quarta-feira, 30 de maio de 2012
Batatinhas Express
Receitinha super prática e gostosa que eu tirei lá da comunidade Culinária - Receitas do Orkut, postada pela Camilla Santos. Não posso mais ver batata bolinha no supermercado que compro para fazer assim.
Ingredientes:
Batatas do tipo bolinhas (eu uso cerca de 500 gramas, até menos)
Caldo de picanha (ou qualquer outro) em pó - eu uso apenas sal e pimenta
Um fio de azeite ou óleo
Salsa a gosto
Modo de preparo:
Lave as batatinhas com casca e depois seque bem. Coloque numa panela de pressão, junte o caldo de picanha e o azeite. Sacuda bem a panela para que o tempero e a gordura envolvam todas as batatas. Tampe a panela e leve ao fogo médio/alto até começar a chiar. Depois conte uns 12* minutos, e enquanto isso, vá sacudindo a panela para que as batatas mudem de lugar. Depois desse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair sozinha (não retire a pressão colocando a panela debaixo da torneira) ou então vá retirando o vapor com o auxílio de um talher. Abra a panela, acrescente salsa a gosto e sirva imediatamente.
Dicas:
O pulo do gato dessa receita é ficar sacudindo a panela enquanto estão no fogo, antes e após pegar pressão. Se você deixar a panela paradinha lá, as batatas ficarão na mesma posição e você terá lindas bolinhas queimadas de um lado. A intenção é dourar toda a batatinha.
Essa receita não leva água, é isso mesmo e não esqueci de colocar parte da receita. Não precisa ter medo da panela, o máximo que acontece é sair um pouquinho de vapor quente enquanto você sacode.
*O tempo de 12 minutos postado na receita original foi muito quando fiz pela primeira vez, e olha que resolvi abrir a panela com 9 minutos. Eu sempre faço pouca quantidade, e acabo deixando cerca de 5 minutos apenas. Vai depender de como é seu fogão, da quantidade de batata que você for fazer, da sua panela, etc. Tome cuidado com o tempo!
Escolha batatas pequenas, do tipo bolinha mesmo. Como o tempero fica apenas na casca, se a batata for muito grande não fica legal, o interior grandão todo sem tempero, sei lá, eu não gosto. As pequenas são ideais nessa receita.
sábado, 19 de maio de 2012
Pãezinhos de Ovos
Pãezinhos bem levinhos, fáceis e rápidos para serem feitos para o lanche. Quentinhos com manteiga, ô delícia!
(Fonte: O Grande Livro de Pães, Biscoitos e Cia p. 118)
Ingredientes:
2 ovos grandes
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 tablete (15 gramas) de fermento
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno (temperatura alta). Em uma tigela pequena, com uma batedeira ou mixer, bata os ovos até ficarem espumantes. Junte o leite, o fermento, o óleo e bata. Adicione a farinha e o sal, torne a bater até misturar bem. Deixe descansar durante 10 mintuos. Unte forminhas médias para empadas (usei forminhas de cupcakes). Ponha-as em uma bandeja para facilitar o manuseio. Encha-as com a massa. Asse os pãezinhos por cerca de 30 minutos, até ficarem fofos e dourados. Retire os pãezinhos logo das formas e sirva-os quentes.
Dicas:
Você pode rechear esses pãezinhos com o que quiser. Eu ainda não testei, mas acho que também dá certo colocar um recheio dentro da forminha de empada e cobrir com a massa crua, para assar tudo junto.
A massa crua fica mole, como de bolo. Não estranhe, é assim mesmo.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Torta de Doce de Leite
Ah... o doce de leite...! Tem quem não goste? Eu nunca havia experimentado como recheio de torta, e confesso que adorei. A receita eu peguei no facebook, no grupo de culinária-receitas que tem por lá (é quase o mesmo do orkut). Quem postou foi a Fernanda Jordão.
Ingredientes:
Para a massa:
200 gramas de biscoito tipo "maizena"
100 gramas de manteiga sem sal
Para o recheio:
2 latas de leite condensado cozido na pressão por 40 minutos ou 2 latas de doce de leite
1 lata de creme de leite
Para a cobertura*:
4 claras em neve
6 colheres (sopa) de açúcar e depois de estarem em neve
1 lata de creme de leite
Chocolate em barra ralado
Modo de preparo:
Para a massa:
Triture muito bem os biscoitos usando o liquidificador ou processador. Misture com as mãos a manteiga em temperatura ambiente com a farofa de biscoitos até ficar uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas (25 cm). Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Reserve.
Para o recheio:
Misture o doce de leite com o creme de leite e reserve.
Para a cobertura*:
Bata as claras em neve e adicione o açúcar lentamente. Deixe bater por uns 5 minutos. Sem parar de bater adicione o creme de leite.
Montagem:
Sobre a massa já fria, despeje o doce de leite, espalhe bem. Pegue a cobertura e espalhe por cima do doce de leite. Decore com o chocolate ralado e leve para a geladeira. Deixe a torta por 24 horas na geladeira antes de servir.
Dicas:
Se desejar uma cobertura mais encorpada, misture ao creme de leite 1 pacote de gelatina incolor dissolvida em dois dedos de água e junte à mistura de claras com açúcar.
*Não fiz essa cobertura na minha torta, mas postei a receita original. A minha torta levou uma cobertura de chantilly (bati uma caixinha de chantilly pronto). Acho mais saboroso e prático.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Pavê de Biscoitos Tortinha e Suspiros
Sou do tipo de pessoa que basta olhar uma foto de alguma receita interessante e pronto, não sossego enquanto não comer. Aconteceu isso com esse pavê que a Fabianna postou no Facebook. Gente, é super simples e bem docinho, dedicado às formiguinhas de plantão.
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pacote de biscoito tipo tortinha
1 pacote de suspiros (quebre-os grosseiramente com as mãos)
Chocolate ralado ou granulado, suspiros e biscoitos para decorar
1 barra de chocolate ao leite (170 gramas)
1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo:
Leve o leite condensado e a manteiga numa panela, mexa sem parar até dar o ponto de brigadeiro mole. Reserve. Em outra panela, pique o chocolate ao leite e leve para derreter com o creme de leite, mexendo até ficar homogêneo.
Montagem:
Numa travessa, coloque metade do creme de brigadeiro branco. Por cima, espalhe os bicoitos tortinha e a farofa de suspiros. Despeje o creme de brigadeiro branco que restou e faça uma nova camada de biscoitos e suspiros. Por último, cubra com o creme de chocolate. Decore com chocolate granulado, suspiros e biscoitos. Leve para a geladeira.
Dicas:
Modifiquei a receita original que a Fabianna postou: a dela não levava esse creme de chocolate feito com chocolate ao leite e creme de leite. Acontece que fui montar o pavê numa travessa meio grande para a quantidade de creme, e o brigadeiro branco "acabou antes da hora". Daí precisei improvisar. A outra mudança foi acrescentar 2 colheres de sopa de manteiga ao leite condensado. Minha intenção era mesmo fazer um brigadeiro, só que branco. Fabianna levou as latas de leite condensado ao fogo sem manteiga.
Eu não molhei os biscoitos tipo tortinha, e por isso eles ficaram bem crocantes. Se preferir que os biscoitos fiquem mais macios, passe numa mistura de leite com açúcar, achocolatado ou até mesmo leite puro.
Assinar:
Postagens (Atom)