domingo, 19 de dezembro de 2021

Pavê gelado de chocolate com creme



 

Eu não sei fazer foto bonita de pavê, perdoem. Só para esclarecer, aqui não é um site profissional, mas sim um cantinho onde reúno as receitas que gosto de repetir e de compartilhar com quem curte uma comida boa. 

Mas voltando ao pavê, essa receita é lá do canal do Mohindi. Eu gostei muito dessa receita porque o creme usa como base um creme de confeiteiro simples de fazer, não é daqueles que você tem que ficar temperando as gemas e tal... sem falar que fica bom demais! Por cima vai uma ganache simples. Essa é outra receita que você pode fazer na sua Ceia de Natal e ainda dar aquela decorada com frutas vermelhas e/ou nuts (oleaginosas) para dar aquela incrementada.

 

Ingredientes:

 

Creme do pavê: 

500 mL de leite (aproximadamente 2 xícaras)

8 gemas de ovos 

200 g açúcar (1 xícara) 

44 g amido de milho (3 colheres de sopa) 

1/2 fava de baunilha (pode ser extrato ou essência - eu usei 1 colher de café de extrato)

300 mL de creme de leite fresco (só serve o fresco, que bate chantilly!) - eu usei 250 mL

 

Para a ganache de chocolate:

150 mL de creme de leite fresco (pode ser o de caixinha também)

150 g de chocolate meio amargo 

1 colher de sopa de manteiga gelada sem sal

 

Montagem:

Biscoitos champagne o quanto baste (eu usei quase 1 caixa)

Chocolate para ralar sobre o pavê ou granulados

Leite para passar os biscoitos (ou café, ou como na receita original: 1 dose de whisky + 1 xícara de café sem açúcar)

 

Modo de preparo:

 

Para o creme do pavê:

Numa panela, bater as gemas com o açúcar até incorporar bem (usar um fouet ajuda muito, ou se quiser, batedeira) até ficar um creme mais leve e mais claro. Juntar o amido de milho e misturar bem até não ficar nenhum gruminho. Acrescentar o leite aos poucos, vá mexendo. Juntar o extrato de baunilha. Levar ao fogo baixo até engrossar, mexendo sem parar. Depois de mais ou menos 8-10 minutos, o creme chega no ponto. Fica bem cremoso. Despeje em um refratário, cubra com um filme plástico encostando no creme e leve para a geladeira por cerca de 2 horas. Retire o creme da geladeira e mexa bem com um fouet (pode ser na batedeira) para que ele retome à consistência original.

Bata o creme de leite fresco bem gelado até montar, picos moles. Misture 1/3 desse creme ao creme de confeiteiro, delicadamente, de baixo para cima usando uma espátula. Coloque mais 1/3, repita o processo e depois termine com o 1/3 restante, sempre mexendo devagar. Quando tudo estiver incorporado, reserve e comece a montagem.


Para a montagem:

Forre o fundo de uma travessa com o creme, faça uma camada fina. Passe os biscoitos rapidamente pelo leite e disponha uma camada de biscoitos sobre a fina camada do creme. Despeje uma porção de creme por cima dos biscoitos (a quantidade de creme e o número de camadas do pavê vai depender do tamanho da sua travessa). Repita o processo até terminar com uma camada de creme. Alise bem a superfície e leve para gelar por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, faça a ganache.


Para a ganache:

Aqueça o creme de leite fresco em fogo baixo até começar a levantar fervura. Despeje por cima do chocolate picado e depois misture bem, até incorporar tudo. Acrescente a manteiga e mexa novamente até que ela derreta. Reserve até ela esfriar. Quando a ganache estiver fria, despeje por cima do pavê e retorne para a geladeira por pelo menos 6 horas. Decore com chocolate ralado. Sirva gelado!


Dicas:

* Usei granulado de chocolate belga. Não use um granulado de qualidade ruim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!