sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Miniovos Escoceses


Procurei na internet algum material para servir de base na minha resenha sobre essa receita, mas tudo que encontrei foram cópias da receita do livro "Receitas com Ovos - Michel Roux" p. 36 (já falei dos livros dele aqui no blog, mais que indicados!). Com certeza muita gente não conhece essa receita, assim como eu não conhecia até conhecer esses. Resolvi testar essa receita um tanto quanto exótica, o resultado tá aí para quem quiser se aventurar:

Ingredientes:

8 ovos de codorna
300 gramas de filé ou lombo de porco limpo, finamente moído
1 clara
2 colheres (chá) de cheiro-verde picado
Sal e pimenta a gosto
Uma pitada de pimenta-de-caiena (não coloquei)
2 ovos médios
2 colheres (sopa) de leite
Farinha temperada para polvilhar*
100 gramas de farinha de rosca para empanar
300 mL de óleo de amendoim para fritar (usei o de soja mesmo)

Modo de preparo:

Cozinhe os ovos de codorna deixando de 2,5 a 3 minutos depois que a água começar a fazer bolhas pequenas. Descasque e seque os ovos com papel absorvente. Em uma tigela, misture a carne de porco com a clara, o cheiro-verde, o sal, a pimenta e a pimenta-de-caiena. Pegue cerca de 1/8 dessa mistura e achate-a levemente na palma da mão. Coloque 1 ovo de codorna cozido no centro e molde a mistura de carne, delicadamente, ao redor do ovo; essa camada não deve ter mais do que 4 mm de espessura. Repita o processo com os outros ovos de codorna. Bata os ovos com o leite e tempere-os com sal e pimenta. Passe os ovos escoceses na farinha temperada, tomando cuidado para não deformá-los, e retire o excesso. Mergulhe cada um deles na mistura de ovos e passe-os na farinha de rosca, recobrindo-os por igual. Aqueça o óleo a 180º numa panela funda. Frite os ovos escoceses, poucos por vez, por 1,5 minuto. Retire com uma escumadeira e escorra em papel absorvente.

Dicas:

Postei a receita como está no livro, mas confesso que fiz várias modificações. Para começar, usei carne moída bovina ao invés da de porco. Se você for fazer isso, não acho que vá alterar nada na receita, mas peça para o açougueiro moer 2 vezes no mínimo. Eu não fiz isso e faltou "liga" na massa da carne, o que deixa o bolinho mais feinho e menos compactado.
Outra modificação que fiz foi cozinhar bem os ovos de codorna, pois detesto ovos mal cozidos, moles no centro. Aí vai do gosto, né? Deixei os meus cozinharem por uns 7 minutos depois que a água ferveu.
O tempo de fritura eu também aumentei. Deixei bem mais do que um minuto e meio! Tireo quando estavam levemente douradinhos.
* Não sei o que é essa farinha temperada a que ele se refere na receita. No lugar, usei farinha de trigo com uma pitadinha de sal.

5 comentários:

  1. Só novidades!!!Td de bom!!!Comeria tutoooo...Bjosssssss

    ResponderExcluir
  2. karen, pensei a mesma coisa: se usar carne bovina, vai dar alguma diferença? Ainda bem que vc já testou pra mim hehehehe. Aqui em casa eu evito carne suína fresca. Não gosto, tenho preconceito, pavor, sei lá. Pensei tbm em fazer com ovos de galinha. Aqui em Macaé é muito comum os ovos caipira, com as gemas bem vermelhas, e o Rodolpho adora. Vou tentar. Mas que parece comida de botequi, parece, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia, olha só, eu acho que o que faz realmente diferença é moer muito bem a carne, Olhando a foto do livro, parece até que a mistura foi passada por um processador, de tão compactada que fica. Com ovos de galinha deve ficar legal também, e o "bolinho" vai ficar bem grandão" Os meus, com os ovos de codorna, ficaram do tamanho de almôndegas. Consiga uma frigideira bem funda para fritar! Bjo

    ResponderExcluir
  4. Ah, isso tem a maior cara de comida de boteco mesmo! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Oii Karen,adorei a receita eu sempre leio o seu blog! nao me lembro de onde achei ele,
    adoro as receitas ,vou testar essa amanha!
    bjs

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!