segunda-feira, 9 de novembro de 2020

O rocambole perfeito


 Já são 12 anos que me aventuro na cozinha e 12 anos errando receita de rocambole. Sempre tive muita dificuldade e aqui em casa já virou deboche - quando vou fazer rocambole, já falo que estou fazendo um estrombole ao invés de um rocambole. Foram muitos rocamboles quebrados, ou cheirando ovo, ou com massa tão fina que só aparecia recheio no centro - sempre tinha um defeito. Já cheguei a postar alguns aqui, mas foram puros golpes de sorte que nunca mais se repetiram.

Essa receita é do Instagram @auladeconfeitaria. O segredo está em pesar os ingredientes obedecer o tamanho da assadeira e assar pelo tempo certinho no forno bem quente. Se você não tem uma assadeira com as mesmas medidas que a minha, provavelmente vai precisar errar antes de acertar. Cheguei a fazer essa receita uma outra vez, mas o rocambole ficou fino demais. Usei ingredientes a menos.

 

Ingredientes (para uma assadeira de 37 x 25 cm):

5 ovos

50 g de açúcar

50 g de farinha

20 g de mel (opcional)

Doce de leite o quanto baste  

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

 

Modo de preparo:

Preaqueça o forno até chegar a 200ºC. Prepare a assadeira com um papel antiaderente (uso papel Dover, acho excelente). Bata os ovos com o açúcar e o mel por 12 minutos (eu retiro aquela película da gema, peneirando-as, para minimizar o cheiro de ovo). Junte a farinha de trigo peneirada e bata só por alguns segundos, só para incorporar. Despeja a massa sobre a forma preparada e asse por cerca de 10 minutos (é rápido mesmo, vigie). Retire e deixe esfriar. Vire a massa fria sobre um pano de prato polvilhado com açúcar de confeiteiro, espalhe o recheio e enrole com o auxílio do pano. Passe com cuidado para uma travessa de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro e seja feliz.


Dicas:

A regra é 10 g de farinha e 10 g de açúcar para cada ovo grande. Você pode alterar essas proporções conforme tamanho da sua forma. Eu fiz antes nessa mesma assadeira usando 4 ovos, 40g de farinha e 40g de açúcar e a massa ficou fina demais. Quando fiz na proporção citada na receita, deu certo.

A dona da receita diz que o mel é opcional. Não sei dizer como fica sem, porque eu usei. 

A massa não pode assar por muito tempo e o forno precisa ser alto, para que a massa cozinhe rapidamente e não seque.

Um comentário:

Eu comentaria isso!