sexta-feira, 13 de abril de 2012

Penne ao Molho Mornay


Um molho mornay nada mais é do que um molho béchamel com queijo e um toque de creme de leite. Mas tenho que falar que no sabor são muito diferentes. Se preparado corretamente, o molho mornay fica perfeito. A textura é aveludada e suave. Você pode cobrir ovos poché, peixes, vegetais, carnes brancas e muitos outros pratos com esse molho.
Fonte: Receitas de Molhos, Michel Roux, p. 60.

Ingredientes:

240 gramas de macarrão tipo penne
30 gramas de manteiga
30 gramas de farinha de trigo
500 mL de leite
Temperos a gosto
3 gemas peneiradas
50 mL de creme de leite fresco
100 gramas de gruyère, emmenthal ou cheddar ralado fino (usei gruyère)

Modo de preparo:

Coloque o macarrão para cozinhar em bastante água com sal. Enquanto isso, faça o molho. Primeiro faça um béchamel: derreta a manteiga numa panela de fundo grosso e acrescente a farinha. Mexa bem (se tiver um fouet, vai ajudar muuuito!) em fogo baixo, por 2 minutos, até dourar levemente. Despeje o leite frio e bata com o fouet sem parar, fogo médio. Quando o molho começar a borbulhar, abaixe o fogo novamente e deixe ferver por cerca de 10 minutos, mexendo frequentemente. Tempere a gosto. Misture as gemas e o creme de leite em um recipiente, em seguida adicione a mistura ao béchamel, mexendo sempre. Deixe o molho borbulhar por cerca de 1 minuto, depois retire a panela do fogo e junte o queijo ralado. Mexa até o queijo derreter, prove, e se necessário, ajuste o tempero. Escorra o macarrão e sirva imediatamente com o molho bem quente.

Dicas:

Cuidado com o sal nesse molho, atente para o tipo de queijo que vai usar. Todos os três tipos sugeridos tem sabor pronunciado. Eu não temperei com nada, nem mesmo sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!