segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Bacleua


Olhando outros blogs culinários, achei um doce árabe muito interessante e fácil de preparar. Bacleua (ou Baklava) é um doce feito com nozes, massa fillo (aquela massa beeem fininha) e uma deliciosa calda. Achei que não tinha como ser ruim e nunca estive tão certa. A receita eu peguei no blog Desafios Gastronômicos, que é show.

Ingredientes:

Para o doce:
1 embalagem de massa fillo (300 gramas)
Manteiga derretida para untar
1 xícara (chá) de nozes moídas (160 gramas)
1/2 xícara (chá) de açúcar (70 gramas)
1/2 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

Para a calda:
2 xícaras (chá) de açúcar (350 gramas)
1 xícara (chá) de água (240 mL)
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira

Modo de preparo:

Para a calda:
Misture o açúcar com a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, marque 8 minutos. Deixe esfriar completamente e então junte o suco de limão e a água de flor de laranjeira.

Para o doce:
Unte uma forma refratária pequena (cerca de 20 x 25 cm) com a manteiga derretida. Corte a massa fillo no tamanho da forma e coloque uma folha de massa. Unte novamente com a manteiga e coloque outra folha de massa. Repita esse procedimento até que totalizem 15 folhas de massa.
Numa vasilha, misture bem as nozes moídas com o açúcar e a água de flor de laranjeira. Espalhe o recheio sobre as 15 camadas de massa.
Coloque mais 5 camadas de massa, sempre untando com manteiga. Corte o doce todo fazendo losangos. Leve ao forno médio por cerca de 40-50 minutos, ou até dourar de acordo com o seu gosto (eu prefiro mais branquinho). Quando estiver pronto, retire e regue o doce ainda quente com metade da calda preparada. Ao servir, acompanhe de mais calda.


Dicas:

Não sabe o que é massa fillo? Clica aqui.
É importante seguir o tempo correto de preparo da calda de açúcar para dar tudo certinho. A Bia, dona do blog, errou na primeira vez que foi fazer a calda.
Vai bastante manteiga nesse doce mesmo. Não economize (acho que gastei meia embalagem) e use manteiga (de preferência sem sal) ao invés de margarina.
Prefiro sempre formas de alumínio ao invés das de vidro para assar a maioria das coisas. As de vidro, apesar de mais bonitas, sempre queimam o fundo do que estou assando.
Conserve o doce fora da geladeira e sirva frio.
Triturei as nozes um tanto demais e o recheio ficou bem compactado e úmido. Se quiser deixá-las mais grosseiras, não há problema.
A água de flor de laranjeira é imprescindível. Não deixe de usar! A minha eu comprei na rede Pão de Açúcar.

3 comentários:

  1. Ih Karen! Então você vai AMAR o ataif, que tb é um doce árabe de nozes com calda de flor de laranjeiras. Vou te passar o telefone da mamãe pelo face, ela está lucida e conversando perfeitamente vc pode pegar a receita com ela (ela vai até gostar d trocar receitas d novo c vc rsrsrs) bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum fiquei curiosa! Ainda estou iniciando na culinária árabe...! Bjos

      Excluir
  2. Olá Karen,

    Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 170.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Wagner Silva
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!