sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bolo de Leite em Pó



Há uns tempos atrás fiz um bolo recheado com um creme de leite em pó, mas a receita da massa não era tão boa, o resultado final não foi bonito e acabei não postando aqui. Outro dia recebi da minha amiga Carol uma receita de bolo com recheio de leite em pó quase igual ao que eu já havia feito. Como esse creme é muito bom, resolvi fazer novamente. A massa é do meu acervo, mas fiz o creme conforme a receita dela. Também adorei a dica de colocar chocolate picado no recheio, fica delicioso! Obrigada Carol!

Ingredientes:

Para o bolo:
4 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) rasas de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno
2 xícaras (chá) bem cheias de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento

Para o recheio e a cobertura:
1 lata de leite condensado
10 colheres (sopa) de leite em pó
200 gramas de manteiga sem sal
1 lata de creme de leite sem soro
1 barra de chocolate branco picada

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, coloque aos poucos e delicadamente a farinha e o fermento (todos peneirados). Despeje numa fôrma redonda (28 cm), untada e enfarinhada, e leve para assar.

Para o recheio e cobertura:
Bater o leite condensado, a manteiga em temperatura ambiente e o leite em pó, até ficar um creme bem lisinho. Colocar o creme de leite e misturar.

Montagem:
Quando o bolo estiver morno, desenforme e corte em 2 partes. Molhe cada uma delas com uma calda de sua preferência (usei leite com açúcar). Na própria fôrma onde assou o bolo, coloque a primeira parte. Despeje mais ou menos 2/3 do recheio, coloque cerca de 100 gramas do chocolate branco picado fino (não parta o chocolate em pedaços grandes para colocar no recheio, caso contrário, ficará duro na geladeira!) e cubra com o outra metade do bolo. Deixe na geladeira por no mímimo 6 horas. Desenforme e cubra com o creme de leite em pó restante. Decore com o que sobrou do chocolate branco e leve para gelar.

Dicas:

Na receita pede para usar leite em pó instantâneo, mas usei o integral mesmo.
O creme fica firme depois de um tempo na geladeira e dá pra usar bicos de confeitar.
Se quiser fazer a massa do bolo de chocolate, basta acrescentar 7 colheres (sopa) de chocolate em pó na massa, juntamente com a farinha de trigo e o fermento.
Fiz meia receita de massa, mas mantive a quantidade de creme porque gosto com muuuito recheio, mas rendeu bastante. Essa receita é mesmo para uma fôrma de 28/30 cm de diâmetro, se for menor, o recheio vai ser demais. Quem quiser fazer meia receita, faça metade da massa e cerca de 2/3 do creme.
Para tirar o soro do creme de leite, é só deixar a lata por mais ou menos 1 hora no congelador. Retire, não sacuda a lata, abra cuidadosamente. O soro vai estar na parte de baixo da lata, aí dá pra ir tirando o creme com uma colher e depois escorrer o soro.

***Atualmente, faço meia receita de massa e a receita inteira de recheio. O bolo fica pequeno, mas com bastante recheio e cobertura. 

27 comentários:

  1. Gostei da dica do creme de leite viu? Não sabia disso.E, esse bolo ficou lindooo D+++++...Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se preferir,depois de levar o creme de leite ao congelador,faça dois furos na lata que o soro escoará por eles e é só abrir a lata normalmente.

      Excluir
  2. Eu comeria isso...
    Eu comeria muita coisa nesse blog uahauha

    Fazendo uma visitinha.
    Tudo bem por ai?

    Aproveito para lhe mostrar uma opção biscoitinhos feitos pela Sunrise. Eles são fáceis de fazer e uma ótima idéia para a Páscoa.
    São bolachinhas de coelhos hehehe... Veja http://culinariareceitas.blogspot.com/2011/04/coelhinhos-para-pascoa-biscoitinhos.html

    Um ótimo final de semana para você.

