quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pavê de Biscoitos Tortinha e Suspiros



Sou do tipo de pessoa que basta olhar uma foto de alguma receita interessante e pronto, não sossego enquanto não comer. Aconteceu isso com esse pavê que a Fabianna postou no Facebook. Gente, é super simples e bem docinho, dedicado às formiguinhas de plantão.

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pacote de biscoito tipo tortinha
1 pacote de suspiros (quebre-os grosseiramente com as mãos)
Chocolate ralado ou granulado, suspiros e biscoitos para decorar
1 barra de chocolate ao leite (170 gramas)
1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:

Leve o leite condensado e a manteiga numa panela, mexa sem parar até dar o ponto de brigadeiro mole. Reserve. Em outra panela, pique o chocolate ao leite e leve para derreter com o creme de leite, mexendo até ficar homogêneo.

Montagem:

Numa travessa, coloque metade do creme de brigadeiro branco. Por cima, espalhe os bicoitos tortinha e a farofa de suspiros. Despeje o creme de brigadeiro branco que restou e faça uma nova camada de biscoitos e suspiros. Por último, cubra com o creme de chocolate. Decore com chocolate granulado, suspiros e biscoitos. Leve para a geladeira.

Dicas:

Modifiquei a receita original que a Fabianna postou: a dela não levava esse creme de chocolate feito com chocolate ao leite e creme de leite. Acontece que fui montar o pavê numa travessa meio grande para a quantidade de creme, e o brigadeiro branco "acabou antes da hora". Daí precisei improvisar. A outra mudança foi acrescentar 2 colheres de sopa de manteiga ao leite condensado. Minha intenção era mesmo fazer um brigadeiro, só que branco. Fabianna levou as latas de leite condensado ao fogo sem manteiga.
Eu não molhei os biscoitos tipo tortinha, e por isso eles ficaram bem crocantes. Se preferir que os biscoitos fiquem mais macios, passe numa mistura de leite com açúcar, achocolatado ou até mesmo leite puro.

5 comentários:

  1. Ainda bem que o Rio é pertinho ne???E, qdo ver essas delíciasss, pego um jatinho e chego aí..Bjoss...

    ResponderExcluir
  2. meupai! Ainda bem que não sou desesperada por doce. Mas esse parece demais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Hummm ficou demais, eu também prefiro os biscoitos mais crocantes.Bjus e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Karen, eu posso fazer esta sobremesa no dia anterior e deixar na geladeira. Como vai suspiro não sei se posso.
    Bjos.
    lenir

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!