segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Pavê Amaro


Na minha cidade natal tem uma doceria apaixonante com um pavê incrível de chocolate. Toda vez que vou pra lá, preciso comer um pedaço. Gosto tanto daquele pavê que fico procurando receitas semelhantes, quem sabe uma hora eu acerto...? E esse pavê ficou bem parecido!
Fonte: Livro de Receitas Lacta - O Mundo Maravilhoso do Chocolate II (p. 45, com modificações)

Ingredientes:

Cerca de 1 pacote de biscoitos tipo "maizena" (tenha mais um pacote, caso precise)
3 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de creme de leite
200 gramas de chocolate Amaro picado fino
1 caixinha de chantilly
Chocolate ao leite ralado para decorar
Chocolate derretido para decorar

Modo de preparo:

Bata as gemas com o açúcar até que fiquem fofas e claras. Junte a manteiga e continue batendo até obter um creme fofo e  consistente. Aqueça o creme de leite em banho-maria e dissolva nele o chocolate picado. Mexa para que fique bem liso e misture ao creme as gemas, batendo apenas para encorpar bem.
Para a minha forma (que é bem pequena), usei um pouco mais de 1 pacote de biscoitos.
Monte o pavê: forre o fundo de uma forma retangular pequena com um plástico (para ajudar a desenformar). Molhe os biscoitos rapidamente no leite gelado e cubra o fundo da forma. Despeje uma camada de creme de chocolate e repita a operação com os biscoitos. Faça isso até terminar o creme. Termine com biscoitos, feche o plástico e leve para a geladeira por cerca de 6 horas. Bata o chantilly bem gelado conforme instruções da caixinha e decore com o auxílio de um bico de confeitar. Enfeite as laterais com chocolate picado e faça desenhos por cima do pavê com o chocolate derretido.



Dicas:

A receita original sugeria que os biscoitos fossem molhados em licor de chocolate ao invés de leite; biscoitos champagne ao invés de biscoitos maizena e não levava nenhum tipo de decoração. Tentei fazer com que ficasse mais parecido ao pavê da famosa doceria.
Sempre derreto creme de leite com chocolate direito na chama do fogão, não uso banho-maria. Mas tem que tomar cuidado para não queimar, mexendo sempre e de vez em quando, retirando da chama do fogão.
Uma dica legal que o livro dá: você pode substituir o licor de cacau por rum e alternar as camadas de creme de chocolate com doce de leite.

2 comentários:

  1. Outra sobremesa linda. Cada uma melhor do que a outra.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!