segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Bolo Bem Casado


Há uns tempos atrás, comi numa doceria aqui em Salvador um bolo muito gostoso que chamava "Bolo Bem Casado". Era feito apenas com doce de leite. Não resisti e imitei. Simples e gostoso demais para ser verdade!

Ingredientes:

Para o pão-de-ló:
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Gotas de essência de baunilha

Para o recheio e cobertura:
2 latas de leite condensado cozidas na pressão por cerca de 30 minutos

Modo de preparo:

Para o pão-de-ló:
Bater as claras em neve, até ficarem bem firmes. À parte, peneirar as gemas. Quando as claras estiverem prontas, vá colocando as gemas aos poucos, sem desligar a batedeira. Ainda com a batedeira ligada, adicione o açúcar peneirado. Bata tudo muito bem, desligue a batedeira e acrescente, também aos poucos e peneirada, a farinha de trigo. Por último, junte gotas de essência de baunilha a gosto e misture bem. Despeje a massa numa fôrma redonda (20 cm) untada e forrada com papel manteiga, também untado. Leve para assar.

Para o recheio e cobertura:
Espere as latas esfriarem completamente. Abra e bata na batedeira apenas para ficar bem cremoso. Reserve.

Montagem:
Corte o pão-de-ló já frio em 2 metades. Na própria fôrma onde ele foi assado, coloque uma das partes, regue com a calda de sua preferência (usei leite com açúcar). Espalhe cerca de 2/3 do doce de leite por cima e cubra com a outra parte do pão-de-ló, também regado com a calda. Leve para gelar por algumas horas até firmar, desenforme e só então espalhe o doce de leite restante. Peneire açúcar de confeiteiro por cima e leve novamente para gelar.

Dicas:
É claro que esse bolo vai ficar mais gostoso com doce de leite caseiro, né? Inclusive acho que o da doceria era feito assim. Então quem souber fazer e tiver tempo e paciência, mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!