sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Rosti de Mandioca com recheio de Carne Seca



Sempre faço rosti, só que de batata. De mandioca (ou aipim/macaxeira, dependendo da sua região) foi a primeira vez. Aproveitei a praticidade da mandioca e da carne seca vendidas em embalagens a vácuo. Se vocês ainda não conhecem, procurem um bom supermercado que com certeza vão encontrar! Vale muito a pena! A mandioca vem já cozida e pronta para usar. A carne seca vem dessalgada, é só abrir e misturar com outros ingredientes do recheio. Mais fácil até do que o rosti de batatas, e tão saboroso quanto!

Ingredientes:

500 gramas de mandioca cozida
Sal e pimenta a gosto
200 gramas de carne seca
1/2 cebola picadinha
1 colher (sopa) de azeite
Cheiro-verde a gosto
Manteiga para untar a frigideira

Modo de preparo:

Se você estiver usando mandioca in natura, descasque e cozinhe-as até ficarem macias, porém sem desmanchar. Espere esfriar e rale (ralo grosso). Se for a mandioca que já vem cozida, basta abrir a embalagem e ralar. Tempere com sal e pimenta e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Junte a carne seca já dessalgada, o cheiro-verde e então misture bem. Deixe no fogo baixo com a panela tampada por cerca de 2 minutos. Prove e acerte o sal (eu não coloquei sal). Em uma frigideira (18 cm) antiaderente (se você tiver aquelas frigideiras idênticas que encaixam, melhor), derreta cerca de 1 colher (chá) de manteiga. Desligue o fogo e espalhe metade da mandioca. Coloque o recheio no centro, deixando uma borda de mais ou menos 1 cm, e depois cubra com a mandioca restante. Volte a frigideira ao fogo e deixe por cerca de 5 minutos. Vire o rosti para outra frigideira, também com manteiga derretida (se você não tiver o conjunto das frigideiras, vai precisar virar em um prato e depois deslizar de volta para a frigideira, com mais 1 colher de chá de manteiga). Deixe mais 5 minutos. Geralmente esse tempo é suficiente, mas vai depender do tipo de frigideira que você está utilizando e também da intensidade da chama do seu fogão. Sirva quente.

Dicas:

Não querendo fazer propaganda, mas a melhor marca dentre as que eu já experimentei foi a Vapza. Eu já comprei a carne seca da Friboi, mas achei um pouco salgada.
Mandioca e carne seca combinam muito bem, mas tenho certeza que esse rosti de mandioca funciona perfeitamente com outros recheios diversos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!