terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Bolo de Chocolate Branco com Morangos



Eu queria um bolo menor dos que faço normalmente, que desse para fazer rápido e com os ingredientes que tinha em casa. Saiu esse bolinho de morango com chocolate branco que super combinou.

Ingredientes:

Para a bolo:
4 ovos
150 gramas de açúcar
100 gramas de água
100 gramas de óleo
180 gramas de farinha de trigo
10 gramas de fermento em pó

Para o recheio 1:
1 caixinha de chantilly batido (reservar um pouco para cobrir)
Morangos (o quanto baste) - 1 caixinha ou 1 caixinha e meia (depende do estado geral das frutas)

Para o recheio 2:
250 gramas de chocolate branco picado
1 caixinha de creme de leite

Para a cobertura:
Chantilly a gosto
Chocolate branco bem picado
Doce de leite e morangos para decorar

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos com o açúcar até ficar uma mistura volumosa e clara (cerca de 10 minutos). Coloque a batedeira na velocidade mínima e junte o óleo e a água. Deixe bater só para misturar. Peneire a farinha e o fermento e vá acrescentando na massa aos poucos enquanto mistura delicadamente. Leve para assar na forma de bolo inglês (eu coloco apenas uma folha de papel toalha no fundo). Deixe assar até passar no teste do palito, retire e deixe esfriar completamente.

Para o recheio 1:
Misture o chantilly batido com os morangos devidamente higienizados, picados e secos (eu deixo os morangos já picados dentro da geladeira com um pouco de açúcar - isso ajuda a soltar a água excessiva deles, depois passo na centrífuga e seco no papel toalha). Reserve.

Para o recheio 2:
Derreta o chocolate branco no micro-ondas (mais fácil) ou em banho-maria. Junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo.

Para a montagem do bolo:
Monte o bolo na própria forma onde foi assado, forrando com um plástico para ajudar a desenformar depois. Molhe a massa com uma calda (eu gosto de usar uma mistura de leite condensado com água, na proporção de 1:1, ou seja, se usar 50 mL de água, coloque 50 mL de leite condensado). Corte o bolo completamente frio em 3 partes, molhe a massa, recheie com creme de morangos, coloque outra massa, molhe, recheie com o creme de chocolate branco e termine com a última parte de massa, também umedecida. Feche o plástico e leve para gelar por cerca de 4 horas. Desenforme sobre um prato de servir e espalhe o chantilly batido, de forma a cobrir todo o bolo. Por cima, decore com o chocolate branco, morangos e se quiser, faça essa redinha com doce de leite (usei saco de confeiteiro e bico redondo).

Dicas:

Se você achar que o chantilly não rendeu muito, use 2 caixinhas. O rendimento varia de marca para marca, e se você está seguindo as instruções para bater corretamente. Calor também influencia no rendimento do chantilly.
Pode trocar para chocolate ao leite ou meio amargo se preferir, apesar de que o branco combina muito bem com morangos. O ruim do branco é que ele é o mais chatinho para derreter.
Também pode trocar a fruta (cerejas, framboesas, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!