sábado, 10 de agosto de 2013

Lumaconi Giganti Recheado





Por alguma razão obscura, o macarrão do tipo "conchiglione" sumiu dos supermercados aqui em Niterói. Esses dias apareceu este, o "lumaconi giganti" e eu fui correndo comprar. Mudou um pouquinho o formato (parece um caramujo gigante, o que explica o seu nome), mas a essência de poder recheá-lo permaneceu. Essa massa é bem grande, cabe bastante recheio dentro dela.

Ingredientes:

1/2 pacote de lumaconi giganti
Cerca de 15 fatias de presunto
Cerca de 15 fatias de muçarela
30 gramas de manteiga
30 gramas de farinha de trigo
600 mL de leite
Sal e pimenta a gosto
Parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo:

Cozinhe a massa em bastante água e sal. Não deixe amolecer demais, tire assim que ficar "al dente". Escorra a água e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare o molho branco: derreta a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo sem parar com um batedor de arame (fogo médio). Vá misturando bem até a farinha com a manteiga ficarem douradas (leva cerca de 1-2 minutos). Junte o leite continue mexendo até engrossar. Tempere com sal e pimenta a gosto. Se o molho estiver muito grosso, coloque mais um pouquinho de leite.
Pegue uma fatia de presunto, coloque uma de muçarela por cima e enrole. Corte no meio e coloque as duas partes dentro de cada lumaconi. Faça isso até terminar a massa. Disponha o macarrão já recheado numa travessa que possa ir ao forno, coloque todo o molho branco por cima e polvilhe parmesão ralado a gosto.



Dicas:

Para saber quantas fatias de queijo e presunto você vai usar, conte quantos lumaconi você está cozinhando.
Compre uma massa de qualidade, pois é importante que o macarrão se mantenha firme após o cozimento para que você consiga rechear.

4 comentários:

  1. Adoro esse tipo de massa, Karen! Fica uma delícia, não?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Comprei por esses dias, no Supermercado "Pão de Açúcar" o Lumacone Gigante!!! Vou fazer recheado com quatro queijos ( muçarela, ricota, requeijão e parmesão), com molho a bolognesa!!! Acho que ficará melhor que o conchiglione, que sempre faço no final do ano!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huuummm Marta, vai ficar show de bola! Depois me conta! um bjo.

      Excluir

Eu comentaria isso!