quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Bolo Recheado Fácil



Essa receita é para as pessoas que tem dificuldade e/ou preguiça para fazer um bolo recheado. Basta fazer uma receita de massa que você goste (pode até usar massa de caixinha, se quiser facilitar ainda mais), tirar o miolo e jogar um recheio de sua preferência. Depois, é só cobrir - pode ser chantilly, brigadeiro, doce de leite, etc.

Ingredientes:

Para a bolo (use uma forma funda de 20 cm):
4 ovos
150 gramas de açúcar
100 gramas de água
100 gramas de óleo
180 gramas de farinha de trigo
10 gramas de fermento em pó

Para o recheio:
1/2 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite
1 caixa de morangos (reserve 5 para decorar)
1 colher (sopa) de açúcar

Para a cobertura:
1/2 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite
1 gema peneirada
1 barra de chocolate ao leite picada (150 g)

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos com o açúcar até ficar uma mistura volumosa e clara (cerca de 10 minutos). Coloque a batedeira na velocidade mínima e junte o óleo e a água. Deixe bater só para misturar. Peneire a farinha e o fermento e vá acrescentando na massa aos poucos enquanto mistura delicadamente. Leve para assar nas formas de aro ou fundo removível, sem untar as laterais (eu coloco apenas uma folha de papel toalha no fundo). Deixe assar até passar no teste do palito, retire e deixe esfriar completamente.

Para o recheio:
Higienize os morangos e pique em cubos pequenos. Coloque o açúcar e misture com os morangos. Leve para a geladeira por cerca de 1 hora ou mais (isso faz com que parte da água do morango se solte, minimizando o efeito para o recheio). Numa panela, misture o leite condensado com o creme de leite e a gema, mexendo sempre até engrossar (ponto de brigadeiro mole). Deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Quando estiver morno, junte os morangos (despreze toda a água que se formou enquanto ficavam na geladeira).

Para a cobertura e montagem:
Faça um brigadeiro mole com os ingredientes da cobertura. Reserve até amornar.
Com o bolo frio, transfira-o para um prato de servir e faça um buraco no centro, retirando todo o miolo. Junte o recheio, espalhando bem pela cavidade. Se quiser "fechar" o buraco, use parte do miolo (eu não fechei). Em seguida, espalhe a cobertura morna, cuidadosamente. Decore com granulados e os morangos reservados. Mantenha na geladeira.

Dicas:
Morango solta muita água, não tem jeito. O processo de adição do açúcar minimiza o efeito, mas não impede. Por causa disso, não molhei o bolo com nenhuma calda. Caso não vá usar um recheio com morangos, eu sugiro que você molhe o bolo (faça uma calda de sua preferência).
É importante que a cobertura esteja morna quando for colocar no bolo. Se esfriar demais, não dá para espalhar; se estiver muito quente, escorre tudo pelo bolo.
Este bolo não tem boa durabilidade (na geladeira, resseca; além disso, os morangos continuam soltando água). Melhor consumir em 2 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!