segunda-feira, 30 de abril de 2012

Risoto de Carne Moída


Essa receita é muito parecida com uma outra que já postei aqui no blog. Mas acontece que usar arroz arbóreo faz toda a diferença! Além disso, modifiquei alguns dos ingredientes para não ficar tããão igual.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz carnaroli ou arbóreo
150 mL de vinho branco seco
Cerca de 1 litro de caldo de carne ou apenas água quente com um pocuo de tempero caseiro
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola ralada
250 gramas de carne moída refogada
1 copo de requeijão cremoso
1 vidro de palmito
Cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:

Numa panela, aqueça o azeite com 1 colher (sopa) de manteiga. Frite a cebola até ficar transparente. Junte o arroz e refogue um pouquinho. Coloque o vinho e mexa bem até que cerca de 2/3 do caldo da panela tenha evaporado. Não pare de mexer. Vá juntando o caldo de carne quente aos poucos (use uma concha), mexendo sempre (fogo médio), até que o arroz fique macio. Não deixe o caldo evaporar completamente antes de colocar a próxima concha de caldo. Quando o arroz estiver cozido (deixe um pouco de caldo para ficar bem cremoso), junte o refogado de carne, o palmito picadinho e o requeijão. Continue misturando tudo sem parar, abaixe o fogo, coloque o parmesão, o cheiro-verde e a colher restante de manteiga. Acerte o sal e sirva imediatamente.

Dicas:

Utilizei a carne moída já refogada porque tinha uma sobrinha na geladeira e eu não sabia o que fazer com ela. Se não for o seu caso, você pode fritar a carne com a manteiga e o azeite antes de colocar o arroz, e então quando estiver bem refogada, junte a cebola e em seguida o arroz cru. Depois é só prosseguir com o preparo normal do risoto. Talvez fique até mais saboroso dessa forma!

3 comentários:

  1. Este também farei em breve!

    ResponderExcluir
  2. Olha, gostei hein?!
    Quero ver apenas se consigo achar esse tipo de arroz aqui em terras niponicas rs
    Abraxos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer arroz para risotos serve! Bjs

      Excluir

Eu comentaria isso!