o recheio já frio. Pegue o outro retângulo e dobre levemente, sem apertar. Faça cortes fundos a cada 0,5 cm, preservando a borda. Desdobre e cubra o recheio com a massa cortada, apertando bem nas bordas. Refrigere por 15 minutos e leve para assar em forno preaquecido. Quando a massa ainda estiver branca, porém já com aspecto de assada, retire do forno, pincele a clara de ovo e polvilhe o açúcar reservado. Volte ao forno e deixe até dourar.
Dicas:
Eu usei 4 maçãs do tipo gala, bem grandes.
Gostei muito dessa torta ainda morna, mas geladinha também é deliciosa. Experimente com uma colher de chantilly...
Assinar:
Postagens (Atom)