Se você assistia aqueles antigos desenhos Disney na infância, provavelmente sabe do que estou falando. As tortas de maçã apareciam frequentemente, instigando vontade nos jovens espectadores que mal faziam ideia que a receita é perfeitamente passível de reprodução. Essa versão incrível eu peguei no Instagram @auladeconfeitaria, perfil bastante enriquecedor da área. Vale a pena seguir e reproduzir a receita.
P.S.: aqui no blog já postei uma receita de torta de maçã. Caso queira ver a outra versão, clique aqui. Há pouca diferença entre as duas, porém gosto mais dessa porque a anterior leva margarina, ingrediente que aboli da minha cozinha faz uns anos.
Ingredientes:
Para a massa:
300 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
25 g de açúcar
150 g de manteiga gelada em cubos
60 mL de água gelada
5 mL de vinagre branco
Para o recheio:
600 g de maçãs verdes ou Fuji sem casca e sem sementes, cortadas em fatias finas (3 ou 4 maçãs, depende do tamanho)
160 g de açúcar refinado
20 g de farinha de trigo
5 g de canela em pó
Noz moscada a gosto (não usei)
5 mL de extrato de baunilha
Raspinhas de 1 limão
30 mL de suco de limão
Finalização:
1 ovo levemente batido
Açúcar cristal para polvilhar (usei refinado)
Modo de preparo:
Para a massa: Misture com delicadeza todos os ingredientes secos e a manteiga gelada em cubos, até formar uma farofinha. Acrescente água gelada e o vinagre, misture bem até formar uma massa homogênea, sem sovar. Cubra com um plástico e leve para a geladeira por 1 hora.
Para o recheio: descasque as maçãs, retire as sementes e corte em fatias finas. Misture as maçãs com os demais ingredientes.
Abra 2/3 da massa entre duas folhas de papel manteiga ou plásticos. Forre o fundo de uma assadeira redonda (entre 22-25 cm), apertando bem. Escorra o líquido que se formou no recheio e despeje sobre a massa crua, espalhando bem. Abra a massa restante e cubra a torta, apertando muito bem as dobras. Pincele a superfície com ovo e polvilhe açúcar. Faça um corte em X no centro da torta e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC até ficar dourada.
Dicas:
Eu gosto de colocar uma forma de pizza para preaquecer junto com o forno quando vou fazer esse tipo de torta. A forma aquece e quando você coloca a torta para assar sobre essa forma já quente, ajuda a massa do fundo a ficar mais sequinha.
Sirva essa torta quente com sorvete de creme, fica ótimo.