quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Rocambole de Batata e Cenoura com Presunto e Queijo


Fiz essa receita há um tempão e acabei esquecendo de postar! A ideia eu peguei na página do ChefClub Brasil, no Facebook. Modifiquei um pouquinho a receita colocando muçarela em fatias, passando requeijão e picando a cebola beeem fininha. Não vou mentir: é meio chatinho de fazer (como qualquer rocambole). Aqui em casa gostamos muito!

Ingredientes:

3 batatas médias
3 cenouras pequenas (eu usei 2 cenouras médias)
1 cebola finamente picada (pode ralar, se preferir)
2 ovos inteiros
Cheiro verde a gosto
Sal e pimenta
100 gramas de presunto
100 gramas de muçarela
Requeijão para passar (pode ser creme de ricota, maionese ou o que vc preferir)
Manteiga/margarina/óleo para untar
Papel manteiga para forrar
Queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

Rale as batatas e as cenouras (ralo grosso). Reserve. Bata os ovos levemente e misture com as batatas e cenouras raladas. Junte a cebola, o cheiro verde e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture tudo muito bem. Abra uma folha de papel manteiga em uma assadeira grande. Unte bem o papel com margarina, manteiga ou óleo. Coloque a massa sobre o papel, espalhando na forma de um retângulo. Deve ficar assim:



Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 30 minutos, ou até que a massa fique "unida", formando um bloco único. Retire do forno, espalhe o requeijão, coloque o presunto e a muçarela. Enrole no sentido do comprimento, formando um rocambole. Polvilhe parmesão por cima. Leve novamente ao forno apenas para o queijo derreter. Retire delicadamente do papel e sirva.


Dicas:
Ainda não repeti essa receita, mas quando fizer de novo, pretendo dar uma pré-cozida nas batatas e nas cenouras. Achei que, mesmo após 30 minutos de forno, ficaram um pouco duras (principalmente a cenoura). Também acho interessante colocar apenas 1 cenoura de tamanho maior e se for o caso, aumentar o tamanhos das batatas.
A massa é frágil, gruda um pouquinho e você precisa ter muito cuidado ao desenformar. É fundamental untar muito bem o papel manteiga.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas dá receita,pois tentei fazer por outra receita e não consegui,por falta de dicas....Agora vai dar certo!!!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!