segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pãozinho Salgado Recheado


Ninguém merece sair na chuva, né? Para evitar essa tortura, resolvi fazer esses pãezinhos recheados que encontrei no Panelaterapia. Justo no dia que eu estava morrendo de preguiça de ir na padaria, a Tati posta essa receita! Muita sorte para uma pessoa só! No blog dela, tem um gif animado com o passo a passo, muito legal - um dia eu aprendo! Essa receita parece bastante com uma que já postei aqui, lembra? Mas prefiro a da Tati porque tem as medidas exatas e tals... mas gosto é gosto, né?

Ingredientes:

1 ovo
250 mL de leite morno
1/4 de copo (62 mL) de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
10 gramas de fermento biológico seco (1 pacotinho)
Cerca de 500 gramas de farinha de trigo
1 gema para pincelar
Orégano ou gergelim para polvilhar

Modo de preparo:

Misture o fermento no leite que deve estar morno (não quente), junte o ovo levemente batido, o açúcar, o sal e o óleo e misture tudo. Vá acrescentando a farinha até desgrudar das mãos e formar uma bola. Deixe descansar por meia hora em local quente. Pegue pequenas porções de massa e abra com o rolo de macarrão formando um retângulo. Coloque o recheio e enrole como rocambole. Dobre as pontinhas para baixo para vedar bem. Disponha-os numa fôrma untada com manteiga, lado a lado (deixe um espaço entre eles). Pincele gema e depois polvilhe orégano ou gergelim, deixe crescer por mais 20 minutos e asse até dourar.

Dicas:

Escolha a recheio a gosto: eu fiz metade com presunto e muçarela e a outra metade com peito de peru e catupiry. Lembre-se de não colocar nenhum recheio quente sobre a massa, tem que estar tudo bem frio.

Um comentário:

Eu comentaria isso!