segunda-feira, 29 de junho de 2020

Pasteizinhos com Goiabada




Fácil de fazer e viciante é como eu descreveria esses biscoitinhos que peguei lá no Mandioca e Caviar. De acordo com o autor da receita, "a massa é sequinha e crocante por fora, levemente macia por dentro" - eu posso dizer que é isso tudo e muito mais. Apenas façam!

Ingredientes:

120 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga (em temperatura ambiente)
Sal a gosto
1 colher (chá) de fermento
100 g de leite integral gelado
Goiabada para rechear

Modo de preparo:

Numa vasilha, coloque a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga e o fermento. Misture um pouco com os dedos ou colher para os ingredientes secos se misturarem. Separe 100g de leite integral gelado e vá adicionando aos poucos à medida que você vai amassando a mistura com as mãos até formar uma bola de massa macia e não quebradiça. ATENÇÃO: talvez você não precise usar todo o leite. Eu usei quase tudo, mas sobrou +/- 1 colher de sopa. Isso vai depender de vários fatores, inclusive da umidade da sua cozinha e da capacidade de absorção de líquido da sua farinha de trigo. Se você perceber que a massa já está maleável, tipo uma massa de modelar mais macia, não acrescente mais leite. Abra a massa com um rolo, corte com um cortador de biscoitos redondo ou um copo, coloque um pedaço de goiabada no centro, molhe o dedo com água e passe na borda do círculo de massa (para ajudar a colar a massa) e feche formando um pastel (tipo meia lua). Faça marquinhas com um garfo. Asse em forno preaquecido a 180°C até o pastel ficar firme, sequinho e com o fundinho levemente bronzeado (no meu forno, levou uns 15 minutos). Retire do forno, pincele com manteiga derretida, passe no açúcar granulado/cristal e sirva.

Dicas:

Eu não tinha açúcar cristal e passei no açúcar refinado mesmo.
Não exagere na quantidade de recheio, pois além de dificultar fechar o pastel, pode vazar no forno, queimar e fazer aquela meleca!

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Pão de Milho




Quer uma receita de pão facílimo de fazer e que não dá errado? Achou! Esse pão é feito com milho de latinha, fica levemente adocicado mas cai bem com qualquer cobertura, seja ela salgada ou doce.
Você pode fazer essa receita apenas com fermento biológico, com levain (fermento natural) + um pouquinho do biológico, que foi como eu fiz, ou apenas com o levain. O modo de fazer é o mesmo, apenas o tempo de fermentação é que será diferente.
Fonte: Pão na Panela 
Obrigada Guilherme Leme pelo vídeo da receita, e obrigada Karen Castro por compartilhar de tão boa vontade :-)

Ingredientes (para a fermentação mista = levain + fermento biológico seco):

500 g de farinha de trigo
200 g de leite condensado
100 g de milho verde
2 ovos
40 g de manteiga
10 g de leite em pó
83 g de leite integral
100 g de levain (refresquei 1-2-3)
3 g de fermento biológico seco (para deixar o pão ainda mais macio)
1 pitada de sal

ATENÇÃO: se você quiser usar apenas fermento biológico, use 1 envelope inteiro de fermento biológico (10g).
Se você quer usar apenas levain, use 150 gramas dele já no pico de crescimento.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o milho com leite condensado, leite, ovos e manteiga. Coloque a mistura na batedeira (ou numa tigela, se você for sovar na mão) e adicione a farinha de trigo, o fermento biológico seco, o leite em pó e o sal. Comece a bater com o gancho. Adicione o levain e sove até obter uma massa lisa e homogênea. A massa é uma delícia de trabalhar. Se você preferir pode sovar na mão (eu usei minha batedeira velha de guerra). Transfira a massa para uma vasilha, cubra com pano e deixe descansar a primeira fermentação por pelo menos 1 hora, em lugar quentinho. Isso ajudar a massa a se desenvolver e começar a crescer.
Quando tiver dobrado de tamanho (pode levar um pouco mais de 1 hora dependendo da temperatura ambiente e do tipo de fermento que você está usando), divida a massa em 3 partes iguais, abra com o rolo e comece a enrolar feito rocambole. Se preferir, pode fazer tranças ou mais bolinhas. Escolha o modelo que preferir.


