terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Bolo de chocolate branco com morangos II



 Aqui no blog tem vários bolos recheados com morangos, gosto muito. Essa versão, diferente desta, tem uma cobertura de merengue italiano e um recheio de chocolate branco mais aveludado. Aprecio as duas versões, mas tem quem goste mais de um do que o outro.

 

Ingredientes:

Para o bolo:

4 ovos

150 gramas de açúcar

100 gramas de água

100 gramas de óleo

180 gramas de farinha de trigo

10 gramas de fermento em pó

 

Para o recheio de chocolate branco:

1 lata de leite condensado

1 lata de leite

3 gemas (eu gosto de passar pela peneira antes)

3 colheres de sopa de amido de milho (35g)

200g de creme de leite (1 caixinha)

200g de chocolate branco de qualidade, bem picado

2 caixinhas de morangos (higienize e pique-os, reserve alguns para a decoração)

 

Para o merengue italiano:

 2 claras

190 g de açúcar de confeiteiro

66 g de água


Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos com o açúcar até ficar uma mistura volumosa e clara (cerca de 10 minutos). Coloque a batedeira na velocidade mínima e junte o óleo e a água. Deixe bater só para misturar. Peneire a farinha e o fermento e vá acrescentando na massa aos poucos enquanto mistura delicadamente. Leve para assar na forma de bolo inglês (eu coloco apenas uma folha de papel toalha no fundo). Deixe assar até passar no teste do palito, retire e deixe esfriar completamente.

Para o creme de chocolate branco: em uma panela, misturar o leite condensado, o leite, as gemas e o amido (eu dissolvo o amido em um pouquinho de leite antes de colocar na panela). Levar ao fogo até engrossar, desligar e agregar o chocolate branco picadinho e o creme de leite. Colocar em um recipiente com um plástico encostando na superfície para não formar película. No momento de rechear o bolo, misture os morangos picados.

Para o merengue italiano: 
Ferva o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de bala mole (115 ºC) - se você não tem termômetro, é quando levantar a colher e escorrer um fiozinho de calda dela. O processo todo desde o início da fervura leva cerca de 10 min. Com a batedeira ligada, despeje a calda de uma só vez sobre as claras já batidas em neve, e continue batendo até esfriar (deixe pra começar a bater as claras quando sua calda estiver quase chegando no ponto). Bata por uns 10 minutos até o merengue esfriar e ganhar consistência e brilho. 

Montagem:
Monte o bolo na própria forma onde foi assado, forrando com um plástico para ajudar a desenformar. Molhe a massa com uma calda (eu uso calda de leite condensado e água - 50 ml de leite condensado e 100 mL de água, mas pode ser a calda que você preferir).
Corte o bolo completamente frio em 3 partes, molhe a massa, espalhe metade do recheio, coloque outra massa, molhe, recheie com o restante do recheio e termine com a última parte de massa, também umedecida. Feche o plástico e leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme sobre um prato de servir e espalhe a cobertura. Passe o maçarico no merengue, decore com morangos inteiros e leve a geladeira até o momento de servir. 
 

Dicas: você conhece o processo de tirar a água em excesso dos morangos picados? É só colocá-los já picados sobre uma peneira e misturar 1 colher de sopa de açúcar. Deixe escorrer na geladeira por pelo menos 30 minutos. Depois, passe-os pelo papel toalha. Os morangos vão perder boa parte daquela água que ficam soltando no recheio e a durabilidade do bolo será maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!