sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pão Trançado


De tanto "ouvir" a Tati (do Blog Panelaterapia) falar bem dessa massa para pães e salgados assados, resolvi testar fazendo um pão trançado. Super simples e dá muito certo. Esquece aquele negócio todo de ficar sovando e esperando crescer... essa é pá-pum! E serve para qualquer tipo de salgado assado.
Fonte: Panelaterapia

Ingredientes:

Para a massa:
1 e 1/2 xícaras (chá) de água morna
1/2 xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
Cerca de 1/2 quilo de farinha de trigo

Para o recheio:
Requeijão cremoso a gosto
Fatias de peito de peru
Fatias de muçarela
Orégano a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, não precisa sovar, apenas faça uma bola que desgrude das mãos. Abra a massa numa superfície enfarinhada (se for fazer como pão, não deixe muito fina), coloque o recheio a gosto, feche e leve para assar (se quiser, pincele gema).

Para fazer o pão trançado, primeiro abra a massa e espalhe o recheio (passei requeijão na massa, depois coloquei as fatias de peito de peru e muçarela, salpiquei orégano seco):

Depois, enrole como um rocambole e feche bem as pontas:

Faça um corte no sentido do comprimento, de uma ponta até a outra, mas sem cortar "por completo" o rocambole. Deixe a outra ponta "presa":

Trance as duas partes cortadas e coloque numa fôrma untada. Leve para assar:

Dicas:

Cuidado ao colocar a água morna para fazer a massa do pão. Tem que ser MORNA e não quente, senão dá tudo errado (estraga o fermento). Também é importante não colocar nenhum recheio quente por cima da massa, pelo mesmo motivo.
Já testei essa receita fazendo salgados assados e fica muito bom! Posto aqui em breve.

4 comentários:

Eu comentaria isso!