    Abraços
    Mauro

    ResponderExcluir
  3. Nossa, fiz esse bolo hoje e ficou uma maravilha. Até minha mãe que não é fã de bolos adorou. Maravilha de bolo.

    ResponderExcluir
  4. Olá... escrevi um post sobre uma história minha com bolo de leite ninho e usei uma imagem sua dando os céditos e te linkei. Se por acaso voce nao quiser, me avise que eu tiro numa boa. Adorei seu blog receitas maravilhosassssssssss
    :)
    BEIJO

    ResponderExcluir
  5. Karen querida fiz esse bolo aki e ficou divino...hummmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  6. OLá, esse recheio é feito no fogo o0u é só misturar mesmo? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, o recheio não vai ao fogo, basta misturar! Bjo

      Excluir
  7. se eu fizer em uma forma retangular, cerca de 35 por 30 cm, eu posso dobrar a receita, ou o bolo ficara grande de mais para a forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da profundidade da sua forma. Pra caber 2 receitas inteiras dessa massa tem que ser funda.

      Excluir
  8. Perfeitoooo..fiz e ficou muitoooo boooom!

    ResponderExcluir
  9. e realmente este bolo com recheio de leite nimho e uma delicia, ja fiz e aprovo, porque todos que comeram na minha casa adorarammmmmm.bjssssss.

    ResponderExcluir
  10. na receita original bate-se a manteiga com o leite condensado...

    ResponderExcluir
  11. ficou maravilhoso deu tudo certo olha que sou ruim na cozinha mas esse bolo ficou tudo de bom amei bbjjs

    ResponderExcluir
  12. Karen, achei seu blog por acaso e amei! Seus bolos são maravilhosos, anoto tudo! Já fiz algumas receitas em festas de família e foram super aprovadas! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grasiele, obrigada pelo feedback! Fico feliz em saber que vc gosta das receitas! bjos ;-)

      Excluir
  13. Lindo seu blog e seu bolo.
    Quero fazê-lo para o niver da minha mãe, dia 2 de abril.
    Aqui em casa tem 2 tamanhos de medidores de xícara (200 ml e 240 ml) qual eu devo utilizar?
    em uma forma redonda de 30 cm fica um bolo alto que dê para colocar 2 recheios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mily, obrigada!
      Use a xícara de 240 mL.
      Sobre o tamanho da forma, eu sempre uso uma de 25 cm. Talvez o bolo fique baixo demais na forma de 30 cm. Se sua forma for alta (uns 7 cm de altura), faça uma receita e meia de massa que com certeza dá.
      A receita do creme dá para rechear duas vezes numa forma de 30 cm sim, mas para cobrir com fartura talvez não dê. Eu gosto de fazer esse creme apenas para recheio e para cobrir, uso um chantilly. Fica mais suave e menos enjoativo, já que esse creme é bem doce.
      boa sorte no seu bolo e felicidades para sua mãe.
      um beijo.

      Excluir
  14. Eu fiz ficou perfeito,esse é o melhor bolo de leite em pó !!! Valeu

    ResponderExcluir
  15. Karen o creme fica realmente firme? Ele bao escorre?? Entao tenho que deixar na geladeira por quanto tempo antes rechear?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francini, se você retirar todo o soro do creme de leite e usar produtos de qualidade (Leite condensado firme, creme de leite consistente, etc.), não escorre, não. Eu recheio na mesma hora, não deixo na geladeira. Use um saco plástico para forrar a forma que vc vai rechear porque isso ajuda muito na hora de desenformar. Depois que o bolo estiver recheado, aí sim vc precisa deixar umas 6 horas na geladeira. Se estiver muito calor na sua cidade, o bolo não aguenta muito tempo fora da geladeira. Ele é sensível a temperatura, mas fica firme no bolo sim. Pode fazer sem medo! beijos.

      Excluir
  16. A manteiga usada no recheio e manteiga para culinária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é manteiga para culinária não, é manteiga mesmo, e das boas! Desculpe a demora para responder! beijos

      Excluir

Eu comentaria isso!