domingo, 26 de abril de 2020

Dadinhos de Tapioca


Dadinho de tapioca virou a comida da moda nas hamburguerias e lanchonetes do país. E eu nem imaginava que o preparo fosse tão fácil, até ver essa receita lá no Instagram da Lela, do Jantinha de Hoje. Bora fazer?

Ingredientes:

250 gramas de tapioca granulada (aquela em bolinhas)
250 gramas de queijo coalho
500 mL de leite
Sal (8-10 gramas) e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Leve o leite para aquecer enquanto rala o queijo coalho (ralo grosso). Misture a tapioca com o queijo ralado, o sal e a pimenta. Junte o leite quase fervendo e misture tudo muito bem, e rapidamente, porque a mistura vai ganhando consistência e se torna cada vez mais difícil de mexer. Despeje a massa sobre uma travessa forrada com plástico filme e nivele com uma colher. Cubra com plástico e leve para a geladeira por pelo menos 3 horas. Desenforme sobre uma tábua e corte os quadradinhos do tamanho desejado. Frite aos poucos em óleo quente e escorra sobre papel absorvente. Sirva imediatamente.

Dicas:

Não confunda a tapioca granulada com a goma de tapioca! Não é aquela que usamos pra fazer tapioca, que parece uma farinha grosseira. É a que vem em bolinhas mesmo.
Não coloque muitos dadinhos para fritar de uma só vez, pois vão grudar uns nos outros. E para evitar que os dadinhos grudem no fundo da panela, é só polvilhar por cima deles um pouco de farinha de trigo ou arroz, antes de fritar.
A receita rende bastante. Se quiser, congele  o que sobrou: basta levar os dadinhos já cortados ao freezer, dentro de um refratário, dispostos um do lado do outro mas com um pequeno espaço entre eles. Depois de congelados, retire-os e coloque dentro de um saquinho plástico bem vedado.

sábado, 11 de abril de 2020

Risoto de Gorgonzola com Pera (feito na panela de pressão!)


Eu jurava que essa receita não daria certo, mesmo já tendo assistido o preparo no programa da Rita Lobo. Abria o livro, folheava e sempre dava de cara com ela. Pulava. Um outro dia, quem sabe... até que um dia bateu preguiça e quis experimentar a tal receita "a jato!". Fiquei completamente surpresa e encantada: dá certo, não faz sujeira e em poucos minutos você tem um almoço completo de domingo na mesa.
Fonte: Livro Cozinha a quatro mãos - Rita Lobo (p. 43), com modificações.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
1/2 cebola em cubinhos
1 cenoura pequena, ralada na parte fina do ralador
1 dente de alho picadinho
1 talo de salsão (eu não tinha, então usei 1 alho poró picadinho)
1/4 xícara (chá) de vinho branco
500 mL de água quente
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
1 pera cozida (eu corto a pera em cubos e com casca e levo numa frigideira antiaderente, com um pouquinho de manteiga, em fogo médio até ficar macia. É só deixar lá e ir misturando de vez em quando, até ficar macia ao espetar um garfo)
1/3 xícara (chá) de gorgonzola esfarelado (eu achei que poderia ter colocado um pouco mais!)

Modo de preparo:

Aqueça 1 colher do azeite e refogue a cebola com 1 pitada de sal (fogo médio), mexendo sem parar até murchar. Junte a cenoura, o salsão (ou o alho poró) e o alho e refogue por mais 2 minutos. Acrescente o restante do azeite, junte o arroz (sem lavar!) e misture bem. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, tempere com 1/2 colher (chá) de sal, pimenta a gosto e misture. Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que pegar pressão, reduza o fogo para médio e conte 3 minutos - esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto. Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula (a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa). Abra a panela e volte ao fogo baixo, junte o queijo e a pera cozida, misturando bem. Se você achar seco, pode colocar mais um pouquinho de água. Junte a manteiga, misture e sirva imediatamente. Eu finalizei com um pouquinho de cebolinha também.

Dicas:

É muito importante o risoto não ficar mais do que 3 minutos na pressão. Use um cronômetro e fique de olho! Aqui na minha panela deu super certo (se ficasse 1 minutos a mais acho que grudava no fundo), mas a gente sabe que diferentes utensílios podem apresentar variações no tempo. Se ficou duro, deixe mais uns minutinhos no fogo fora da pressão, com um pouquinho a mais de água. Se ficou mole demais, na próxima você ajusta o tempo.
O risoto pode obter o sabor que você quiser: se não quiser a pera e o queijo gorgonzola, pode usar qualquer queijo (no máximo 1/2 xícara para esta quantidade de risoto) para fazer um risoto de queijo. Você pode também fazer de cenoura, acrescentando mais 1 unidade ralada. Outras combinações possíveis que o livro sugere: caprese (manjericão, tomate e muçarela de búfala); ricota, hortelã e nozes; damasco, queijo meia cura e limão, etc.

domingo, 5 de abril de 2020

Pavê Kinder Bueno



Aí você tá no isolamento, mas viu que precisa ir ao supermercado. Inclua na sua lista os ingredientes dessa receita aí que já vai poder fazer para a Páscoa. É delicioso!
Fonte: Tastemade

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
150 mL de leite
3 gemas
1 xícara de chantilly + 2 xícaras de chantilly (eu usei 1 caixinha de chantilly pronto de 200 mL e dividi entre os 2 cremes)
100 g de chocolate ao leite derretido (derreta no micro-ondas ou em banho-maria)
½ xícara de creme de avelã (Nutella)
150 gramas de biscoito maisena
½ xícara de leite integral (para passar os biscoitos)
Chocolates Kinder Bueno branco e ao leite para decorar (eu usei 2 de cada)

Modo de preparo:

Faça o creme branco: adicionar, em uma panela, o leite condensado, o leite e peneirar as 3 gemas sobre a mistura. Cozinhar em fogo baixo, sempre mexendo, até obter um creme espesso. Reservar para esfriar (cubra com filme plástico, encostando-o no creme para não formar película). Adicionar metade do chantilly ao creme e misturar delicadamente com um fouet. Reservar.
Faça o creme de Nutella: misturar o chocolate derretido e o creme de avelãs e em seguida juntar, delicadamente o chantilly restante. Reservar.

Montagem: mergulhar os biscoitos rapidamente no leite e em um refratário, alternar camadas do creme de chocolate e avelã, do biscoito e do creme de leite condensado. Finalizar com os bombons em pedaços. Refrigerar por, pelo menos, 4 horas e servir gelado.

Dicas:
Você pode usar mais chocolates Kinder Bueno se quiser, ou fazer como eu e usar granulado belga por cima. Também valem raspas de chocolate, chocolate em pó polvilhado, etc.