sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Conchiglioni com Frango ao Molho Béchamel


Para quem não conhece, conchiglioni (do italiano) são aquelas massas em forma de conchas, perfeitas para serem recheadas. Tem uma espessura maior, e por isso não se quebram facilmente na hora do cozimento. Não é um macarrão barato, mas como é feito para ser recheado, um pacote de meio quilo rende muito! Você encontra na sessão de importados em bons supermercados (ou empórios).

Ingredientes:

Cerca de 16 conchas
200 gramas de peito de frango
150 gramas de muçarela
1/2 lata de milho
1/4 de cebola picadinha
1 tomate picadinho (sem pele)
Sal e pimenta a gosto

Para o molho béchamel (molho branco):
30 gramas de manteiga
30 gramas de farinha de trigo
500 mL de leite
Temperos a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe os conchiglioni em bastante água com sal até ficar "al dente". Reserve até esfriar um pouco. Enquanto isso, faça o recheio: pique o frango em cubos pequenos, tempere e refogue. Junte a cebola, o tomate e o milho e misture bem. Tampe a panela de deixe cozinhar até o frango ficar macio (se necessário, junte um pouquinho de água).

Para o molho béchamel:
Derreta a manteiga numa panela de fundo grosso e acrescente a farinha. Mexa bem (se tiver um fouet, vai ajudar muuuito!) em fogo baixo, por 2 minutos, até dourar levemente. Despeje o leite frio e bata com o fouet sem parar, fogo médio. Quando o molho começar a borbulhar, abaixe o fogo novamente e deixe ferver por cerca de 10 minutos, mexendo frequentemente. Tempere a gosto e sirva.

Montagem:

Pegue cada concha e coloque cerca de 1 colher (sopa) do recheio. Disponha numa assadeira, lado a lado. Quando terminar, regue com o molho béchamel e cubra com fatias de muçarela. Leve ao forno para derreter o queijo e sirva.

Dicas:

A receita desse molho é do livro "Receitas de Molhos" - Michel Roux (p. 56). O fouet faz falta demais para fazer essa receita, mas se você não tem um, basta passar o molho por uma peneira ao terminar de prepará-lo para eliminar possíveis pelotas que possam vir a se formar.
Cuidado para não exceder o cozimento do macarrão. Apesar de ser mais grosso e de boa qualidade, se cozinhar demais quebra mesmo!
Inove nos recheios e nos molhos desse macarrão!

Um comentário:

Eu comentaria isso!