quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Batata à Portuguesa Gratinada


Olha que acompanhamento fácil e delicioso para um almoço de domingo! Dei uma alterada na receita original (postada lá no site da Tastemade Brasil) aumentei a quantidade e não coloquei azeitonas. Vale muito a pena experimentar!

Ingredientes (para uma travessa grande):

5 batatas médias
30 gramas de manteiga
30 gramas de farinha de trigo
500 mL de leite
1 copo de requeijão cremoso (usei o da marca Catupiry)
250 gramas de peito de peru (ou presunto)
250 gramas de muçarela
100 gramas de queijo parmesão ralado
3 ovos cozidos
Azeitonas a gosto (opcional)
Sal, pimenta e noz moscada
Salsinha picadinha

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas até ficarem macias. Fatie em rodelas com espessura entre 0,5-1,0 cm. Disponha as rodelas em uma travessa grande, de preferência sem sobrepor. Tempere-as com sal e pimenta. Reserve. Faça o molho branco: derreta a manteiga e acrescente a farinha, fazendo o roux. Deixe dourar por 1 minuto, mexendo sempre com um fouet. Junte o leite e continue mexendo, até ficar cremoso. Acrescente o requeijão e misture bem. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Despeje por cima das batatas reservadas. Pique o peito de peru e a muçarela. Espalhe-os sobre o molho. Disponha as rodelas de ovos cozidos e as azeitonas por cima e salpique parmesão ralado. Leve ao forno médio preaquecido por 20 minutos ou até o queijo derreter. Retire, acrescente a salsinha picada e sirva imediatamente.

Dicas:
Essa receita é bem versátil e permite várias substituições ou acréscimos. Sugiro acrescentar ervilhas (as congeladas são bem melhores do que as enlatadas). Pode trocar o peito de peru por presunto, frango desfiado, etc. Para vegetarianos, pode fazer sem carne que fica ótimo também. Inove!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!