quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bolo Alpino - maior, melhor e sem cortes



Já postei a receita do Bolo Alpino aqui no blog. Essa receita costuma servir de base quando vou fazer um bolo de chocolate, pois é minha favorita e sempre modifico alguma coisa. Como era meu aniversário, o bolo tinha que ser a minha cara: muito chocolate! Inventei uma versão nova (e fácil!) do bolo alpino para o meu marido fazer para mim - no meu aniversário já acho que preparar o almoço é fazer muito! Mergulha no chocolate que é alegria total.
Execução: Bruno - o marido.

Ingredientes:

Para a massa:
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
7 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio:
1 caixa de creme de leite
2 latas de leite condensado cozidas na pressão por 35 minutos
250 gramas de chocolate meio amargo
1 barra de chocolate ao leite picada

Para a cobertura:
2 caixinhas de chantilly*
Chocolate ralado e confeitos para decoração

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater as gemas com o açúcar e a margarina. Acrescentar o leite e bater apenas para misturar. Por último, juntar a farinha, o chocolate em pó e o fermento peneirados. Misture com um fouet, se não tiver um, bata rapidamente na velocidade mínima da batedeira. Despejar a massa numa fôrma funda, de aro removível, com 28 cm de diâmetro. Levar para assar em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos.

Para o recheio:
Na batedeira, bata o doce de leite até ficar cremoso. Junte o chocolate derretido e o creme de leite. Deixar o creme na geladeira para endurecer um pouco.

Montagem:
Cortar o bolo no meio depois de totalmente frio, colocar uma das partes na própria fôrma onde o bolo foi assado e molhar com uma calda de sua preferência (a deste bolo foi achocolatado). Espalhar o recheio, colocar o chocolate ao leite picado e cobrir com a tampa do bolo também molhada com calda. Levar para gelar de um dia para o outro, ou se fizer de manhã, pode retirar no fim da tarde. Desenformar o bolo e colocar num prato de servir. Espalhar o chantilly batido (bata conforme instruções da embalagem) e decorar a gosto.

Dicas:

*Uma caixinha de chantilly é o suficiente para cobrir este bolo. Mas eu gosto de bastante cobertura (e você ainda pode usar parte desse chantilly para decorar o bolo), então na minha opinião fica melhor usar 2 caixinhas.

16 comentários:

  1. Eu recomendo isso... maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaa!!!! Com chantily então!!!!Bjos...

    ResponderExcluir
  3. Entao...o que seria um copo pequeno de medida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "copo pequeno" é a medida que eu usava antigamente, mas outro dia fui medir e vi que dá 1 xícara de chá na conta. Obrigada pelo toque, vou alterar essa do "copo" para xícara.

      Excluir
  4. nao tem margarina ou óleo nessa receita da massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamylla, obrigada pelo toque. Tem sim, o bolo leva margarina. Eu havia esquecido de digitar.

      Excluir
  5. para deixar o bolo molhadinho faz o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, molhe cada parte do bolo com uma calda de sua preferência - pode ser guaraná, leite com açúcar, leite puro, achocolatado, leite de coco, o que você quiser. Há quem faça também caldas mais elaboradas com cravo, açúcar, etc. Lembre-se que o sabor da calda vai entrar na massa do bolo, então escolha algo que combine. Quando a massa é de chocolate, gosto de usar leite com achocolatado.

      Excluir
  6. Na massa você diz que leva 4 ovos, mas onde vão as claras? Elas não aparecem no modo de fazer a massa

    ResponderExcluir
  7. O chocolate em pó pode ser o alpino achocolatado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo. Para a massa de bolo ficar mais leve, o ideal é usar chocolate em pó mesmo, pois o açúcar contido nos achocolatados deixa a massa mais pesada. No chocolate em pó, a quantidade de açúcar é muito menor e assim a massa fica mais levinha.

      Excluir
  8. O chantilly pode ser da queles que ja vem pronto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de usar chantilly de caixinha, daquele que só precisa bater na batedeira. Os de spray costumam murchar depois de aplicados e dá um efeito feio no bolo.

      Excluir
    2. Oiii Karen, mãos de fada!!!

      Fiz esta receita no ano passado (2014) e ficou simplesmente maravilhosa....inclusive ganhei o concurso de melhor prato doce, com esta receita.
      Adoro suas receitas, principalmente os bolos recheados!!!!
      Parabénssss!!!

      Bjusss

      Ivete

      Excluir
    3. Oi Ivete, parabéns à vc também!
      Bjos e sucesso!

      Excluir

Eu comentaria isso!