sábado, 30 de outubro de 2010
Bolo de Cenoura do Mauro Rebelo
Digite no google imagens "bolo de cenoura" e terá centenas de fotos do mesmo bolo de cenoura, o bolo do culinarista Mauro Rebelo. Dono da comunidade "Culinária - Receitas" do Orkut, e também da foto mais famosa de bolo de cenoura já vista, encontrada por ele mesmo numa venda de bolos até lá no Japão! Seria perfeito esse sucesso todo se os créditos dele fossem mantidos. As pessoas pegam a foto, tem a cara de pau de tirar a marca d´água e se aproveitam da imagem. Já fizeram isso até com foto minha, e olha que minhas fotos não são lá essas coisas. Hoje em dia ninguém respeita mais nada... (a propósito, a foto desse bolo aqui no blog é minha mesmo rsrsrsrs, a dele é bem mais bonita!)
O sucesso da foto vem junto com o bolo: na minha opinião (e de várias pessoas), essa é a melhor receita de bolo de cenoura que já fiz. Fica super leve e a cobertura é perfeita!
Blog do Culinarista Mauro Rebelo
http://culinariareceitas.blogspot.com/
Ingredientes:
Para o bolo:
3 ovos
300 gramas de cenouras
3/4 xícara (chá) de óleo
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
Para a cobertura:
250 mL de leite
200 gramas de açúcar
4 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Para o bolo:
No liquidificador, bata as cenouras, o óleo, o sal e os ovos. Reserve. Na batedeira, bata o açúcar com a mistura do liquidificador. Junte aos poucos e a farinha de trigo e o fermento, misturando com o auxílio de um fouet. Leve para assar numa fôrma untada e enfarinhada.
Para a cobertura:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo até engrossar. Despeje sobre o bolo.
Dicas:
De acordo com o Mauro, quanto mais cenouras você colocar, mais molhadinha a massa ficará. Mas tem um porém: se usar muita cenoura, a massa do bolo pode ficar pesada, meio que "solada". Ele diz que a quantidade pode variar entre 300 e 400 gramas que fica bom.
Para saber a quantidade de cenouras que você vai usar, o melhor mesmo é pesar no mercado. Para fazer essa receita, usei 1 cenoura e meia, aproveitando que ainda tinha a etiqueta com o peso impresso colada no saco plástico, daí fiz a estimativa de 300 gramas (ultrapassou um pouco, eu acho).
Fiz a cobertura com chocolate em pó ao invés de cacau em pó, pois não tinha em casa. Ficou bem escura, mas parece que fica mais "bonita" com o cacau em pó, embora nunca tenha feito (vi a foto dele!).
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Bolo D´Água
Esse é o bolo ideal para acompanhar o café da tarde. Muito leve (não vai óleo, nem manteiga e nem leite!), fofo e fácil de fazer. Achei a receita desse bolo na comunidade "Culinária - Receitas" do Orkut, postado pela Anita, que sempre nos presenteia com receitas deliciosas, acompanhadas por fotos que parecem de revista. Ela também tem um blog - "Receitas Uruguai - Brasil" (www.rubr.com.br).
Ingredientes:
4 ovos
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de trigo peneirado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, junte a água, bata bem. Coloque o açúcar e bata até ficar uma mistura bem cremosa. Desligue a batedeira, adicione o trigo aos poucos com um fouet. Coloque o fermento e por último as claras. Despeje a massa numa fôrma untada e enfarinhada. Leve para assar. Ainda quente, polvilhe açúcar de confeiteiro.
Dicas:
Achei a receita meio grande e fiz metade do que está aí. Assei numa fôrma de 20 cm de diâmetro. Se for fazer a receita inteira, asse numa de 28 cm.
A receita original da Anita levava como cobertura aquela calda de açúcar e limão. Como não tinha limão em casa, improvisei com açúcar de confeiteiro mesmo. Caso queira fazer essa calda, basta misturar 1/2 xícara (chá) de açúcar com 2 colheres (sopa) de limão e aplicar no bolo ainda quente.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Fricassé de Frango
Chamo essa receita de "Fricassé", mas pouco tem a ver com a tradicional receita francesa. Já vi fricassé de vários tipos, uns levam creme de leite, extrato de tomate e até mesmo gema de ovos. A minha não tem nada disso! Na verdade, é uma adaptação de uma receita encontrada pela minha mãe na tampa daquelas caixinhas de "Catupiry". Mesmo não sendo nada de um chef francês, é uma delícia!
Ingredientes:
2 peitos de frango (de 1,5 a 2 kg)
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso (de copo)
1 caixinha de catupiry
1 lata de milho verde
50 gramas de queijo parmesão ralado
Salsa a gosto
1 pacote (grande) de batata palha (ou use 2 pequenos)
Modo de preparo:
Limpar, temperar e cozinhar os peitos de frango (reservar a água do cozimento). Desfiar o frango em pedaços médios. Retire 2 xícaras (chá) da água do cozimento do frango e leve ao fogo junto com o leite. Quando ferver, junte o requeijão cremoso, metade da caixinha de catupiry, o parmesão e o milho. Mexa bem até derreter o catupiry, acerte o sal e adicione a salsa. Coloque o frango e misture bem. Junte o amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite, abaixe o fogo e mexa até ficar cremoso. Despeje o creme numa travessa. Por cima do creme, espalhe o catupiry restante. Cubra com batata palha e leve ao forno até começar a borbulhar. Sirva com arroz branco e salada.
Dicas:
Se quiser um creme mais grosso, aumente a quantidade de amido de milho ou reduza a quantidade de água/leite no preparo.
Use o tradicional catupiry ao invés desses "genéricos" que existem no mercado, o sabor do catupiry original faz toda a diferença.
A utilização do requeijão cremoso no preparo é opcional.
Assinar:
Postagens (Atom)