segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Torta de Morango e Chocolate


Mais uma dos livros de Michel Roux. Essa era para ser uma torta de framboesa e chocolate, só que não encontro essas danadinhas em lugar nenhum! Já procurei na época dela (outubro a janeiro) e nada. A única vez que vi dessa fruta em abundância foi quando estive no Chile. Acabei substituindo a framboesa pelo morango, que combina igualmente bem.
Fonte: Receitas de massas doces e salgadas - Michel Roux (p. 84).

Ingredientes:

Para a pâte sucrée (massa):
250 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga cortada em cubos e ligeramente amolecida
100 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado
1 pitada de sal
2 ovos em temperatura ambiente

Para a ganache de chocolate:
250 mL de creme de leite fresco
200 gramas de chocolate meio-amargo de boa qualidade picadinho (usei ao leite)
25 gramas de glucose líquida (karo)
50 gramas de manteiga cortada em pedaços
250 gramas de morangos
20 folhas de hortelã bem picadas (não coloquei)

Modo de preparo:

Para a pâte sucrée (massa):
Ponha a farinha sobre uma bancada de trabalho (de preferência, mármore) e crie um montinho, fazendo um buraco no meio. Acrescente a manteiga, o açícar de confeiteiro e uma pitada de sal e misture esses ingredientes com a ponta dos dedos. Gradualmente, coloque a farinha no centro e misture com a ponta dos dedos, até formar uma massa levemente granulada. Mais uma vez, abra um buraco no meio e adicione os ovos. Incorpore-os na mistura de farinha com a ponta dos dedos, até a massa começar a ficar uniforme. Quando a massa estiver bem amalgamada, amasse-a algumas vezes com a palma da mão até ficar homogênea. Forme uma bola, envolva com filme plástico e leve à geladeira por 1-2 horas antes de utilizar. Após o tempo de descanso, desembrulhe a massa e a bra-a em superfície limpa e enfarinhada, deixando -a com 2-3 mm de espessura. Transfira para uma fôrma redonda (20 cm) desmontável e deixe na geladeira por pelo menos 20 minutos. Perfure levemente a base da massa e leve ao forno até dourar levemente. Reserve até esfriar.

Para a ganache de chocolate:
Leve o creme de leite para ferver numa panela de base pesada, no fogo médio. Retire do fogo, adicione o chocolate e a glucose e misture com um batedor de ovos até formar um creme bem homogêneo. Ainda mexendo, incorpore a manteiga, um pedaço de cada vez.

Montagem:
Quando a massa estiver fria, corte os morangos em cubos grandes e disponha-os sobre a base da torta. Despeje o ganache sobre os morangos cortados para preencher todo o espaço da massa. Reserve até esfriar, depois leve a torta à geladeira até o creme ficar firme.

Dicas:

Não costumo encontrar creme de leite fresco com facilidade. Quando isso acontece, uso o de caixinha. A diferença é que este você não deverá ferver; derreta o chocolate juntamente com o creme de leite apenas aquecendo bem.
A minha torta só ficou firme de um dia para o outro. No livro, a recomendação é de apenas 2 horas. Achei pouco.
Para quem não tem balança: 25 gramas de karo (ou glucose líquida) dá mais ou menos 1,5 colher de sopa.

4 comentários:

  1. Nossa!!!Tem que ser calma pra fazer essa torta!!!Tá D+++++...Comeria isso agora.Kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Karen, a receita da massa me parece bem legal. Não fica quebradiça, fica? Detesto esse tipo de massa que quebra toda ao cortar. Para a ganache, costumo simplificar a receita e colocar somente o creme de leite e o chocolate. Não fica pronta em duas horas, não. Só fica realmente firme no dia seguinte. Aqui em Macaé tem um hortifruti muito bom (já te falei dele?) e lá eu ja vi framboesas uma vez, mas pensando bem morango combina muito melhor com chocolate. E quem sabe, agora perto do Natal, a gente poderia tentar com cerejas frescas. Alias, estou procurando receitas diferentes para este Natal. Alguma sugestão? Sua torta ficou linda, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Silvia, essa massa fica mais como um "biscoito", e quanto mais assa, mais crocante fica. Ela é um pouco difícil na hora de cortar, como um biscoito mesmo. Não é quebradiça. Eu também faço ganache só com chocolate e creme de leite, mas dessa vez resolvi seguir o livro. Não me contou do hortifruti, que bom que encontrou um legal. Me passe seu email via facebook, orkut ou aqui mesmo que te mando umas sugestões. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Essa torta eu comeria agora....ficou linda demais e morango com chocolate é uma delícia!bjus.

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!