terça-feira, 15 de agosto de 2017

Pizza Caseira com Borda Recheada


Eu adoro massa caseira, seja ela qual for. As de pizza parecem trabalhosas, mas não são. Exigem tempo, apenas. Uma pizza caseira oferece a deliciosa vantagem de você escolher a qualidade e quantidade de recheio, além de poder rechear a borda como quiser. Vale a pena.
Fonte: Coleção 500 pizzas & pães (p. 20).

Ingredientes:

Para a massa:
1 colher (chá) de fermento biológico
300 mL de água morna
1 colher (chá) de sal
250 gramas de farinha de trigo tipo 00 (se não encontrar, use a farinha comum mesmo)
115 gramas de farinha de trigo comum (tipo 01)

Para o recheio:
300 gramas de frango cozido e desfiado
150 gramas de bacon
1/2 lata de milho verde
1 tomate grande fatiado
Cerca de 200 gramas de catupiry
Cerca de 200 gramas de muçarela ralada (ralo grosso)
Orégano a gosto
Molho de tomate caseiro ou industrializado (se estiver com tempo sobrando, um bom molho caseiro valoriza sua pizza)
Palitos de algum queijo de sua preferência (nessa eu usei queijo meia cura) - corte da espessura e tamanho de 1 dedo

Modo de preparo:

Para a massa:
Misture os dois tipos de farinha e reserve. Dissolva o fermento na água morna em uma tigela para batedeira e deixe por 5 minutos. Junte o sal e comece a bater, adicionando a farinha misturada aos poucos. Quando estiver começando a formar a massa, instale a pá em gancho e bata por 4-5 minutos, até obter uma massa lisa e elástica. Se sua batedeira não for planetária, faça manualmente. Coloque a massa em uma tigela untada com azeite, girando-a para que fique levemente coberta de azeite. Cubra com papel toalha e reserve em local aquecido por 2-3 horas, até a massa quase dobrar de volume. O ideal é assar a pizza em uma forma de pedra. Se você tiver uma, coloque-a no forno e preaqueça na temperatura máxima. Se não tiver, faça em uma forma comum e não precisa preaquecer. Eu até tenho a forma de pedra, mas como queria rechear a borda, preferi fazer na de alumínio. Enquanto a forma aquece, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, tomando o cuidado de sobrar mais ou menos 3 cm de borda de massa além da forma. Polvilhe bastante fubá sobre a forma que for utilizar (é para a pizza não grudar), transfira a massa cuidadosamente. Coloque os palitos de queijo nas extremidades da forma, fazendo todo o círculo. Feche a borda, apertando muito bem para o queijo não vazar ao derreter. Espalhe o recheio e leve para assar até dourar levemente.

Para o recheio:
Aqueça uma frigideira antiaderente e doure o bacon em sua própria gordura. Junte o frango e misture bem. Acrescente o milho verde, mexa mais um pouco. Acerte o sal e a pimenta. Desligue o fogo e reserve até esfriar. Espalhe o molho sobre a massa e coloque todo o recheio. Junte as rodelas de tomate, porções de catupiry e finalize com a muçarela ralada e o orégano.

Dicas:
O problema de fazer essa massa na mão é que ela é grudenta e pegajosa e você certamente irá colocar muito mais farinha do que o necessário. As vezes, precisa de mais um pouquinho (ou menos), mas isso vai depender da qualidade das farinhas que você está utilizando. Enfarinhe a bancada e sove, mas nada de encharcar a massa com farinha para desgrudar das mãos, pois você irá perder o ponto.
Se preferir preparar a massa de véspera, cubra a tigela com filme plástico e deixe na geladeira. Retire 1 hora antes de usar.
Essa quantidade de massa dá para 2 pizzas de 30 cm. Aqui em casa, fiz uma bem grande (40 cm) e assei uma outra pequena de 20 cm.
Quanto mais farinha você usar para abrir as bordas, mais difícil ficará para fechá-las. Se estiver difícil de grudar a borda recheada, pincele clara de ovo.
Se você ainda não domina a técnica de rechear as bordas (meu caso), sugiro que você comece usando um queijo mais firme como muçarela, minas padrão, etc. Só depois passe para o catupiry. Eu sei que o catupiry e outros queijos moles são a preferência, mas é muito mais difícil enfiar uma pasta de queijo dentro dessa massa delicada do que um palito de algum queijo firme.
Recheie a pizza como desejar. Lembre-se de que quanto menos recheio você colocar, melhor a massa vai assar, infelizmente. Confesso que dessa vez não dei muita bola para isso não :-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!