quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Bobó de Frango


Aqui em casa não gostamos de camarão. Logo que vi essa receita de bobó de frango no livro Cozinha Prática da Rita Lobo (p. 166), já fui logo comprar os ingredientes para testar. O modo de preparo é igualzinho ao bobó tradicional! Se você não abre mão do camarão, é só substituir o frango. Eu adorei o resultado!

Ingredientes:

500 gramas de peito de frango bem limpo, sem pele e sem osso (usei sassami, são mais úmidos e macios)
500 gramas de mandioca
1 pimentão vermelho
1 tomate maduro
1 cebola
3 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça
1/2 xícara (chá) de leite de coco (cerca de 120 mL)
Caldo de 1 limão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de azeite de dendê
1/4 xícara (chá) de folhas de coentro
Sal a gosto

Modo de preparo:

Corte a mandioca em pedaços médios e transfira para uma panela de pressão. Cubra com água, regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Enquanto isso, corte o frango em cubos médios (cerca de 2,5 cm), transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão. Descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque, retire as sementes e corte o pimentão e o tomate em cubinhos; lave e seque as folhas de coentro; retire as sementes e fatie fino a pimenta dedo-de-moça. Após os 25 minutos, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Reserve a água do cozimento e transfira a mandioca para o copo do liquidificador. Junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso. Reserve. Leve ao fogo médio uma panela grande. Quando estiver quente, regue com 2 colheres do azeite de oliva e doure os cubos de frango aos poucos, sem cobrir todo o fundo da panela (se colocar todos numa tacada só, em vez de selar e dourar, vão cozinhar no próprio líquido). Vire os cubos para dourar por igual. Transfira para outra tigela e repita com o restante do frango (não descarte o caldo de limão). Mantenha a panela em fogo médio e faça a deglaçagem: regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento da mandioca e o caldo de limão em que o frango foi temperado; misture bem, raspando os queimadinhos formados no fundo. Transfira esse caldo para a tigela com o frango, passando por uma peneira. Diminua o fogo e, na mesma panela, adicione o azeite restante, a cebola e o pimentão. Refogue por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Junte o tomate e misture até desmanchar os cubinhos. Por último, adicione o alho e a pimenta dedo-de-moça. Refogue por mais 1 minuto. Acrescente o creme de mandioca ao refogado e misture bem. Quando ferver, volte o frango (com o caldo) para a panela, misture e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Junte o leite de coco, o azeite de dendê e misture bem. Prove e tempere com sal a gosto. Desligue o fogo, salpique com as folhas de coentro e sirva a seguir, acompanhado de arroz branco.

Dicas:

Adaptei a receita de acordo com o nosso gosto: não coloquei pimenta dedo-de-moça (usei pimenta branca moída na hora) e nem o coentro (detesto!), que substitui por salsinha.
Para facilitar e acelerar o preparo, você pode usar mandioca já cozida e embalada à vácuo. Você acha nos melhores mercados. Partindo dela, você abre a embalagem e coloca em água fervente por 1 minutinho, só para dar uma leve amolecida e também para ter a água do cozimento que é usada na receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!