domingo, 19 de dezembro de 2021

Torta de queijo com cebola caramelizada


 

Oi gente, tudo bem? Sumida por motivos de TCC. Faz bastante tempo que fiz essa torta maravilhosa lá do Panelinha (Postei a foto no Instagram e nesse dia a Rita Lobo me repostou!!! 😁), mas por falta de tempo demorei a postar aqui. A torta tem um sabor delicado, a cebola não fica marcante porque carameliza e o queijo dá uma combinação perfeita. Acho que vale como um super acompanhamento para o Natal. O trançado de cima é opcional - quem não tem habilidade ou não quiser, pode só cobrir a torta com uma camada de massa que fica gostosa do mesmo jeito. Bora fazer?

 

Ingredientes:

 

Para a massa:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

150 g de manteiga gelada em cubos

¾ de xícara (chá) de água gelada

1 pitada de sal

 

Para o recheio:

2 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 200 g)

4 cebolas

1 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de manteiga

noz-moscada ralada na hora a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Modo de preparo:

 

Para a massa:

Numa tigela grande, misture a farinha e o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada aos poucos, amassando com as mãos, até formar uma massa lisa. Modele uma bola e achate levemente para formar um disco. Embale com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora (se preferir prepare a massa no dia anterior). Enquanto isso, prepare o recheio.

 

Para o recheio:

Descasque e fatie a cebola em meias-luas médias, de 1 cm. Numa panela grande, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a cebola fatiada e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar dourada – não aumente o fogo para acelerar o processo, caso contrário, a cebola pode queimar em vez de caramelizar. Acrescente a farinha e mexa por 2 minutos – essa mistura de manteiga com farinha, chamada roux, vai engrossar o recheio. Mantenha a panela em fogo baixo e adicione o leite aos poucos, misturando bem com a espátula a cada adição para dissolver os gruminhos de farinha. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa por mais 5 minutos até ficar cremoso – a consistência é de um molho bechamel. Desligue o fogo e misture o queijo ralado. Transfira o recheio para uma tigela e deixe amornar em temperatura ambiente – se o recheio estiver muito quente na hora de montar a torta pode umedecer e cozinhar a massa.

 

Para a montagem:

 Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 5 minutos – assim fica mais fácil para abrir. Com uma espátula de padeiro (ou faca) divida a massa ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num disco 4 cm maior que o diâmetro da fôrma. Enrole o disco de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma – com as pontas dos dedos, ajeite a massa pressionando delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma. Preencha o fundo da torta com todo o recheio, nivelando com uma colher. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa da lateral da fôrma, deixando cerca de 2 cm de massa acima do recheio para finalizar – junte as aparas ao restante da massa. Polvilhe a bancada com mais farinha e abra o restante da massa, formando um retângulo grande, de cerca de 25 cm de largura – assim as tiras para a decoração ficam longas o suficiente para cobrir toda a torta. Com a faca (ou carretilha), corte 6 tiras de 4 cm de largura e 8 tiras de 2 cm de largura. Faça a treliça sobre a torta: disponha 3 tiras largas sobre o recheio, intercaladas com 4 tiras finas, uma ao lado da outra, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma até cobrir todo o recheio. Levante as 4 tiras finas até a metade da torta e acrescente uma tira larga (as novas tiras devem ficar perpendiculares às outras); abaixe as 3 tiras finas e comece a tecer, sempre intercalando tiras largas e finas. Com os dedos, pressione as pontas das tiras com a massa na lateral da forma – corte qualquer excesso de massa. Para finalizar, dobre a borda da massa sobre ela mesma e toda a lateral. Numa tigela, misture um ovo com 1 colher de chá de água e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos, ou até ficar bem dourada. Retire do forno e desenforme com cuidado. Sirva a seguir. 

 

Dicas:

 * Eu gosto de abrir a massa entre dois plásticos, acho que fica mais fácil.

* Não acelere a caramelização da cebola colocando açúcar! Ela fica levemente adocicada por si só e com o tempo, vai caramelizar! Não tenha pressa!

* O queijo gruyère faz toda a diferença no recheio! Ele é mais caro, mas vale a pena comprar.

Um comentário:

Eu comentaria isso!