Coloque numa forma de pão bem untada com manteiga (eu usei papel dover, mas acredito que a manteiga funcione bem) com distância de pelo menos 1 dedo entre os rolinhos. É preciso espaço pra massa crescer.
Deixe descansar por umas 6 horas até triplicar de tamanho e chegar no ponto que você deseja. Algumas vezes levou menos tempo que isso. Mais uma vez, depende da temperatura ambiente e do tipo de fermento que você está usando (eu já fiz apenas com fermento biológico e levou umas 2h para triplicar de tamanho).


Quando estiver no ponto, passe ovo batido sobre a massa e polvilhe fubá. Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por mais ou menos meia hora, até dourar no ponto que você gosta. Fique atento pois o tempo varia de forno para forno. Depois de assado, desenforme assim que possível e deixe esfriar sobre uma grelha.

Dicas: Essa receita rende bastante e eu sempre faço metade das quantidades descritas lá em cima. Ainda assim, é muito pão!
É muito importante pesar os ingredientes da receita... se você ainda não tem balança de cozinha, vale a pena providenciar uma. É um item barato e eu acho indispensável para a boa execução da receita.
A capacidade de absorção de líquidos de cada farinha é bem diferente. Se sua massa ficar muito seca, acrescente um pouco mais de leite enquanto bate. A massa fica levemente grudenta enquanto bate, se você estiver batendo na batedeira, ela dá uma grudada de leve no gancho. Mas depois a estrutura dela muda e a "grudeira" para. O importante é você dar o ponto na massa com o leite, e não com a farinha.

Você também pode fazer esse pão recheado! Eu já fiz com goiabada (nessa versão, apenas com fermento biológico):






quinta-feira, 18 de junho de 2020

Torta de Nutella com Cobertura de Cream Cheese



Essa torta de nutella já apareceu aqui no blog antes, só que sem essa cobertura deliciosa de cream cheese que vi lá site Panelinha, da Rita Lobo. Dei uma modificada nas quantidades porque queria fazer uma torta mais baixa e que desse para colocar uma outra camada - a cobertura.
A cobertura de cream cheese, levemente azedinha e também neutra, combina com vários recheios e pode também ser usado como cobertura de bolos e acompanhamento de outras sobremesas.

Ingredientes:

Para a base (pão-de-ló):
2 ovos
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de achocolatado
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo

Para o recheio:
1 lata de creme de leite com soro
1/2 pote (+/- 170-200 g) de Nutella
50 g de chocolate ao leite (1/2 barra)
Chocolate ralado para decorar(eu usei esse granulado belga da Calebault)

Para a cobertura:
150 g de cream cheese
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Extrato de baunilha a gosto (usei essência, apenas umas 5 gotinhas)

Modo de preparo:

Para a base (pão-de-ló):
Bata os ovos com o açúcar na batedeira até ficar uma creme branco e firme (cerca de 7 minutos). Misture delicadamente o achocolatado e a farinha peneirada. Coloque na forma untada (20 cm) com manteiga. Leve para assar em forno pré aquecido (180ºC), até passar no teste do palito. Espere esfriar completamente antes de colocar o recheio.

Para o recheio:
Misture todos os ingredientes em um panela. Leve em fogo médio, e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até engrossar e ficar bem homogêneo. Espere esfriar um pouco (enquanto esfria, o creme vai ganhando consistência). Vire o recheio sobre a massa já assada e fria e leve a torta para a geladeira por cerca de 8 horas.

