quarta-feira, 26 de julho de 2017

Sopa Creme de Batatas com Ervilhas


Aproveitando o inverno carioca - que não é inverno de fato, mas as pessoas fingem que é - fui correndo fazer essa sopinha creme de batata, pronta em 20 minutos e com ingredientes que com certeza você tem em casa. Bora fazer?

Ingredientes:

500 gramas de batatas (3 batatas médias), descascadas e cortadas em cubos médios
2/3 xícara (chá) de ervilhas congeladas
Cheiro-verde a gosto
Água fervente ou caldo de legumes (o quanto baste) - usei água + tempero caseiro
Leite (o quanto baste)
Croutons para servir
Sal e pimenta a gosto
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Pique a cebola em cubos e refogue no azeite. Quando ficar translúcida, junte as batatas, misture bem e acrescente a água fervente (ou caldo de legumes) até cobrir tudo. Deixe o fogo médio e a panela semi tampada até as batatas ficarem bem macias (se o caldo começar a secar, coloque mais um pouquinho de água). Desligue o fogo e bata tudo no liquidificador. Se a mistura estiver muito seca para bater, coloque um pouquinho de leite. Volte a mistura para a panela e acrescente leite até o ponto desejado (usei cerca de 100 mL), junte as ervilhas e deixe ferver por uns 2 minutos, mexendo sempre. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Sirva com croutons.

Dicas:
Essa quantidade serve 2 pessoas.
Os croutons eu comprei já prontos, mas é muito simples de fazer, já que nada mais é do que pão torrado. Basta cortar qualquer pão em cubinhos, temperar com sal, pimenta e regar com azeite. Depois, é só levar para uma frigideira antiaderente e deixar o pão torrar, mexendo para não queimar.
Esse creme também fica delicioso se feito com creme de leite no lugar do leite, se acrescentar 1 colher de sopa bem cheia de requeijão cremoso, se finalizar com parmesão ralado, bacon, linguiça, etc. Há uma variedade bem grande de combinações possíveis, afinal, tudo vai bem com batatas!

Boa opção para os vegetarianos! Para os veganos ou intolerantes/alérgicos ao leite, acredito que vale substituir o leite por algum outro extrato hidrossolúvel ("leite" de coco, "leite" de soja, etc.) ou usar apenas água mesmo (não testei hein, gente! Se alguém fizer, conta aqui). :-)

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Bolo Crocante de Doce de Leite



Apesar de bolos recheados darem um trabalhinho a mais, já que envolvem assar a massa, esperar esfriar, cortar em partes iguais, fazer recheio, cobertura, etc., garanto que esse aqui é dos mais simples. O mais trabalhoso da receita é o crocante, que pra falar a verdade, não tem nada de trabalhoso. Se programando, dá para fazer tudo rapidinho.

Ingredientes:

Para o bolo:
4 ovos
150 gramas de açúcar
100 gramas de água
100 gramas de óleo
30 gramas de chocolate em pó
150 gramas de farinha de trigo
10 gramas de fermento em pó

Para o recheio:
Doce de leite de qualidade o quanto baste (eu gosto de usar o brasileiro Viçosa, ou os argentinos Vacalin, Serenissima, Havanna) - gastei cerca de 500 gramas

Para a cobertura crocante:
Chantilly pronto (1 caixinha)
1/2 xícara (chá) de castanha-do-Brasil quebrada em pedaços (não triture)
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos com o açúcar até ficar uma mistura volumosa e clara (cerca de 10 minutos). Coloque a batedeira na velocidade mínima e junte o óleo e a água. Deixe bater só para misturar. Peneire a farinha e o fermento e vá acrescentando na massa aos poucos enquanto mistura delicadamente. Leve para assar nas formas de aro ou fundo removível, sem untar as laterais (eu coloco apenas uma folha de papel toalha no fundo). Deixe assar até passar no teste do palito, retire e deixe esfriar completamente.

Para o recheio:
O doce precisa estar em temperatura ambiente (facilita para espalhar).

Para a cobertura crocante:
Primeiro, faça o crocante: derreta o açúcar no fogo até formar um caramelo, mexendo sempre. Quando derreter, junte as castanhas. Despeje em uma forma untada com manteiga e espere esfriar. Desenforme o crocante já frio e quebre-o em pedaços pequenos (use um saco plástico, ou um pano limpo). Reserve.
Bata o chantilly bem gelado e reserve.

Para a montagem:
Monte o bolo na própria forma onde foi assado, forrando com um plástico para ajudar a desenformar. Molhe a massa com uma calda (eu gosto de usar uma mistura de leite condensado com água, na proporção de 1:1, ou seja, se usar 50 mL de água, coloque 50 mL de leite condensado). Corte o bolo completamente frio em 3 partes, molhe a massa, recheie com o doce de leite, coloque outra massa, molhe, recheie com mais doce de leite e termine com a última parte de massa, também umedecida. Feche o plástico e leve para gelar por cerca de 4 horas. Desenforme sobre um prato de servir e espalhe o chantilly batido, de forma a cobrir todo o bolo. Por cima, grude os crocantes. Sirva gelado.

Dicas:
Há quem não goste desses chantillys prontos. Você pode usar creme de leite fresco e adoçar a gosto (porém, cuidado para não passar do ponto ao bater). Outras coberturas também podem ser usadas, como por exemplo, o merengue italiano.
Para o crocante, também serve castanha de caju, nozes, amendoim, etc.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Torta de Abobrinha Super Fácil


Olha que praticidade que encontrei no Facebook recentemente: a receita é basicamente pegra aquelas sobras de geladeira, misturar tudo e transformar nessa deliciosa torta. Fica pronta rapidinho e a dificuldade é zero.
Fonte: Sal de Flor

Ingredientes:
1 abobrinha picada
1 cebola picada
1/2 xícara (chá) de parmesão ralado
1 linguiça frita e picada (usei linguiça calabresa)
3 ovos levemente batidos
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes em uma tigela grande. Despejar em um refratário untado e enfarinhado e levar para assar até dourar levemente. Sirva quente.

Dicas:
Não tem linguiça? Pode usar presunto, pode usar salsicha, pode usar frango desfiado ou pode fazer um versão vegetariana. Livre escolha e criatividade no preparo dessa torta :-)