quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Pizza de 3 Queijos



Massa prática e fácil de pizza para quem gosta de arriscar em casa. Um forno bem quente e poucos ingredientes são o segredo. Experimenta!
Fonte: livro "No Forno" (p. 218).

Ingredientes:

Para massa:
260 gramas de farinha de trigo (cerca de 2 1/4 xícaras de chá)
1 1/2 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
1 1/2 colher (sopa) de azeite
9 colheres (sopa) de água morna

Para o recheio:
Molho de tomate a gosto
150 gramas de catupiry
150-200 gramas de muçarela ralada
50 gramas de parmesão ralado

Modo de preparo:

Misture a farinha, o sal, o azeite e o fermento. Junte a água aos poucos (pode ser que precise de mais ou menos água; a massa deve formar uma bola que não gruda nas mãos). Sove muito bem (cerca de 10 minutos), até ficar lisa e elástica (se tiver batedeira planetária, pode fazer nela, deixe bater por uns 5 minutos com o batedor de massas). Deixe descansar em local fechado (coloque dentro do forno desligado) coberto com um filme plástico até dobrar de tamanho (mais ou menos 1 hora, vai depender da temperatura que estiver fazendo no dia). Preaqueça o forno em temperatura bem alta (o meu fogão vai até 280ºC, deixei no máximo) por cerca de 10 minutos. Pegue uma forma de pizza (mais ou menos 40 cm de diâmetro) e polvilhe bastante fubá. Abra a massa na espessura desejada e transfira para a forma, espalhando e ajeitando com os dedos. Coloque o molho de tomate. Espalhe a muçarela ralada, faça pequenas porções de catupiry e disponha por cima, e finalize com o parmesão ralado. Leve para assar até dourar.

Dicas:

A massa assa melhor quando o recheio que está na pizza não é exagerado. Eu sei que muita gente gosta de pizza bem recheada, mas para uma pizza caseira feita em forno e forma comuns, é bom seguir essa dica.
Se você tem um forno que faz mais de 300 graus, pode assar nessa temperatura ou até mais quente. A pizza vai ficar pronta mais rápido, e vai ficar melhor.
O fubá polvilhado na forma é essencial para impedir que a massa grude. Polvilhe sem miséria.
Escolha a espessura e aparência da borda conforme seu gosto. Eu gosto de uma borda não muito grande e ligeiramente mais grossa que a espessura da massa. E gostamos de massa fininha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!