Para a cobertura:
Na tigela da batedeira, coloque o cream cheese e a manteiga. Bata por cerca de 3 minutos, em velocidade média, até formar um creme liso. Adicione gotas do extrato de baunilha e bata apenas para misturar. Sem parar de bater, acrescente o açúcar aos poucos. Bata por mais 3 minutos, até ficar bem cremoso. Transfira para um pote com tampa e leve para a geladeira. Deixe a cobertura gelar por pelo menos 30 minutos. Depois que o recheio de nutella estiver firme, coloque a cobertura e espere mais algumas horas antes de desenformar. Decore com granulado ou chocolate ralado.

Dicas:

É importante que os ingredientes usados sejam de qualidade: cuidado com os substitutos da Nutella e atenção às determinadas marcas, pois podem "desandar" a torta e não ter um sabor tão agradável.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Cookie gigante recheado com doce de leite



Amo cookies! Recheados então... melhor ainda! Eu já tinha visto muitas receitas desse tipo na internet e finalmente fiquei convencida a testar essa que me agradou muito. Fica muito gostoso e o recheio pode ser o que você quiser.
Fonte: Flamboesa

Ingredientes:

120 g de manteiga amolecida
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/3 xícara (chá) de açúcar cristal
1 ovo (em temperatura ambiente)
40 mL de leite
2 colheres (chá) de extrato de baunilha (usei essência e coloquei 1 só)
1/2 colher (chá) de sal
1 e 2/3 xícara (chá) de farinha de trigo (250 g)
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de gotas de chocolate (separe um pouco para finalizar o topo) - usei ao leite e amargo
Doce de leite a gosto

Modo de preparo:

Bata a manteiga e os açúcares, com um fouet ou na batedeira (usei a batedeira), até formar um creme claro e fofo. Adicione o ovo, a baunilha, o leite e bata até misturar bem. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o sal e o bicarbonato de sódio, misture com uma espátula até formar a massa. Adicione as gotas de chocolate (lembrando de reservar algumas para decorar) e misture rapidamente. Divida a massa em duas partes e espalhe uma parte no fundo de uma forma de 20 cm de diâmetro,  levemente untada e forrada com papel manteiga. Usei uma forma de fundo removível, mas pode ser uma forma normal, contanto que forre o fundo com o papel manteiga (usei papel Dover), para facilitar na hora de desenformar. Espalhe o recheio sobre a massa, deixando um pequeno espaço na borda e leve ao freezer por 20 minutos, para o doce ficar mais firme. Cubra com a outra parte da massa e decore com as gotas de chocolate reservadas. Asse em forno preaquecido a 180ºC, por 25 a 30 minutos, até dourar levemente.

Dicas:

Quando você for comer, coloque sua fatia por alguns segundinhos no micro-ondas (10-15 segundos, depende do tamanho da fatia). O recheio dá uma leve derretidinha e fica ainda mais gostoso :-D
Se você não tem chocolate em gotas, pegue uma barra e pique em pequenos pedaços. Só não vale usar chocolate fracionado/hidrogenado, use um chocolate de boa qualidade no seu cookie.

terça-feira, 2 de junho de 2020

Sequilhos Amanteigados



Sabe aquele biscoitinho que você dispara a comer e só para quando acabam todos? É esse aqui. Super fácil e rápido de fazer. Receita lá do Mandioca e Caviar.

Ingredientes:

175 g de farinha de trigo
125 g de manteiga levemente resfriada
50 g de açúcar refinado
1 pitada de sal
Açúcar para passar os biscoitos (cristal é melhor, mas eu só tinha refinado)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até formar uma massa que desgrude das mãos e que fique homogênea (não é para sovar, só misturar tudo para formar a massa). Pegue pequenas bolinhas de massa e faça uma forma alongada com a massa. Disponha-os lado a lado em uma forma antiaderente, ou use um tapete de silicone, e leve para assar em forno preaquecido 180ºC até ficar levemente corado por baixo. Retire e passe-os imediatamente pelo açúcar.

Dicas:

Esses biscoitinhos assam rápido, fique atento ao forno! Não gosto de citar tempos porque cada forno tem suas peculiaridades, então não é bom se basear pelo tempo dos outros.
Quem não tem paciência para modelar a massa, pode alterar o formato e fazer maiores.