quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Torta de Pão de Forma



Não sou muito fã de pão de forma excessivamente molhado, mas uma torta dessas quando bem feitinha cai muito bem. Como nunca havia feito, peguei umas dicas com minha amiga Carol, outras na comunidade de Culinária do Orkut e também em outros blogs culinários. Reuni as informações e acabei fazendo a minha receita: 3 camadas de recheios, sendo 2 de frango e a do meio de cenoura com requeijão.

Ingredientes:

4 fatias de pão de forma, sem casca, cortado na horizontal
Cerca de 700 gramas de peito de frango
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) bem cheias de requeijão cremoso
1 cenoura grande, ralada (ralo fino)
Cerca de 3 colheres (sopa) de maionese
Temperos a gosto
Batata palha a gosto

Modo de preparo:

Para fazer o recheio de frango, basta temperar o frango a gosto, cozinhar e desfiar bem fininho. Numa panela, misture bem o frango com o creme de leite até ficar cremoso. Coloque temperos a gosto e reserve até esfriar.
Para fazer o recheio de cenoura, misture o requeijão com a cenoura já ralada. Tempere a gosto e reserve.
Monte a torta da seguinte forma: uma camada de pão de forma, molhe ligeiramente com água (passe os dedos úmidos rapidamente por toda a fatia de pão), espalhe metade do recheio de frango. Coloque outra fatia de pão, molhe e agora espalhe todo o recheio de cenoura. Mais uma camada de pão, molhe e coloque o restante do recheio de frango. Cubra com uma fatia de pão. Por fora, espalhe maionese e grude batata palha por toda a da torta. Leve para a geladeira e sirva fria.

Dicas:

A quantidade de recheios que você pode fazer para essa torta é enorme, basta ser criativo. Algumas pessoas também usam patês e cremes para fazer camadas, ao invés de recheios "pedaçudos".
Lendo algumas receitas, percebi que muita gente molha o pão com um molho ralo feito com leite. Como eu não gosto muito quando essa torta fica demasiadamente molhada, preferi nem fazer um molho especial e fui de água mesmo.
Se você não encontrar o pão de forma já cortado na horizontal, use o pão de forma comum mesmo, sem casca.

6 comentários:

  1. Eu gosto muito de fazer essa torta mas eu faço uma camada de geléia de ameixa, deixo a ameixa sem caroço cozinhar na água até formar uma geléia...
    amo frango com ameixa...

    ResponderExcluir
  2. Karen eu também comeria isso,ou seja, essa fantástica torta!!!RS
    Amo torta salgada, geladinha então!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida, combina creme de leite, requeijão e maionese??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu acho que sim rs!
      Mas se você acha estranho, pode substituir ou não colocar algum deles. Essa torta eu postei aqui há muito tempo, minha versão atual de torta de pão leva uma espécie de purê de batatas por fora, é mais suave que maionese e tem maior durabilidade. :-)

      Excluir

Eu comentaria isso!