segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bolo Especial de Aniversário


Esse bolo maravilhoso meu marido fez para mim de aniversário. Separei para ele uma receita especial (e fácil!) de recheio que minha amiga Cleusa havia me passado e que eu estava doida para provar fazia tempo. Juntei isso com uma foto que vi na internet de um bolo lindo, com muitos kit-kats grudados em volta! Falou em kit-kat? Delicinha de chocolate! Não conhece? Olha ele aqui:


Eu adoro e gostei muito de saber que ele voltou a ser vendido aqui no Brasil. Bom, voltando ao bolo, só posso dizer que adorei a combinação desses chocolates com esse recheio incrível que a Cleusa me passou. Pena que aniversário é uma vez no ano... ô dó...

Ingredientes:

Para a massa:
4 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
7 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento

Para o recheio:
400 gramas de chocolate meio amargo (meu marido usou ao leite)
1 caixinha de creme de leite
100 gramas de cream-cheese
100 gramas de Nutella
25 mL de conhaque (não foi utilizado)

Para a cobertura:
1 caixinha de chantilly pronto sabor chocolate
Cerca de 9 kit-kats
1 barra de chocolate ao leite, picado

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, coloque aos poucos e delicadamente a farinha, o chocolate em pó e o fermento (todos peneirados). Despeje numa fôrma redonda (28 cm), untada e enfarinhada, e leve para assar.

Para o recheio:
Derreta o chocolate, misture com os outros ingredientes e bata na batedeira até ficar homogêneo. Leve para a geladeira por cerca de 30 minutos para firmar.

Para a cobertura:
Bata o chantilly bem gelado até ficar firme. Utilize.

Montagem:
Corte o bolo em 2 partes, molhe cada uma com uma calda de sua preferência (usei achocolatado). Na própria fôrma onde o bolo foi assado, coloque uma das metades já úmida, despeje o recheio e cubra com a outra metade. Leve para a geladeira por no mínimo 8 horas. Espalhe todo o chantilly pelo bolo e alise bem. Em seguida, coloque os chocolates na horizontal, aperte para "grudar". Cubra com o chocolate picado e leve para gelar.

Dicas:

A receita do recheio foi postada como a Cleusa me passou, mas o meu bolo foi feito com 150 gramas de Nutella e 1 caixinha e meia de creme de leite. Não utilizamos o conhaque.
A ideia original da decoração do bolo era colocar os kit-kats na vertical, mas não tinhamos comprado o suficente. Bruno resolveu então colocá-los na horizontal, já que não dava tempo de comprar mais rsrsrs.
Eu acho que a quantidade de recheio é ideal para um bolo menor, pois gosto de uma camada beeem generosa de recheio. Quem fizer, sugiro que corte a receita da massa pela metade e use uma forma de 20 cm de diâmetro. Assim vai ficar mais bem recheado.
Se você não encontrar o chantilly sabor chocolate, basta colocar umas 2 colheres (sopa) bem cheias de achocolatado no chantilly tradicional antes de bater.
Fui procurar uma foto do kit-kat para postar aqui, e olha o que eu encontro: uma receita de como fazer um kit-kat gigante! Ah, essa ainda vou testar!



11 comentários:

  1. Que delicia de bolo Karen!
    Parabéns pelo seu aniversário! Muitas felicidades!
    Seu marido arrasou no bolo!presentão!
    Ótimo inicio de semana querida.
    bj bj
    Ivani

    ResponderExcluir
  2. Nossa Karen, seu marido mesmo que fez???
    Não to acreditando nisso, que familia mais prendada gente...
    Parabéns pelo seu aniversário, muitas felicidades, muitos anos de vida, muita saude...
    Será que consigo fazer igual para o meu marido???
    rsrsrsr
    Bjocas
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Renata, ele mesmo quem fez, acredita? Ele é prendado, mas não gosta de praticar rsrsrs Faz lá e dps me conta! bjs

      Excluir
  3. Um verdadeiro show! Ah! Você disse: "Voltou a ser vendido no Brasil" - menos em Juiz de Fora né!!!

    ResponderExcluir
  4. que bolo lindo ,ai que vontade de comer.adorei seu blog

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso , Karen. Deu água na boca...

    ResponderExcluir
  6. Que delícia esse bolo! Sou louca por kit kat! Eu tb comeria isso ; )
    Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir
  7. Karen, delícia de bolo, mas me tire uma dúvida. Posso levar o bolo pronto à geladeira de uma dia para o outro. Porque é pra um aniversário na escola de meu sobrinho.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas cubra-o com algum recipiente (uma tampa plástica para bolos, ou uma vasilha grande). Talvez o chocolate fique um pouco esbranquiçado também.

      Excluir

Eu comentaria isso!