segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Berinjela à Parmegiana

 

Eu sempre falo que quem não gosta de berinjela é porque comeu errado! Eu adoro! Essa receita eu vi lá no Instagram de comidas salgadas do Júlio, o @galeradacomida, e dei uma adaptada conforme meu paladar. Tem muita ideia boa por lá! A foto não ficou tão legal, mas a receita é tão boa que decidi postar assim mesmo. Confia e faz 🙈😁

 

Ingredientes:

1 berinjela grande ou 2 pequenas

Sal e pimenta a gosto

Manjericão a gosto

2 dentes de alho

1 colher (sopa) de azeite para o molho e mais um pouco para untar a forma

Tomate pelado em lata (eu gosto de usar tomate cereja enlatado, são mais doces)

150 gramas de queijo (muçarela ou outro de sua preferência)

Farinha panko para polvilhar (cerca de 2 colheres de sopa)

Parmesão ralado fino na hora (cerca de 3 colheres de sopa)


Modo de preparo:

Corte a berinjela em fatias grossas (cerca de 1,5 cm de espessura) e deixe de molho em água e sal por uns 30 minutos para tirar o amargor (eu coloco mais ou menos 1 colher de chá cheia de sal e água até cobrir as fatias). Lave a berinjela cortada e escorra-as bem. Pegue um refratário grande e unte com azeite. Disponha as fatias lado a lado (evite sobrepor - as vezes acontece um pedacinho ou outro por cima, não tem problema. Eu usei uma forma de pizza para tentar evitar a sobreposição). Leve ao forno preaquecido 180ºC até as fatias ficarem macias (o tempo vai depender do seu forno). 

Enquanto as berinjelas assam, prepare o molho: pique o alho bem fino e refogue no azeite, cuidando para não queimar. Junte a lata de tomate pelado e vá apertando para que os tomates se desfaçam. Adicione 1 lata de água e mexa bem. Diminua o fogo e deixe o molho reduzir e encorpar, mexendo ocasionalmente. O tempo depende do seu fogão e da sua panela, mas aqui em casa levou uns 15 minutos. Coloque sal, pimenta e manjericão a gosto. Eu costumo colocar uma pitada de açúcar pra tirar a acidez do molho. Prove e acerte os temperos. Desligue o fogo e coloque por cima das berinjelas já assadas. Coloque mais algumas folhinhas de manjericão por cima. Espalhe a muçarela, a farinha panko e o parmesão. Leve ao forno novamente, agora os queijos vão dar aquela casquinha com a farinha panko, dourando. Retire a travessa do forno, coloque mais algumas folhas de manjericão e sirva.


Dicas:

Eu não tenho a função grill no meu forno, mas se você tiver, use! 

Eu gosto de molho de tomate pedaçudo! Se vc não gosta, pode usar passata de tomates ou então bater m o molho depois no mixer. Só não use molho pronto de sachê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!