quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bolo de Chocolate com Morangos


Por sugestão da minha mãe, esse bolo não me escapou! Vi a foto e a receita, ambas tentadoras, ainda mais agora com os morangos lindos que estão sendo vendidos por aí. Recomendo muito!
Receita retirada desse site aqui.

Ingredientes:

Para a massa:
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Para o recheio:
1 e 1/3 da lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (eu usei 1 caixinha)
2 gemas
2 caixas de morangos picadinhos

Para a cobertura:
1 e 1/3 da lata de leite condensado
2/3 de uma caixinha de creme de leite
200 gramas de chocolate (meio amargo ou ao leite - costumo usar 100 gramas de cada)
7 morangos inteiros para decorar
Raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater muito bem os ovos com o açúcar e a margarina. Acrescentar o leite e bater apenas para misturar. Por último, juntar a farinha, o chocolate em pó e o fermento peneirados. Misture com um fouet, se não tiver um, bata rapidamente na velocidade mínima da batedeira. Despejar a massa numa fôrma funda, de aro removível, com 20 cm de diâmetro. Levar para assar em forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos.

Para o recheio:
Misture o leite condensado com o creme de leite. Junte as gemas peneiradas e leve ao fogo brando, mexendo sempre. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, o creme estará pronto. Deixe esfriar um pouco e enquanto isso, lave e pique os morangos em pequenos cubos. Deixe secar bem e então misture ao creme já frio. Reserve.

Para a cobertura:
Pique ou rale o chocolate. Numa panela, misture o leite condensado, o creme de leite e o chocolate picado. Leve ao fogo, mexendo sempre, até ficar no ponto de brigadeiro mole. Reserve até esfriar um pouco.

Montagem:
Corte o bolo já frio em 3 partes. Molhe cada parte com uma calda de sua preferência (usei achocolatado). Na própria forma onde o bolo foi assado, coloque uma parte da massa. Despeje a metade do recheio por cima, cubra com outra parte da massa e acrescente o recheio restante. Termine com a última parte da massa, cubra com um plástico ou papel alumínio e leve para a geladeira por no mínimo 6 horas. Desenforme, espalhe a cobertura e decore com as raspas de chocolate e com os morangos inteiros.



Dicas:

A massa que usei foi uma que já estou acostumada. A receita original tem uma massa diferente. Além disso, coloquei mais morangos no recheio (a receita pedia apenas 5, achei pouco).
Todo mundo sabe que morango solta água né?! Então, 2 coisas: 1º, não precisa molhar demais a massa do bolo porque o morango já se encarrega disso; 2º, tente retirar o máximo de água dos vermelhinhos antes de colocá-los no recheio. Eu deixo escorrer bem e depois seco os pedacinhos num papel toalha. Não é totalmente eficaz, se alguém souber de algum outro método, me conta?!
Para conseguir que o chocolate ralado fique em lascas maiores, basta colocá-lo por alguns segundos dentro do micro-ondas. Como o tempo depende da espessura do seu pedaço de chocolate, sugiro que coloque 5 segundos, retire e se ainda estiver duro, coloque novamente. O objetivo não é derreter o chocolate, é só para amaciar. Se você estiver usando chocolate fracionado (que eu detesto), vai conseguir tirar lascas com mais facilidade. O problema é que o chocolate fracionado tem um sabor horrível, por isso recomendo sempre o chocolate nobre.

10 comentários:

  1. Gostei muito do blog, quando eu utilizo morangos em recheios, eu fervo eles picados com meia xícara de açúcar, até o açúcar derreter, fica uma caldinha e eles duram mais tempo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse bolo foi sucesso total na minha casa. Amamos!!

    ResponderExcluir
  3. Só uma pergunta. As claras dos ovos não são utilizadas na massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sim, é para bater o ovo inteiro (claras e gemas) com o açúcar e manteiga. No texto notei que escrevi apenas "gemas", vou arrumar. obrigada.

      Excluir
  4. Eu deixo os moranguinhos já picados uns minutinhos no congelador eles saem sequinhos e não soltam água..

    ResponderExcluir
  5. Uma dica é polvilhar açúcar refinado nos morangos já cortados. Massageá-los um pouco e deixar descansando em uma peneira. O açúcar será encarregado de tirar 90% da água deles, e conservá-los frescos.

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!