quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Pão Bolinha de Frango com Catupiry


A foto que me inspirou a fazer esses pãezinhos rolou no facebook por um tempo, mas não sei de onde é a fonte (se alguém souber, me avisa que coloco os créditos). Achei a ideia ótima, ficam diferentes e não é difícil de preparar. Fiz um passo a passo do preparo, conforme a foto sugeria. O recheio vale qualquer um, os meus foram de frango com catupiry; a massa precisa ser parecida com massa de esfirra. Fiz uma bem fácil que gosto de usar para salgados assados, essa aqui.

Ingredientes:

Para a massa:
1 e 1/2 xícaras (chá) de água morna
1/2 xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
Cerca de 1/2 quilo de farinha de trigo

Para o recheio:
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena finamente picada
1/2 pimentão verde picadinho
2 tomates grandes, sem pele, picadinhos
1 quilo de peito de frango limpo, picado e temperado (prefira o sassami*)
2 colheres (sopa) bem cheias de creme de ricota
1 lata de milho verde escorrida
Cheiro-verde à gosto
Sal e pimenta à gosto
1 colher (sobremesa) de amido de milho dissolvida em um pouquinho de água
Catupiry (o quanto baste)

Modo de preparo:

Para o recheio:
Numa panela, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e refogue o frango. Vai soltar bastante líquido, abaixe o fogo, tampe a panela parcialmente e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Não precisa colocar água, o frango deverá ser cozido com o próprio sumo. Quando esse caldo secar, desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Desfie o frango em pedaços não muito pequenos e reserve.
Em outra panela, aqueça o azeite restante e refogue a cebola. Quando ficar transparente, junte os tomates, o pimentão e o milho. Tempere a gosto, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar. Junte então o frango desfiado, mexa bem. Se estiver muito seco, coloque um pouquinho de água quente. Acrescente o creme de ricota. Acerte o sal, junte o cheiro-verde. Por último, acrescente o amido de milho dissolvido em água e misture bem. Deixe esfriar completamente antes de usar.

Para a massa:
Misture todos os ingredientes, deixando a farinha por último. Vá acrescentando aos poucos, até desgrudar das mãos. Dê uma rápida sovada, apenas para deixar a massa mais lisinha. Agora, proceda da seguinte forma:

Abra a massa com o rolo numa superfície enfarinhada, não deixe muito fina (+- 3 a 4 mm). Corte um círculo de massa:


Faça cortes na massa, desse jeito:


 Coloque o recheio no centro:


Comece a dobrar a massa:





Coloque uma pequena porção de catupiry no centro e leve para assar (forma levemente untada com margarina). Depois de assado fica assim:


Dicas:
É muito importante nessa massa: não colocar água quente demais (deve ser suportável na pele), não colocar recheio quente sobre ela e fechar muito bem os rolinhos de pão, senão abrem mesmo (alguns dos meus se abriram!).
*No recheio, falei para preferir o peito de frango como sassami. Aprendi com minha mãe que este "corte" do frango é bem mais macio e fica muito melhor em recheios. Não fica fibroso, borrachudo como o filé de peito comum, o do grandão.
O amido de milho usado no recheio é para tirar aquela água de cozimento que costuma ter no fundo da panela. Não queremos molhar a massa com esse caldo, então usamos o amido para deixar uma cremosidade. O creme de ricota também serve para deixar cremoso e se você não encontrar, pode substituir por requeijão cremoso ou creme de leite.
A quantidade de recheio que fiz foi muito, sobrou para outras receitas.Sugiro fazer meia receita, caso você não queira recheio sobrando.

10 comentários:

  1. nossaaaaaaa filha, esse quero comer com certeza, faz pra mim????????????????? rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Essa receita da massa dá pra quantos pãezinhos? Queria fazer para receber uns amigos e preciso saber a quantidade. Obrigado e beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone! Se eu não me engano, a receita inteira de massa dá uns 20-24 pãezinhos, o cortador que eu usei pra fazer os círculos foi a tampa do potinho de catupiry. Vai depender do tamanho q vc fizer.
      Faz e me conta! Bjs.

      Excluir
  3. AMEEEEI todos aqui em casa adoraram, fiz com fermento biológico fresco e deu certo tbm, coloquei frango com requeijão, presunto e queijo.... , receita facil, rápida e deliciosa!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!